Cinema

Cinema: programação para os dias 11 a 18 de outubro

Por: Miguel Barbieri Jr. - Atualizado em

Eduardo Martino/Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

Caetano Veloso em Tropicália, de Marcelo Machado: o documentário relembra detalhes do emblemático movimento

ESTREIAS ✪✪ A ENTIDADE, de Scott Derrickson (Sinister, EUA, 2012). Terror. Escritor de um único livro-reportagem policial de sucesso, Ellison (Ethan Haw­ke) tenta repetir o êxito há dez anos. Em crise de inspiração, muda-se com a mulher (Juliet Rylance) e o casal de filhos adolescentes para uma nova casa. Em sua próxima publicação, pretende abordar o desaparecimento de uma garota, ocorrido na mesma residência onde eles vão morar. Não demora muito para o protagonista descobrir algo estarrecedor no sótão: filminhos em Super 8 mostram a morte horripilante de várias famílias. Sempre macabros, os métodos de assassinato vão do enforcamento à degola. Há um bom clima de tensão e suspense e, não raro, o filme provoca sustos por meio de imagens de espectros apavorantes. Em sua meia hora final, derrapa feio ao introduzir uma explicação banal para os crimes. A conclusão, ainda pior, dispensa o então horror genuíno para investir num desfecho sobrenatural (110min). 14 anos. Estreou em 12/10/2012. Dublado: Minas Shopping 6, Shopping Estação 5, Via Shopping 1. Legendado: Itaú Power 1, BH Shopping 4, Del Rey 5, Pátio Savassi 2, Shopping Cidade 6, Shopping Estação 5.

+ Confira o horário das salas de cinema

✪✪✪ OS INFRATORES, de John Hillcoat (Lawless, EUA, 2012). No estado da Virgínia, durante a época da Lei Seca, a família Bondurant sobrevive contrabandeando uísque. O primogênito Forrest (Tom Hardy, o vilão do novo Batman) e Howard (Jason Clarke), seu irmão do meio, são os líderes da empreitada. Jack (Shia LaBeouf), o caçula, quer participar dos negócios ilícitos, mas os outros o consideram inexperiente. O rapaz vai provar maturidade e tino para o crime após conhecer o famoso mafioso Floyd Banner (Gary Oldman). Diretor de A Estrada (2009), John Hillcoat conta com recriação visual impecável em seu drama policial baseado em fatos verídicos. Atuações inspiradas e uma trama em movimento constante também contribuem para o bom resultado. No entanto, fazem falta uma marca autoral e envolvimento mais firme para que o longa saia da plataforma do convencional. Com Guy Pearce e Jessica Chastain (116min). 16 anos. Estreou em 12/10/2012. Dublado: Shopping Cidade 1, Shopping Estaçao 1. Legendado: Boulevard 1, Diamond Mall 1, Paragem 4, Pátio Savassi 6, Shopping Estação 1.

+ Confira o horário das salas de cinema

✪✪ LA VIDA ÚTIL, de Federico Veiroj (La Vida Útil, Uruguai/Espanha, 2010). Jorge (papel de Jorge Jellinek) tem 45 anos e passou mais da metade da vida trabalhando na Cinemateca uruguaia. Espécie de faz-tudo, ele projeta os filmes e recebe os poucos espectadores que lá aparecem. Vivendo de raras doações, a sala está prestes a fechar as portas e Jorge, desconsolado, não sabe como lidar com o incerto futuro. Filmado em preto e branco, o drama usa a própria Cinemateca de Montevidéu como cenário, embora o argumento não seja um espelho da realidade. A fita tem um roteiro andando em círculos, ritmo emperrado, atuações despojadas e um tema endereçado exclusivamente aos cinéfilos (67min). Livre. Estreou em 12/10/2012. Cine Centoequatro.

+ Confira o horário das salas de cinema

✪✪✪ MOONRISE KINGDOM, de Wes Anderson (Moonrise Kingdom, EUA, 2012). Um dos mais alternativos diretores americanos, Wes Anderson é cultuado por seus filmes de roteiros inusitados e personagens esquisitos. Muitas vezes, acerta em cheio, como em Os Excêntricos Tenenbauns (2001) e Viagem a Darjeeling (2007). Em outras, exagera na dose de maluquices, a exemplo de A Vida Marinha com Steve Zissou (2004). Em seu novo e singular trabalho, o humor segue a linha minimalista e nada estridente da comédia. Os protagonistas da trama, ambientada numa ilha na costa de New England em 1965, são os adolescentes Sam (Jared Gilman) e Suzy (Kara Hayward). Ele é órfão e está no acampamento de escoteiros liderado pelo personagem de Edward Norton. Suzy vive com os pais (Bill Murray e Frances McDormand) e não cansa de espiar de binóculo o horizonte. Há um motivo para isso: a garota planejou uma fuga com Sam. Ao se encontrar, o casal apaixonado vai enfrentar barreiras físicas e emocionais. Com Bruce Willis (94min). 12 anos. Estreou em 12/10/2012. Legendado: BH Shopping 10, Boulevard 6.

+ Confira o horário das salas de cinema

RUBY SPARKS — A NAMORADA PERFEITA, de Jonathan Dayton, Valerie Faris (Ruby Sparks, EUA, 2012). Paul Dano interpreta Calvin, um romancista que vive um bloqueio na vida profissional e amorosa. Ao criar a personagem Ruby Sparks, acredita ter achado a mulher ideal. Mas, algumas semanas depois, Ruby (papel de Zoe Kazan) se materializa e vira uma pessoa de carne, osso e ideias próprias. O casal de diretores da comédia romântica é o mesmo do cult Pequena Miss Sunshine. Com Antonio Banderas e Annette Bening (106min). 14 anos. Estreou em 12/10/2012. Legendado: BH Shopping 6, Del Rey 7, Paragem 4, Via Shopping 4.

+ Confira o horário das salas de cinema

✪✪✪ TROPICÁLIA, de Marcelo Machado (Brasil, 2011). Riqueza de material de arquivo inédito, pesquisa apurada e depoimentos esclarecedores fazem a diferença neste documentário. Um dos movimentos culturais mais festejados da história brasileira, o tropicalismo durou pouco. Entre 1967 e 1968, Caetano Veloso e Gilberto Gil, dois dos maiores expoentes, lançaram canções de vanguarda que, diferentemente de outras músicas da época, criticavam o período militar de uma forma mais anárquica e pop. O auge se deu no disco Tropicália ou Panis et Circensis. Além de Gil e Caetano, o LP reuniu Gal Costa, Tom Zé, Os Mutantes, Nara Leão, a poesia de Torquato Neto e Capinam e os arranjos de Rogério Duprat. O movimento se estendeu ao cinema novo de Glauber Rocha e ao teatro de José Celso Martinez Corrêa. De forma envolvente e criativa, o documentarista Marcelo Machado (sócio nos anos 80 de Fernando Meirelles na produtora Olhar Eletrônico) relembra passo a passo o surgimento do tropicalismo: dos festivais da Record ao exílio de Caetano e Gil, em Londres, por meio de imagens tiradas do baú. Trata-se, portanto, de um amplo e rico painel musical e visual, levado sem preguiça nem presunção (82min). 12 anos. Estreou em 12/10/2012. Belas Artes 1.

+ Confira o horário das salas de cinema

REESTREIA ✪✪✪✪ PROCURANDO NEMO, de Andrew Stanton e Lee Unkrich (Finding Nemo, EUA, 2003). O adorável desenho animado volta às telas, agora com cópias em 3D, mesmo esquema já testado em A Bela e a Fera, os dois primeiros Toy Story e O Rei Leão. Trata-se aqui de uma hilariante aventura no fundo do mar. Com impressionante riqueza de detalhes, a soberba animação é de tirar o fôlego. O cenário são as belas águas que banham a costa leste da Austrália. Quando o peixe-palhaço Nemo é raptado por um dentista mergulhador, seu pai empenha-se em resgatá-lo com a ajuda de uma peixinha desmemoriada (100min). Livre. Rees­treou em 12/10/2012. Dublado, em 3D: BH Shopping 2, Boulevard 6, Del Rey 2, Diamond Mall 6, Itaú Power 6, Minas Shopping 2, Pátio Savassi 5, Shopping Cidade 5, Shopping Estação 2, Shopping Norte 2.

+ Confira o horário das salas de cinema

EM CARTAZ ✪✪ ATÉ QUE A SORTE NOS SEPARE, de Roberto Santucci (Brasil, 2012). Diretor de De Pernas pro Ar, Santucci eleva o nível da comédia nacional tratando de um assunto, no mínimo, interessante: como os casais se comportam diante das despesas domésticas. O mote saiu do best-seller de autoajuda Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, de Gustavo Cerbasi, e foca dois pares totalmente distintos. De um lado estão Tino (Leandro Hassum, veja a entrevista com o ator na pág. 72) e Jane (Danielle Winits), que ganharam 100 milhões de reais na loteria e torraram tudo em quinze anos. Na outra ponta, seu vizinho, o consultor econômico Amauri (Kiko Mascarenhas), é o oposto. Para o desgosto da esposa (Rita Elmôr) dele, o almofadinha evita ter um segundo filho para não inflar o orçamento. Embora se detestem, os inimigos vão precisar conviver: Amauri vai ajudar Tino a sair do buraco financeiro. Na primeira (e melhor) parte, os estereótipos abundam no cotidiano dos novos-ricos e provocam risos. Quando a lição de moral entra em cena, o humor cai na banalidade conservadora (103min). 12 anos. Estreou em 5/10/2012. Betim Shopping 3, Big Shopping 1, Itaú Power 5, BH Shopping 1 e 9, Boulevard 5, Del Rey 6, Diamond Mall 6, Minas Shopping 5, Pampulha Mall 1 e 2, Paragem 2, Pátio Savassi 2 e 4, Shopping Cidade 5 e 7, Shopping Estação 3, Shopping Norte 5, Via Shopping 3.

+ Confira o horário das salas de cinema

✪ AS AVENTURAS DE AGAMENON, O REPÓRTER, de Victor Lopes (Brasil, 2012). Comédia. Agamenon virou um repórter de sucesso, apesar de sua má fama. Vivido na fase jovem por Marcelo Adnet e na madura por Hubert, o protagonista conseguiu se salvar do naufrágio do Titanic, entrevistou personalidades do porte de Gandhi e Albert Einstein e esteve presente em emblemáticos casos internacionais, como o assassinato de John Kennedy (74min). 14 anos. Estreou em 6/1/2012. Diamond Mall 3.

+ Confira o horário das salas de cinema

✪✪ BILLI PIG, de José Eduardo Belmonte (Brasil, 2012). A comédia enfoca a vida conjugal de Wanderley (Selton Mello) e Marivalda, interpretada por Grazi Massafera, grande destaque do elenco. Ele vive um corretor de seguros em crise, ela é uma aspirante a atriz que se aconselha com um porco rosa de borracha chamado Billi. Para sair do buraco financeiro, Wanderley tem uma ideia a princípio promissora: dar um golpe num traficante (Otávio Müller). Com Preta Gil (95min). 12 anos. Estreou em 2/3/2012. BH Shopping 9.

+ Confira o horário das salas de cinema

← BUSCA IMPLACÁVEL 2, de Olivier Megaton (Taken 2, França, 2012). O primeiro episódio levou uma merecida bomba e, como era de esperar, o segundo vai pelo mesmo caminho. Para se ter uma ideia, os roteiristas (entre eles o diretor francês Luc Besson) nem se deram ao trabalho de mudar o enredo, extremamente violento e na linha das fitas de ação primárias típicas dos anos 80. Só trocaram as locações, o motivo e as vítimas do sequestro. Liam Neeson retoma o papel do ex-agente da CIA e segurança particular Bryan Mills. Como ele matou o filho de um mafioso albanês (papel de Rade Serbedzija), virou o inimigo número 1 dele. Ao saber que Mills estará em Istambul com a mulher (Famke Janssen) e a filha (Maggie Gracie), o criminoso traça um plano de vingança. Enquanto o casal passa por torturas bárbaras no cativeiro, a garota tenta localizar seus pais. A previsibilidade é tão grande que a tensão dá margem a momentos risíveis (91min). 14 anos. Estreou em 5/10/2012. Dublado: Big Shopping 2, Shopping Estação 6, Shopping Norte 2. Legendado: Itaú Power 6, BH Shopping 7, Boulevard 3, Del Rey 3, Diamond Mall 4, Paragem 3, Pátio Savassi 7, Shopping Cidade 2, Shopping Estação 6.

+ Confira o horário das salas de cinema

✪✪✪✪ UM CONTO CHINÊS, de Sebas­tián Borensztein (Un Cuento Chino, Argentina/Espanha, 2011). Comédia dramática. Praticamente com apenas dois atores, o diretor argentino Sebastián Borensztein fez um pequeno grande filme. Um ótimo roteiro, também de sua autoria, mistura drama e humor na trajetória de Roberto, interpretado pelo excelente Ricardo Darín, de O Filho da Noiva e Abutres. Esse tipo de poucas palavras e raros amigos é dono de uma loja de ferragens em Buenos Aires. Nunca se casou, não tem filhos e cultua a falecida mãe. Em seu trabalho, revela-se metódico e sem muita paciência com os fregueses, digamos, mais exigentes. Seu cotidiano, contudo, vira de pernas para o ar quando ele decide ajudar um imigrante chinês a reencontrar o tio na cidade. Sem falar uma única palavra em espanhol nem sequer saber o paradeiro do parente, Jun (Ignacio Huang) mostra-se amigável e prestativo. O cineasta não apela para o sentimentalismo. Prefere comover a plateia na base da diversão e da delicadeza (93min). 14 anos. Estreou em 2/9/2011. Legendado: Diamond Mall 4.

+ Confira o horário das salas de cinema

✪ O DIÁRIO DE TATI, de Mauro Farias (Brasil, 2010). Heloísa Périssé tinha um quadro no Fantástico com a personagem Tati, criada em 2001 e inspirada na enteada da atriz. O longa-metragem veio na esteira do sucesso e, rodado em 2006, só agora sai da geladeira. Público-alvo da comédia juvenil, os adolescentes podem até se identificar, mas dificilmente vão achar muita graça — em seis anos, o mundo mudou muito. Com roteiro esquemático e direção quadradinha, o filme flagra os descontentamentos e as alegrias de Tati. Ao mesmo tempo em que joga charme para um skatista bonitão (Thiago Rodrigues), a garota precisa esconder de sua mãe (Louise Cardoso) que ficou de recuperação em matemática. Maurinho (Marcelo Adnet), amigo de seu irmão (Pedro Neschling), vai ajudá-la a entrar nos eixos dando aulas particulares. O universo da protagonista se resume a isto: amores não correspondidos, confissões às amigas do peito, atritos familiares, paqueras tortas e baladas de rock nacional. Fácil de ver e de esquecer (90min). Livre. Estreou em 24/8/2012. BH Shopping 4.

+ Confira o horário das salas de cinema

← E A VIDA CONTINUA..., de Paulo Figueiredo (Brasil, 2012). Para quem achava que o filão do drama espírita havia atingido o fundo do poço em O Filme dos Espíritos, vale o alerta: o primeiro longa-metragem dirigido pelo ator Paulo Figueiredo mostra-se ainda pior. Se a câmera tivesse sido dada a um estudante de cinema, provavelmente o resultado seria menos primário. Gravado em vídeo de alta definição, o filme tem o jeitão de uma telenovela de uma emissora bem pobre. Realização tosca à parte, a história possui um didatismo exagerado, como se quisesse doutrinar o espectador. Na trama, a jovem Evelina (Amanda Costa) conhece o gentil senhor Ernesto (Luiz Baccelli) num hotel-fazenda. Ambos estão lá para descansar e se preparar para uma delicada cirurgia. O convívio diário os aproxima. Depois da operação, Evelina acorda numa clínica no campo, onde reencontra Ernesto. Ambos ficam sabendo que morreram e estão no plano espiritual. Baseado no livro homônimo, escrito em 1968 pelo espírito André Luiz e psicografado por Chico Xavier, o roteiro insiste em coincidências forçadas que tendem a ser risíveis. Nada contra o tema, mas o espiritismo merece uma fita à altura de seus seguidores. Com Lima Duarte, Ana Lúcia Torre e Ana Rosa (98min). 10 anos. Estreou em 21/9/2012. Betim Shopping 1, BH Shopping 10, Via Shopping 5.

+ Confira o horário das salas de cinema

✪✪✪ A ERA DO GELO 4, de Steve Martino e Mike Thurmeier (Ice Age: Continental Drift, EUA, 2012). Este quarto episódio da cinessérie de animação, iniciada em 2002, tem uma intenção modesta — revisitar personagens que fazem por merecer uma nova matinê amalucada. A fórmula, felizmente, ainda não se deixou derrubar pelo cansaço, e o integrante mais divertido da turma continua a ser o melhor personagem: o esquilo Scrat. É ele próprio quem desata as reviravoltas desta sequência. O bichinho, engolido por uma rachadura no solo, vai parar no centro da Terra e provoca uma onda de terremotos (94min). Livre. Estreou em 29/6/2012. Dublado: Big Shopping 4, Pampulha Mall 4. Shopping Norte 4.

+ Confira o horário das salas de cinema

✪✪✪ FAUSTO, de Alek­sandr Sokurov (Faust, Rússia, 2011). Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza do ano passado, o drama é mais um projeto ambicioso do diretor russo. Sokurov, do deslumbrante Arca Russa, faz uma adaptação muito particular do livro de Goethe (1749-1832). De tonalidades escuras e formato de tela mais estreito do que o habitual, o filme recria a trajetória de Dr. Fausto (Johannes Zeiler). Obcecado por acumular o máximo de conhecimento sobre o mundo, esse homem materialista e mesquinho aceita vender a alma a Mefistófeles, o diabo. Rumo ao estranhamento, o realizador atira o público em um mundo de delírios, sordidez e encantamento pictórico numa fita gélida e sem concessões (134min). Estreou em 29/9/2012. 16 anos. Legendado: Belas Artes 3.

+ Confira o horário das salas de cinema

✪✪✪✪ A FONTE DAS MULHERES, de Radu Mihaileanu (La Source des Femmes, França/Itália/Bélgica/Marrocos, 2011). Diretor de filmes versáteis, como a comédia de humor negro Trem da Vida (1998) e o drama O Concerto (2009), o judeu romeno radicado na França flerta agora com um assunto alheio à sua formação: o mundo árabe e as tradições islâmicas. A história do drama foi inspirada em um caso real ocorrido na Turquia em 2001. Numa remota aldeia marroquina, a jovem Leila (Leïla Bekhti) perdeu o filho durante a gravidez, ao escorregar na descida de uma colina. Enquanto os homens fumam, bebem chá e papeiam, as mulheres se esforçam para subir ao topo do tal monte e de lá trazer água em pesados baldes. O vilarejo sobrevive do dinheiro dos turistas, mas ninguém sabe onde ele vai parar. Uma intrépida viúva, chamada Velho Fuzil (papel da esplêndida atriz argelina Biyouna), tem uma ideia revolucionária: as mulheres devem fazer greve de sexo até que seus maridos se agitem para reverter a situação. Com tantas mudanças pipocando na Tunísia, no Egito, na Síria e em outros países muçulmanos, o enredo se vale da realidade para trazer um sopro de transformação às asperezas da vida. Tudo com a leveza de um conto de fadas (135min). 14 anos. Estreou em 20/1/2012. Legendado: Pátio Savassi 1.

+ Confira o horário das salas de cinema

✪✪✪✪ HOTEL TRANSILVÂNIA, de Gen­ndy Tartakovsky (Hotel Transylvania, EUA, 2012). Uma das maiores sacadas da animação está na inventiva reunião de personagens emblemáticos das histórias de terror envolvidos numa... comédia (!). Aqui, os monstros são do bem. Na trama, Drácula abriu um resort para receber exclusivamente seus amigos Frankenstein, Lobisomem e Múmia, entre outros. As criaturas se reencontram para comemorar o aniversário de 118 anos de Mavis, a filha do anfitrião. Durante os preparativos, porém, aparece na propriedade um visitante abelhudo, o jovem mochileiro Jonathan. Para o vampirão, todo humano é uma ameaça e, sem saber lidar com o inesperado, Drácula o apresenta como um parente distante de Frankenstein. Não dá outra. O momento olhos nos olhos de Jonathan e Mavis provoca paixão à primeira vista. Originalíssima, a criação não entedia a molecada pela narrativa extremamente ágil e há piadas só para gente grande sacar. Primeiro longa-metragem de Genndy Tartakovsky, o desenho, com o perdão do trocadilho, anima até morto-vivo (91min). Livre. Estreou em 5/10/2012. Dublado: Betim Shopping 2, Itaú Power 2, BH Shopping 7, Via Shopping 2. Dublado, em 3D: Big Shopping 5, BH Shopping 3, Boulevard 2, Del Rey 1, Diamond Mall 5, Minas Shopping 1, Pampulha Mall 6, Paragem 1, Shopping Cidade 4, Shopping Estação 4, Shopping Norte 1.

+ Confira o horário das salas de cinema

✪✪✪✪ INTOCÁVEIS, de Olivier Nakache e Eric Toledano (Intouchables, França, 2011). Inspirada em história real, a comédia dramática levou mais de 20 milhões de franceses aos cinemas e, não fosse pela invencibilidade de O Artista, teria faturado os principais prêmios no César, o Oscar da França — apenas Omar Sy foi laureado como melhor ator. O que poderia render um dramalhão lacrimoso virou uma espirituosa trama capaz de tirar do sério um tema espinhoso. François Cluzet, em excelente desempenho, interpreta Philippe, um milionário tetraplégico de Paris que busca um cuidador — vários já passaram por suas mãos e desistiram por causa de seu comportamento. Quando conhece Driss (Omar Sy), Philippe parece ter encontrado a pessoa certa. Vindo da periferia, pobre, negro e malandro, Driss não tem carta de referência, mas possui autoestima inabalável, além de uma contagiante alegria de viver. Como quer alguém que não o veja com piedade, o ricaço o contrata. Começa aí uma amizade improvável embalada por si­tua­ções ora divertidas, ora emocionantes, quase sempre de deixar a plateia com um nó na garganta (111min). Estreou em 31/8/2012. Legendado: Belas Artes 2, Diamond Mall 2, Pátio Savassi 8.

+ Confira o horário das salas de cinema

✪✪ LOOPER — ASSASSINOS DO FUTURO, de Rian Johnson (Looper, EUA/China, 2012). Diretor e roteirista dos inventivos A Ponta de um Crime (2005) e Vigaristas (2008), Rian Johnson investe seu talento em outro trabalho original, só que direcionado à ficção científica. Em 2072, a máquina do tempo virou um meio de transporte ilegal, mas os criminosos têm acesso a ela. Como as pessoas assassinadas por eles são facilmente rastreadas, os bandidos as mandam para 2042. Nessa época, os loopers são encarregados de tirar a vida das vítimas e dar sumiço nos corpos. Joe (Joseph Gordon-Levitt, com uma estranha prótese nasal) é um desses matadores. Levando a vida quase sempre na corda bamba, Joe vai deparar com algo esdrúxulo: sua próxima vítima é ele mesmo, só que trinta anos mais velho (e interpretado por Bruce Willis). O Joe cinquentão consegue escapar da morte, enquanto o jovem Joe tenta localizá-lo para dar uma satisfação a seus chefes. Até aí, a história caminha entre surpresas e, apesar de complicada, mantém o interesse. Com a entrada em cena de uma fazendeira (Emily Blunt), a trama retoma o argumento de O Exterminador do Futuro e torna-se mais do mesmo. Com Paul Dano e Jeff Daniels (118min). Estreou em 29/9/2012. 16 anos. Dublado: Betim Shopping 1, Minas Shopping 6, Pampulha Mall 5, Via Shopping 5. Legendado: Itaú Power 4, Del Rey 5, Paragem 4, Pátio Savassi 3 e 5.

+ Confira o horário das salas de cinema

✪✪✪ LUZ NAS TREVAS — A VOLTA DO BANDIDO DA LUZ VERMELHA, de Helena Ignez e Ícaro Martins (Brasil, 2010). O cineasta Rogério Sganzerla morreu em 2004, aos 57 anos, e deixou uma filmografia cujo expoente é O Bandido da Luz Vermelha (1968). Espécie de continuação do cult, esta brincadeira tem a alma irônica de seu criador e, para entrar no espírito da coisa, precisa ser encarada como um policial malicioso e kitsch. Embora simples, a trama possui diálogos empolados e pouco naturais, em mais uma referência aos filmes brasileiros antigos. Nesta sequência pop retrô, com imagens e sons recuperados do original, o cantor Ney Matogrosso interpreta Luz Vermelha. Preso há mais de trinta anos, o criminoso reencontra o filho que teve com uma amante (Sandra Corveloni). Jorge (André Guerreiro Lopes) descobre o passado do pai e também vira ladrão para torrar a grana em farras. Além da bela fotografia em tons de verde e vermelho de José Roberto Eliezer (O Cheiro do Ralo) e das pinçadas locações paulistanas, a produção escalou, para rápidas participações, uma eclética seleção de personalidades-símbolo da cidade: Arrigo Barnabé, Bruna Lombardi, Mário Bortolotto, Sérgio Mamberti, José Mojica Marins, Thunderbird e Phedra D. Córdoba, entre outros. Filha da diretora com Rogério, Djin Sganzerla faz uma das amantes do novo bandido, apelidado de Tudo ou Nada (83min). 14 anos. Estreou em 11/5/2012. Cine Centoequatro.

+ Confira o horário das salas de cinema ✪✪ OS MERCENÁRIOS 2, de Simon West (The Expendables 2, EUA, 2012). Em 2010, aos 64 anos e mumificado por plásticas, Stallone se reinventou ao unir brucutus do passado (Dolph Lundgren, Mickey Rourke) e do presente (Jason Statham) para rodar uma fita de ação na fórmula do cinepancadaria da década de 80. Os Mercenários rendeu quase 270 milhões de dólares e, óbvio, ganhou uma continuação. Uma boa notícia: embora irregular, a sequência revela-se superior ao original. Já no começo do longa, quando o bando do mercenário Barney Ross (Stallone) resgata um chinês sequestrado no Nepal, dá para ter uma ideia do potencial do diretor Simon West, o mesmo de Con Air (1997): explosões barulhentas, artilharia pesada e golpes de gente graúda nas artes marciais. Na trama principal, Ross vai até a Albânia para uma missão e lá um de seus parceiros é morto pelo vilão vivido por Jean-Claude Van Damme. Além de querer vingança, a equipe de Ross precisa encontrar toneladas de plutônio. Deixe de lado o roteiro rasteiro e o tom dramático dado à história por seu criador. O humor, grande trunfo do enredo, está estampado nas caras sarcásticas dos coadjuvantes Chuck Norris, Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis e outros valentões. Referências a personagens anteriores dos astros e piadas com a idade e a aparência deles respondem por momentos hilariantes (103min). 16 anos. Estreou em 31/8/2012. Dublado: Itaú Power 4, Paragem 5, Shopping Cidade 2, Shopping Norte 3.

+ Confira o horário das salas de cinema

✪✪✪ MY WAY — O MITO ALÉM DA MÚSICA, de Florent-Emilio Siri (Cloclo, França/Bélgica, 2012). Claude François, interpretado com garra por Jérémie Renier (A Criança), nasceu no Egito em 1939, mas nos anos 50 precisou sair do país com a família. Jovem e em busca de sucesso, François se interessou por música, para desgosto de seu pai. Embora tenha demorado um pouco até emplacar um sucesso, tornou-se um ídolo pop francês entre as décadas de 60 e 70. Fora da França, ficou conhecido por Comme d'Habitude (1967), que, posteriormente, foi gravada com estrondosa repercussão por Frank Sinatra com o título My Way — há inclusive uma cena em que François vê Sinatra num hotel, mas, tímido, não se apresenta como o autor da canção. O drama biográfico segue uma cartilha didática e, com esmerada produção de época, mostra-se correto. O roteiro incide nos momentos de altos e baixos, enfoca seus diversos relacionamentos amorosos (e as traições), o gênio destemperado, o flerte com gêneros musicais distintos (do soul à disco music) até a dramática morte, aos 39 anos (148min). 12 anos. Legendado: Belas Artes 3.

+ Confira o horário das salas de cinema

✪✪ RESIDENT EVIL 5 — RETRIBUIÇÃO, de Paul W.S. Anderson (Resident Evil: Retribution, Canadá/Alemanha, 2012). A cinessérie de ficção científica chega ao quinto episódio em robusta produção repleta de explosões e tiroteios. Para os não iniciados, há um prólogo esclarecedor, no qual a personagem Alice (Milla Jovovich) relembra momentos dos quatro capítulos anteriores. Segurança da Umbrella Corporation, empresa de armas virais, Alice foi uma das únicas sobreviventes após um vírus atingir a população e transformar humanos em zumbis. Neste novo fiapo de roteiro, ela, mais uma vez, enfrenta um exército de homens e monstros. Desista de achar alguma lógica no enredo. Personagens entram e saem da história, ora são do bem, ora são inimigos. Tal qual um grandiloquente videogame, as cenas de ação são superlativas e barulhentas. Em três dimensões, o programa adquire visual acachapante, sobretudo nos corredores da Umbrella, que parecem levar a plateia ao infinito. Com Michelle Rodriguez (95min). 16 anos. Estreou em 14/9/2012. Dublado: Big Shopping 3, Pampulha Mall 4, Shopping Cidade 8, Shopping Norte 4. Dublado, em 3D: Del Rey 2, Minas Shopping 2, Shopping Estação 2. Legendado, em 3D: Del Rey 2, Shopping Estação 2.

+ Confira o horário das salas de cinema

✪✪✪✪ TED, de Seth MacFarlane (Ted, EUA, 2012). Criador do cultuado seriado de animação Uma Família da Pesada (1999-2012), MacFarlane marcou um golaço em sua estreia no cinema (como diretor e roteirista). Além de divertidíssima, a comédia ocupa a sexta posição no ranking das maiores bilheterias de 2012 nos Estados Unidos. Inteligente, perspicaz e recheada de citações ao universo pop, a trama começa em meados da década de 80 e flagra a solidão do menino John. Para fazer companhia ao filho, seus pais o presenteiam no Natal com o tal brinquedo. John quer que Ted ganhe vida, e seu desejo é atendido. Já aos 35 anos, John (Mark Wahlberg) virou atendente numa locadora de carros em Boston, mora há quatro anos no apartamento da namorada (Mila Kunis) e ainda tem em Ted (dublado por MacFarlane na versão em inglês) seu único amigo. Ted, olha só, gosta de cerveja, substâncias ilícitas e, longe de ser um modelo, transa com prostitutas. Impressionante: embora uma criação digital, o personagem de personalidade forte parece mesmo de verdade. MacFarlane não perdoa nada nem ninguém em sua sátira ácida e politicamente incorreta. Na mira dos disparos hilários estão de judeus a gays, da cantora Norah Jones ao galãzinho Taylor Lautner (Crepúsculo). Trata-se de uma das melhores comédias do ano (106min). 16 anos. Estreou em 21/9/2012. Dublado: Itaú Power 3, Minas Shopping 4, Shopping Cidade 3, Shopping Estação 4, Shopping Norte 1.

Legendo: BH Shopping 5, Diamond Mall 3, Pátio Savassi 1.

+ Confira o horário das salas de cinema

TINKER BELL — O SEGREDO DAS FADAS, de Peggy Holmes (Secret of the Wings, EUA, 2012). Animação. As fadas do verão correm o risco de perder as asas caso cheguem ao bosque do inverno. Curiosa, Tinker Bell atravessa a fronteira e ganha um grande brilho. Ao se aproximar de Periwinkle, a fada da geada, ocorre o mesmo fenômeno. O segredo de tal magia será revelado pela experiente Dewey, que conhece a conexão entre elas (92min). Livre. Estreou em 21/9/2012. Dublado: BH Shopping 2, Boulevard 4, Del Rey 4.

+ Confira o horário das salas de cinema

← TOTALMENTE INOCENTES, de Rodrigo Bittencourt (Brasil, 2012). Comédia. Não dava para esperar algo melhor de quem dirigiu o horrendo curta-metragem Who's Gonna Fuck My Wife (de tradução impublicável), exibido no Festival de Paulínia em 2010. Descendo ainda mais a ladeira artística e moral, o realizador e corroteirista Rodrigo Bittencourt apela aqui para uma tentativa tosca de parodiar o subgênero favela movie, cujos maiores ex­poen­tes são Tropa de Elite e Cidade de Deus. Além da história sem graça, a comédia incita a sexualidade e a violência em crianças. Abominável, a trama mostra a paixão que o adolescente Da Fé (Lucas D' Jesus) sente pela vizinha Gildinha, uma morenaça interpretada por Mariana Rios. Eles moram na comunidade DDC, recém-tomada pelo traficante Do Morro (Fábio Porchat). Para conquistar um estágio numa revista, Gildinha promete ao repórter fotográfico Wanderley (Fábio Assunção) conseguir uma entrevista exclusiva com o chefão do tráfico. Mas, atrapalhado e covarde, o jornalista só vai criar confusões. Do implausível tipo bobalhão feito por Assunção à lésbica que apalpa mocinhas da redação (papel de Ingrid Guimarães), abundam estereótipos e preconceitos — há até um dicionário de "boiolês".

O longa-metragem não deixa dúvida: trata-se da pior espécie de cinema, a ser evitado por qualquer espectador de bom-senso (85min). 14 anos. Estreou em 7/9/2012. Paragem 5, Shopping Estação 2.

+ Confira o horário das salas de cinema

✪✪✪ VALENTE, de Mark Andrews e Brenda Chapman (Brave, EUA, 2012). Produtora de extraordinárias animações, como Monstros S.A., Procurando Nemo e Up, a Pixar inova ao ter, pela primeira vez, uma princesa rebelde como protagonista. Contudo, essa é uma das únicas novidades de um desenho animado correto, gracioso, divertido e emocionante no desfecho. A técnica impecável permanece. Mas o espírito anárquico e revolucionário da Pixar parece estar se igualando aos comportadinhos e recentes trabalhos da Disney, na linha de Enrolados. Na trama, a princesa Merida cresceu com gana de ser arqueira, para desgosto da mãe. Seus pais, então, decidem arranjar um pretendente. Merida não aceita tal imposição e, na floresta, encontra uma bruxa capaz de dar uma mexidinha em seu destino (100min). Livre. Estreou em 20/7/2012. Dublado: Pampulha Mall 3.

+ Confira o horário das salas de cinema

✪ VIZINHOS IMEDIATOS DO TERCEIRO GRAU, de Akiva Schaffer (The Watch, EUA, 2012). Para quem foi considerado uma das promessas do novo humor americano, Seth Rogen (Superbad) anda pisando na bola. Depois de estrelar o desastroso O Besouro Verde, ele aparece como um dos roteiristas desta comédia de início original, mas comprometida por um desenrolar chocho e sem muita graça. Visto quase sempre no mesmo papel, Ben Stiller (Uma Noite no Museu) interpreta Evan Troutwig, um gerente de hipermercado certinho e careta. Após a horripilante morte de um segurança da loja, Evan decide montar por conta própria uma equipe de vigilantes comunitários. O grupo, porém, consiste só em mais três vizinhos, o cervejeiro Bob (Vince Vaughn), o destemido Franklin (Jonah Hill) e o esquisito Jamarcus (Richard Ayoade). Em uma das rondas noturnas, o quarteto depara com algo estarrecedor: o inimigo, forte e violento, é um extraterrestre. Não há química entre os protagonistas, o roteiro força a barra na porção emocional e o que era humor vira uma ficção científica abilolada (102min). 12 anos. Dublado: Big Shopping 4, Shopping Norte 3.

+ Confira o horário das salas de cinema

Cotações | Péssimo ← | Fraco ✪ | Regular ✪✪ | Bom ✪✪✪ | Muito bom ✪✪✪✪ | Excelente ✪✪✪✪✪

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE