Cinema

Cinema: programação para os dias 10 a 16 de janeiro

Por: Miguel Barbieri Jr. - Atualizado em

Rothstein
(Foto: Redação VejaBH)

Os astros no embate: suor, esforço físico e lágrimas › PRÉ-ESTREIAS

Caminhando com Dinossauros

Na animação, um dinossauro bebê luta para sobreviver em meio às intempéries da natureza. Direção: Barry Cook (Walking with Dinosaurs, EUA/Inglaterra, 2013, 87min). Livre. Dublado, em 3D: Del Rey 1, Paragem 1, Pátio Savassi 6, Shopping Cidade 5.

O Lobo de Wall Street

A nova comédia dramática de Leonardo DiCaprio e Martin Scorsese é uma adaptação do livro de memórias de Jordan Belfort, um corretor da bolsa de valores que entrou em decadência nos anos 90. Direção: Martin Scorsese (The Wolf of Wall Street, EUA, 180min). DiamondMall 6, Ponteio 4.

Muita Calma Nessa Hora 2

A comédia ganhou uma continuação. Antes, quatro amigas de coração partido viajavam para Búzios. Agora, elas se reencontram, três anos depois, para ir a um festival de música. Direção: Felipe Joffily (Brasil, 2014, 90min). 12 anos. Big Shopping 3, BH Shopping 9, Pampulha Mall 3, Paragem 3, Pátio Savassi 4, Shopping Estação BH 1, Shopping Norte 2.

Tarzan — A Evolução da Lenda

Mais uma versão em desenho animado do personagem. Na trama, um bebê é criado por gorilas e, ao crescer, torna-se um homem arredio aos humanos e à civilização. Em seu destino, porém, está enfrentar a empresa que pertenceu a seus pais. Direção: Reinhard Klooss (Tarzan, Alemanha, 2013, 94min). Livre. Dublado: Shopping Cidade 4. Dublado, em 3D: BH Shopping 2, Pampulha Mall 6, Pátio Savassi 3.

✪ Trem Noturno para Lisboa

Embora a trama se passe em Portugal, todos os atores falam inglês, inclusive figurantes. Jeremy Irons, britânico, interpreta Raimund Gregorius, um professor universitário... suí­ço. Ao salvar uma moça do suicídio em Berna, encontra no bolso do casaco dela um livro e uma passagem para Lisboa e decide ir atrás de seu autor. Lá, Gregorius depara com mistérios sobre o escritor Amadeu de Prado (Jack Huston), morto em 1974, ano da Revolução dos Cravos. Ele era um médico na ditadura de Salazar, envolveu-se com militantes e se apaixonou pela namorada (a francesa Mélanie Laurent) do melhor amigo (o alemão August Diehl). Um drama passional pedia uma realização de alta voltagem política e romântica. No entanto, o estilo gélido de condução fica ainda mais comprometido por um elenco multinacional que não acrescenta veracidade aos personagens. Direção: Bille August (Night Train to Lisbon, Alemanha/Suí­ça/Portugal, 2013, 111min). 14 anos. Belas Artes 3.

› ESTREIAS

Atividade Paranormal — Marcados pelo Mal

O longa de terror incorpora alguns elementos da cultura latina à trama sobrenatural. O protagonista é Jesse, adolescente do subúrbio de Los Angeles que acorda com um esquisito sinal em seu corpo e começa a ser perseguido por forças estranhas. Marca de todos os filmes da série, o estilo documental, como se as cenas fossem reais, também está presente aqui (Paranormal Activity: The Marked Ones, EUA, 2014, 84 min). 16 anos. Estreou em 10/01/2014. Dublado: Betim Shopping 1, Big Shopping 2, Minas Shopping 2, Pampulha Mall 1, Paragem 2, Shopping Cidade 2, Shopping Estação BH 1, Shopping Norte 4, Via Shopping 3. Legendado: Itaú Power 3, BH Shopping 2, Boulevard 5, Del Rey 4 e 5, DiamondMall 2, Minas Shopping 2, Pátio Savassi 7, Shopping Estação BH 1, Via Shopping 3.

✪✪ Cidade Cinza

Realizado em 2008, quando a gestão Kassab apagou "por engano" um imenso painel na confluência da Avenida 23 de Maio com a Ligação Leste-­Oeste, o documentário tem qualidades. Entre elas, mostrar o trabalho dos grafiteiros Otávio e Gustavo Pandolfo (a dupla osgemeos), Nina, Nunca, Zefix e Finok. Além disso, flagrou agentes do então prefeito tingindo de cinza alea­toriamente alguns muros da cidade. Abre-se, também, uma discussão oportuna: o que diferencia a pichação do grafite, e isso seria uma forma de arte urbana? Em segundo plano, esse assunto é, infelizmente, pouco explorado, sobretudo por não se ouvir a voz das ruas. Direção: Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo (Brasil, 2012, 80min). Livre. Estreou em 10/01/2014. Belas Artes 3.

✪✪✪ Confissões de Adolescente

Big Shopping 4, Itaú Power 5, BH Shopping 4 e 6, Boulevard 1, Del Rey 3, DiamondMall 4, Minas Shopping 4, Pampulha Mall 4, Paragem 5, Pátio Savassi 5, Ponteio 2, Shopping Cidade 6, Shopping Estação BH 2, Shopping Norte 3, Via Shopping 5.

De Repente Pai

Na comédia, David Wozniak (Vince Vaughn) descobre algo alarmante. Vinte anos atrás, ele fez doações a uma clínica de fertilização e, agora, ficou sabendo que foi pai de 533 filhos. Direção: Ken Scott (Delivery Man, EUA, 2013, 105min). 12 anos. Estreou em 10/1/2014. Dublado: Itaú Power 4, Boulevard 2, Shopping Cidade 3. Legendado: BH Shopping 9, Boulevard 2, Del Rey 7, Paragem 3, Ponteio 3.

O Menino e o Mundo

A animação nacional aborda questões do mundo moderno sob o olhar de uma criança. Direção: Alê Abreu (Brasil, 2013, 85min). Livre. Estreou em 10/01/2014. Belas Artes 3.

› EM CARTAZ

✪✪✪ Álbum de Família

Em seu novo trabalho, Tracy Letts possui densidade semelhante, embora o tratamento das relações familiares seja mais ameno. Isso, porém, não se traduz num drama água com açúcar. Na trama, Meryl Streep interpreta Violet, a matriarca de um clã com três filhas. Constantemente dopada por causa do vício em medicamentos, Violet, uma mulher amarga, tem câncer de boca e um marido alcoólatra (Sam Shepard). Após contratar uma empregada para ajudá-la, ele desaparece. Barbara (Julia Roberts), Karen (Juliette Lewis) e Ivy (Julianne Nicholson) se juntam para resolver o problema. Cada uma delas possui, igualmente, crises pessoais. Quem mais se destaca é Barbara, cujo marido (Ewan McGregor) a trocou por uma mulher mais jovem. Ela ainda tem uma entojada filha vegetariana (Abigail Breslin). O diretor não alça voo muito alto, tornando a adaptação um (bom) teatro filmado. Direção: John Wells (August: Osage County, EUA, 2013, 121min). 14 anos. Estreou em 27/12/2013. BH Shopping 3, Boulevard 6, Del Rey 4 e 7, Pátio Savassi 6, Ponteio 1, Shopping Cidade 4.

Até que a Sorte Nos Separe 2

O sucesso da comédia anterior deu origem a uma sequência com quase o mesmo elenco. Leandro Hassum mantém-se no posto de protagonista, mas Camila Morgado substitui Danielle Winits. Eles formam o novo casal. Na trama, Tino (Hassum) perdeu toda a fortuna que ganhou na loteria e passa por dificuldade financeira. Mas tudo tende a mudar quando descobre que um tio deixou uma herança para ele. Direção: Roberto Santucci (Brasil, 2013, 100min). 12 anos. Estreou em 27/12/2013. Betim Shopping 3, Big Shopping 1, Itaú Power 1 e 2, BH Shopping 5 e 10, Boulevard 3, Del Rey 2 e 6, DiamondMall 3 e 5, Minas Shopping 3 e 5, Pampulha Mall 5, Paragem 4, Pátio Savassi 2 e 8, Ponteio 4, Shopping Cidade 4 e 7, Shopping Estação BH 4 e 5, Shopping Norte 5, Via Shopping 1 e 4.

✪✪✪ Azul É a Cor Mais Quente

O diretor tunisiano Abdellatif Kechiche não se intimida em mostrar um relacionamento de mulheres com todos os pingos nos is. Vale o aviso: o longa-metragem possui três longas cenas de sexo bem pesadas com as protagonistas, Léa Seydoux e Adèle Exarchopoulos. Magníficas, as duas entregam-se de corpo e alma ao papel. Jovem descobrindo a sexualidade, Adèle (papel da atriz homônima) está num momento complicado da vida. Ela tem um namoradinho, mas nenhum prazer no sexo. Seu cotidiano muda radicalmente ao se aproximar de Emma (Léa), uma lésbica mais velha e assumida. O roteiro é elíptico: são etapas de um relacionamento construído de afinidades, rusgas e rupturas. Não fosse o erotismo explícito, o drama passaria por um arguto registro realista do amor. Prevaleceu, contudo, a polêmica. Direção: Abdellatif Kechiche (La Vie d'Adèle, França/Bélgica/Espanha, 2013, 179min). 18 anos. Estreou em 6/12/2013. Belas Artes 2.

✪✪✪ Blue Jasmine

Cate Blanchett interpreta a Jasmine do título, uma mulher que se casou com um investidor rico de Nova York (Alec Baldwin) e levava um dia a dia de compras em lojas de grife. Quando a comédia dramática se inicia, Jasmine está chegando a São Francisco para passar uma longa temporada na casa da irmã, Ginger (Sally Haw­kins). O mundo da socialite desabou. Para explicar como Jasmine perdeu tudo, Allen recorre a flashbacks. Na abordagem dos relacionamentos conjugais, a trama trata da traição de variadas formas e, seja no riso nervoso, seja no drama pessoal, Allen continua afiado. Direção: Woody Allen (Blue Jasmine, EUA, 2013, 98min). 12 anos. Estreou em 15/11/2013. Belas Artes 1.

✪ Ender's Game — O Jogo do Exterminador

Esta ficção científica mira um público específico: a meninada ligada em videogame. A história ganha tratamento ingênuo. Na trama, Ender Wiggin (Asa Butterfield) é escolhido, entre poucos garotos, para ser treinado para uma missão militar numa estação espacial. O coronel ­Graff (Harrison Ford) percebe que o menino possui um potencial de raciocínio muito acima da média. Aos poucos, torna-o o líder para derrotar supostos invasores alienígenas, mas o último ataque dos extraterrestres à Terra foi há cinquenta anos. Com visual colorido extraído de jogos eletrônicos, o filme demora a engrenar. Direção: Gavin Hood (Ender's Game, EUA, 2013, 114min). 10 anos. Estreou em 20/12/2013. Dublado: Del Rey 4.

✪ Eu Não Faço a Menor Ideia do que Eu Tô Fazendo com a Minha Vida

Apenas o Fim revelou, em 2008, o talento do diretor Matheus Souza em abordar com simpatia os relacionamentos na juventude. Cinco anos depois, a frustração marca presença nessa comédia. Chega a ser cansativo suportar a crise de insegurança que se abate sobre Clara (Clarice Falcão). Ela está no primeiro ano da faculdade de medicina e, por não saber ao certo se é isso o que quer da vida, falta às aulas. Ao conhecer Guilherme (Rodrigo Pandolfo), gerente da casa de boliche do pai, a jovem se abre para novas perspectivas. O rapaz a ajuda a escolher outras profissões. Enquanto isso, Clara passa a se consultar com seus tios, interpretados por, entre outros, Alexandre Nero, Daniel Filho e Gregório Duvivier. O realizador-roteirista perdeu o timing do humor e enrolou-se em diálogos enfadonhos, prejudicados ainda mais pela atua­ção insossa da protagonista. Direção: Matheus Souza (Brasil, 2012, 90min). 10 anos. Estreou em 20/12/2013. Cine CentoeQuatro.

A Floresta de Jonathas

Na aventura, os irmãos Juliano e Jonathas vivem da venda de frutas que colhem numa área rural do Amazonas. Estreou em 3/1/2014. Direção: SérgioAndrade (Brasil, 2013, 100min). 12 anos. Cine CentoeQuatro.

✪✪✪ Frozen — Uma Aventura Congelante

A Disney volta com uma graciosa animação destinada às garotas. A história enfoca a trajetória de duas princesas. Elza, a primogênita, possui o dom de transformar em gelo tudo o que toca. Ao ser coroada, tem seu poder revelado para o povo do reino nórdico de Arendelle. Assustados, os habitantes pensam se tratar de bruxaria. Elza escapa de lá e se refugia nas montanhas nevadas. Espevitada e destemida, sua irmã, Anna, precipita-se em ir atrás dela e deixa o trono aos cuidados de seu noivo. Na perigosa jornada, a jovem conhece um novo pretendente, o vendedor de gelo Kristoff. A cantoria, por vezes excessiva, e a aventura romântica à moda antiga remetem aos clássicos do estúdio do Mickey. Contudo, a técnica mantém o padrão de qualidade atual espalhando cores e efeitos em 3D para fascinar a criançada. Direção: Chris Buck, Jennifer Lee (Frozen, EUA, 2013, 102min). Livre. Estreou em 3/1/2014. Dublado: Betim Shopping 2, Big Shopping 3, Itaú Power 4, BH Shopping 6 e 8, Boulevard 4, DiamondMall 1, Minas Shopping 6, Pampulha Mall 3, Paragem 1, Pátio Savassi 8, Shopping Cidade 1, Shopping Norte 3,Via Shopping 4. Dublado, em 3D: Big Shopping 5, Itaú Power 6, BH Shopping 1 e 3, Boulevard 6, Del Rey 1, DiamondMall 6, Minas Shopping 1, Pampulha Mall 6, Paragem 1, Pátio Savassi 4, Ponteio 3, Shopping Cidade 5, Shopping Estação 3, Shopping Norte 1, Via Shopping 4.

✪✪✪ O Hobbit — A Desolação de Smaug

Peter Jackson recuperou quase tudo que os três longas-metragens da série O Senhor dos Anéis tinham de bom: ritmo ágil, fantasia ilimitada, efeitos visuais de primeira e uma narrativa envolvente. O segundo episódio inspirado em O Hobbit, livro de J.R.R. Tolkien, contém qualidades que fazem o tempo passar rapidinho. O realizador dá continuidade à saga do rei Thorin (Richard Armitage), que quer recuperar o reino de Erebor, tomado pelo dragão Smaug. Para isso, conta com a ajuda do hobbit Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) e de um grupo de anões. Na aventura até lá, eles enfrentam situações de perigo. Além de serem atacados pelos grotescos orcs, viram prisioneiros de elfos. A salvação chega por meio de um barqueiro, interpretado por Luke Evans. Direção: Peter Jackson (The Hobbit: The Desolation of Smaug, EUA/Nova Zelândia, 2013, 161min). 12 anos. Estreou em 13/12/2013. Dublado: Big Shopping 3, Minas Shopping 1, Shopping Cidade 1, Shopping Norte 2. Dublado, em 3D: Itaú Power 6. Legendado: BH Shopping 8, Boulevard 4. Legendado, em 3D: Pátio Savassi 3, Shopping Estação BH 4.

Mataram Meu Irmão

Rafael Burlan da Silva foi assassinado com sete tiros em 2001, no bairro do Capão Redondo. Tinha 23 anos e deixou dois filhos. Seria mais um caso das páginas policiais se seu irmão, o cineasta Cristiano Burlan, não fizesse um documentário a respeito do crime — Rafael estava envolvido com drogas e roubo de carros. Embora contenha poucos depoimentos, a fita traz uma longa e ótima entrevista de um amigo, que sintetiza numa frase a situação na periferia e o descontentamento dos moradores: "O problema não está em quem ficou lá. Está em quem ficou e queria sair". Estreou em 3/1/2014. Direção: Cristiano Burlan (Brasil, 2013, 77min). 10 anos. Cine CentoeQuatro.

✪✪ Minhocas

Trata-se da primeira animação em longa-metragem em stop-motion (popularmente conhecida como a técnica de bonecos de massinha). Embora benfeitinha, a fita não chega a empolgar, sobretudo pela mesmice e ingenuidade do roteiro. A trama, indicada apenas aos menorzinhos, traz Júnior, uma minhoca adolescente que, embora desprezado pelos colegas, quer ser o melhor das competições de patins. Acompanhado do amigo Nico, o protagonista é levado acidentalmente por uma escavadeira e vai parar nos subterrâneos. Lá, um tatu-bola quer se vingar das minhocas e os faz prisioneiros. Direção: ­Paolo Conti e Arthur Nunes (Brasil, 2013, 88min). Livre. Estreou em 20/12/2013. Pampulha Mall 4.

✪✪ Pais & Filhos

Arquiteto bem-sucedido, Ryota (Masaharu Fukuyama) recebe uma notícia alarmante do hospital onde seu filho, Keita (Keita Nonomiya), nasceu seis anos atrás. Houve uma troca de bebês e o garoto, na verdade, pertence a um casal do interior — e vice-versa. Os advogados da maternidade instruem ambas as famílias a desfazer o erro o mais rápido possível. Ryota, um sujeito ambicioso, dá pouca atenção ao menino e o criou para ser independente. Já os pais biológicos de Keita, embora sem as mesmas condições financeiras, são amorosos. O diretor de Ninguém Pode Saber (2004) caminha por um tema recorrente no cinema atual (vide os recentes O Filho do Outro e Os Filhos da Meia-Noite), pisando na previsibilidade. Embora queira tocar o coração da plateia, a condução fria do drama não atinge o objetivo. Direção: Hirokazu Koreeda (Soshite Chichi Ni Naru, Japão, 2013, 120min). 12 anos. Estreou em 27/12/2013. Belas Artes 3.

✪✪✪ A Religiosa

Em 1966, Jacques Rivette fez uma adaptação do livro homônimo de Denis Diderot (1713-1784). O cineasta Guillaume Nicloux comanda esta nova versão, que não choca tanto quanto na década de 60, mas ainda traz provocações. Ambientado na França do século XVIII, o drama enfoca a trajetória de Suzanne Simonin (Pauline Etienne), de 16 anos, obrigada pelos pais a virar freira. A garota, embora religiosa, não se sente confortável em viver para servir a Deus. Rebela-se no convento e, por isso, passa a ser humilhada pela madre superiora. Suzanne consegue ajuda para sair de lá e encontra abrigo em outra casa de noviças, liderada por uma madre (Isabelle Huppert) com atração, às vezes descontrolada, por garotas. Em narrativa correta e dinâmica, o roteiro alinha-se à crítica do escritor: por que impor às mulheres os votos religiosos se elas desejavam apenas a liberdade? Direção: Guillaume Nicloux (La Religieuse, França/Alemanha/Bélgica, 2013, 114min). 14 anos. Estreou em 13/9/2013. DiamondMall 1.

✪✪✪ A Vida Secreta de Walter Mitty

O talento de Ben Stiller se faz presente nesta aventura de acento cômico e lances comoventes. Stiller, na pele do protagonista, Walter Mitty, trabalha no departamento de negativos da revista Life, em Nova York. Leva uma vida burocrática e, à procura de uma namorada, sente-se atraído pela colega Cheryl (Kristen Wiig). Em constantes devaneios, imagina-se um herói do cotidiano. Mas a fantasia vai virar realidade quando Mitty perde uma imagem e decide ir atrás do fotógrafo aventureiro Sean O'Connell (Sean Penn). O roteiro revela-se em sintonia com a realidade da imprensa — no filme, a Life vai parar de publicar a revista, migrar totalmente para a internet e, provavelmente, Mitty e seus amigos ficarão desempregados. Antes disso, ele vai realizar o que sempre quis, mas nunca teve coragem, como embarcar num pesqueiro na Groenlândia e subir o Himalaia. Direção: Ben Stiller (The Secret Life of Walter Mitty, EUA, 2013, 114min). 10 anos. Estreou em 20/12/2013. Dublado: Pampulha Mall 1, Shopping

Cidade 8. Legendado: Betim Shopping 2, Boulevard 2, DiamondMall 3, Pátio Savassi 8, Ponteio 4, Via Shopping 2.

Cotações | Péssimo ← | Fraco ✪ | Regular ✪✪ | Bom ✪✪✪ | Muito bom ✪✪✪✪ | Excelente ✪✪✪✪✪

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE