Cinema

Cinema: programação para os dias 12 a 18 de abril

- Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

Lembra dela?

Aos 13 anos, Saoirse Ronan foi indicada ao Oscar de atriz coadjuvante pelo importante papel em Desejo e Reparação (2007). Virou estrela e, com 19 anos recém-completados, é a protagonista de A Hospedeira

› PRÉ-ESTREIAS

✪✪✪ Killer Joe - Matador de Aluguel

Diretor de Operação França (1971) e O Exorcista (1973), William Friedkin está com 77 anos e ainda manda ver no quesito ousadia. Esta adaptação de uma peça teatral é um exemplo de sua coragem para expor, cruelmente, o lado mais sórdido do ser humano. No drama de erros, o jovem Chris Smith (Emile Hirsch) está devendo para traficantes e, de comum acordo com seu pai (Thomas Haden Church), contrata o policial Joe Cooper (Matthew McConaughey, em fabulosa atuação) para assassinar sua mãe. A ideia é repartir o dinheiro do seguro de vida dela. Joe faz o serviço, mas não recebe o pagamento. Em troca, exige tirar a virgindade de Dottie (Juno Temple), a pura irmãzinha de Chris. Violência explícita e algumas cenas chocantes fazem parte do programa. Com Gina Gershon. Direção: William Friedkin (Killer Joe, EUA, 2011, 102 min). 18 anos. Estreia prometida para 19/04/2013.

Pátio Savassi 7.

› ESTREIAS

✪✪✪✪ Além das Montanhas

Diretor de 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (2007) e de Contos da Era Dourada (2009), o romeno Cristian Mungiu atinge o rigor estético num drama de dimensão arrasadora. Inspirado vagamente num caso real ocorrido em 2005, o cineasta e roteirista cobre aqui um fato desolador em um monastério ortodoxo num vilarejo de seu país. Lá, vivem a noviça Voichita (Cosmina Stratan), um padre controlador e um grupo de freiras. A chegada de Alina (Cristina Flutur) vai causar tumultos na comunidade. Vinda da Alemanha, essa jovem foi criada num orfanato junto de Voichita - insinua-se que as duas tiveram um íntimo relacionamento. A perturbada Alina não aceita os votos de submissão de sua colega e fará de tudo para libertá-la. Em uma narrativa tensa e hipnótica (com a crescente revolta da estranha), o filme traz à tona uma oportuna reflexão sobre os limites da fé e a cegueira diante dos dogmas religiosos. O roteiro e as duas protagonistas foram premiados no Festival de Cannes. Direção: Cristian Mungiu (Dupa Dealuri, Romênia/França/Bélgica/ 2012, 150 min). 12 anos. Estreou em 12/4/2013.

Belas Artes 3.

Alvo Duplo

Na fita de ação, Jimmy Bobo e Taylor Kwon, interpretados por Sylvester Stallone e Sung Kang, estão em lados opostos da lei. Enquanto Jimmy elimina pessoas em troca de grana, Taylor é um policial. Mas ambos vão unir forças para encontrar os assassinos de seus respectivos parceiros. Direção: Walter Hill (Bullet to the Head, EUA, 2012, 92min). 16 anos. Estreou em 12/4/2013.

Dublado: Minas Shopping 2, Shopping Cidade 4, Shopping Estação 1. Legendado: BH Shopping 6, Minas Shopping 2, Shopping Cidade 4, Shopping Estação 1.

✪✪ Angie

Em seu segundo longa-metragem como diretor, o ator carioca Marcio Garcia mostra que amadureceu. Rodado na região de Los Angeles em apenas vinte dias, o drama concentra-se no cotidiano de Angie (Camilla Belle). Essa jovem brasileira mudou-se para os Estados Unidos à procura de alguém. Quis também levar uma vida longe da mãe (Christiane Torloni) para sobreviver com o próprio dinheiro. Mora, porém, numa barraca, tem amizade com um sem-teto (papel de Andy Garcia) e trabalha como garçonete. Aconselhada pelo mendigo, ela sai em busca de novos rumos e, no caminho, cruza com um policial bonitão e bacana (Colin Egglesfield). Nasce aí uma amizade que se transforma em romance. Embora feito de momentos improváveis, o roteiro consegue manter o interesse. Para emocionar, não precisava, contudo, ter um desfecho tão constrangedor. Com Juliette Lewis e Carol Castro. Direção: Marcio Garcia (Open Road, EUA/Brasil, 2012, 83min). 12 anos. Estreou em 12/4/2013.

Legendado: Boulvevard 6, Pátio Savassi 1, Ponteio 2.

✪✪ Atrás da Porta

O diretor húngaro de Mephisto (1981) e Adorável Julia (2004) foi buscar o tema de seu novo drama no livro autobiográfico de sua conterrânea Magdá Szabó (1917-2007), com quem não possui parentesco. Embora tenha uma montagem equivocadamente rápida e o formato quadradão de um telefilme, a história cativa pelo embate entre duas fortes personagens. Interpretada pela alemã Martina Gedeck, a escritora Magda muda-se com o marido para uma casa na Budapeste da década de 60. A primeira providência é arranjar uma empregada para fazer os serviços domésticos. Ao contatar a vizinha Emerenc (papel da grande Helen Mirren), recebe em troca desprezo e desaforos. Emerenc teve um passado difícil após perder toda a família ainda criança. Por isso, virou uma senhora amarga, rancorosa, de poucas palavras e acessos temperamentais. Ela, contudo, aceita o trabalho e, aos poucos, patroa e empregada vão descobrir que dependem uma da outra. Direção: István Szabó (The Door, Hungria/Alemanha/ 2012, 97 min). 14 anos. Estreou em 12/4/2013.

Belas Artes 2.

✪✪✪ Chamada de Emergência

Leia a crítica

+ Chamada de Emergência, com Halle Berry, segue a cartilha do suspense

Estreou em 12/4/2013.

Itaú Power 6, Boulevard 5, Del Rey 6, DiamondMall 2, Paragem 5, Pátio Savassi 4, Shopping Cidade 5.

› EM CARTAZ

✪✪✪ O Amante da Rainha

Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro (perdeu para Amor), este drama traz uma caprichada produção de época para embalar um escândalo ocorrido na corte dinamarquesa no século XVIII. Princesa da Grã-Bretanha, Carolina Matilde (Alicia Vikander) casa-se com Cristiano VII (Mikkel Boe Folsgaard), rei da Dinamarca, em 1766. O matrimônio se consuma desajeitadamente, e ele prefere a companhia de cortesãs. Após o nascimento do filho, o tédio continua reinando no cotidiano de Carolina. Mas sua rotina tende a mudar quando ela conhece Johann Struensee (Mads Mikkelsen). Aconselhado por um amigo, esse doutor alemão torna-se médico oficial da corte e percebe estar diante de um monarca de personalidade frágil e considerado insano por seus conselheiros. Muito ligado ao novo amigo, Cristiano acaba aceitando suas sugestões de dar ao povo miserável melhores condições de vida. As mudanças provocam barulho nos bastidores da realeza. Carolina, no entanto, compartilha dos ideais de Struensee e não tarda a virar sua amante. Sem pretensões originais, o diretor Nikolaj Arcel recria um episódio significativo da história de seu país seguindo uma fórmula acadêmica Direção: Nikolaj Arcel (En Kongelig Affaera, Dinamarca/Suécia/República Checa, 2012, 137min). 14 anos. Estreou em 8/2/2013.

Ponteio 3.

✪✪✪ Amor É Tudo o que você Precisa

Em adorável atuação, Trine Dyrholm interpreta a cabeleireira Ida, que acabou as sessões de quimioterapia para tratamento de um câncer de mama. Às voltas com o casamento de sua filha na Itália, Ida pega o marido em flagrante com outra. Desnorteada, bate o carro no aeroporto de Copenhague com o do executivo viúvo Philip (Pierce Brosnan). Já dá para perceber: vai pintar um romance entre eles. Ambos rumam para Sorrento e, veja só, Philip é o futuro sogro da filha de Ida. A realizadora não nega a previsibilidade do desfecho, mas salpica a trama de surpresinhas. Direção: Susanne Bier (Den Skaldede Frisor, Dinamarca/Suécia/Itália/França/Alemanha, 2012, 116min). 12 anos. Estreou em 8/3/2013.

DiamondMall 4.

✪✪✪ Anna Karenina

Diretor de Desejo e Reparação (2007), o inglês Joe Wright contou com o roteiro de Tom Stoppard (Shakespeare Apaixonado) para fazer uma original adaptação do romance do russo Leon Tolstoi. O cineasta criou uma encenação de encher os olhos, vencedora do Oscar de melhor figurino, ao misturar teatro e dança num balé cinematográfico único. Tantas firulas visuais, no entanto, acabam comprometendo a força do texto, tornando-o frio. A trama é ambientada na Rússia czarista de 1874. Casada com um aristocrata (Jude Law), Anna Karenina (papel de Keira Knightley) mora em São Petersburgo e, numa viagem a Moscou, conhece o conde Vronski (Aaron Taylor-Johnson), oficial da cavalaria. A paixão arrebatadora dos amantes vai criar conflitos em casa e aos olhos da sociedade. Direção: Joe Wright (Anna Karenina, Inglaterra, 2012, 129min). 14 anos. Estreou em 15/3/2013.

Ponteio 4.

✪✪✪ César Deve Morrer

Diretores cultuados nas décadas de 70 e 80 por fitas como Pai Patrão e Kaos, os irmãos Paolo e Vittorio Taviani (de 81 e 83 anos, respectivamente) ganharam, por este filme, o Urso de Ouro no Festival de Berlim em 2012. Empolgados ao ver uma encenação de teatro na prisão de segurança máxima de Rebibbia, em Roma, os realizadores convidaram os intérpretes detentos para uma ousada empreitada. Eles seriam filmados durante os ensaios da peça Júlio César, de Shakespeare. Vê-se aqui, portanto, uma espécie de docudrama em que realidade e ficção, cor e preto e branco se misturam. O passado e a vida na cela dos presidiários se confundem com o texto do bardo inglês, uma narrativa sobre conspiração, poder e traição. Salvatore Striano, que cumpriu pena lá por oito anos e depois atuou em quatro filmes, sobressai no papel de Brutus. Assim como alguns colegas, ele já estava fora das grades, mas retornou para fazer o filme. Direção: Paolo e Vittorio Taviani (Cesare Deve Morire, Itália, 2012, 76 min). Livre. Estreou em 5/4/2013.

Belas Artes 3.

✪✪✪ Os Croods

Na animação, a jovenzinha Eep conta que todas as famílias da pré-história foram dizimadas. Só restaram os Croods, o clã do qual ela faz parte e cujo pai, Grug, raciocina com a força dos músculos. Completam o grupo sua mãe, a avó materna, o medroso irmão Tunk e a bebê troglodita Sandy. Eep acredita que seu universo não se resume à caverna onde eles se escondem. Para confirmar a tese, surge o mocinho Guy, um tipo descolado que, entre outras "modernidades", sabe fazer fogo. Resistente a qualquer tipo de aventura fora de seus domínios, Grug se vê obrigado a partir. Daí em diante, ele e os parentes descobrem um admirável mundo novo. Nesta mais recente trama do diretor de Como Treinar Seu Dragão, não há compromisso com a realidade histórica, e sim com a ação incessante e o bom humor. Direção: Kirk De Micco e Chris Sanders (The Croods, EUA, 2013, 98min). Livre. Estreou em 22/3/2013.

Dublado: Betim Shopping 2, Itaú Power 1, Boulevard 1, Del Rey 4, Minas Shopping 5, Pampulha Mall 3, Paragem 5, Shopping Cidade 3, Via Shopping 2. Dublado, em 3D: Big Shopping 5, BH Shopping 3, Del Rey 1, DiamondMall 5, Paragem 1, Pátio Savassi 3, Ponteio 3, Shopping Estação 4, Shop­ping Norte 1, Via Shopping 4.

✪✪ G.I. Joe - Retaliação

Coisa rara: uma continuação melhor do que o original. Com um roteiro mais simples e explicadinho, a fita de ação dá sequência à história de 2009. Trata-se, sobretudo, de um programa para adolescentes - há cenas que parecem saídas de um videogame, algumas delas muito bacanas. Além disso, os personagens são baseados nos bonecos da Hasbro, também produtora do longa-metragem. Duke (papel do galã Channing Tatum, em breve participação) foi promovido e agora lidera o time da elite militar. Dentro da Casa Branca, o vilão Zartan prendeu o presidente, tomou suas feições e pegou seu lugar. O objetivo está claro: Zartan e o parceiro Cobra querem exterminar as outras nações e, como primeiro passo, matam todos os G.I. Joes. Ou quase todos. Roadblock (Dwayne Johnson), Jaye (Adrianne Palicki) e Flint (D.J. Cotrona) sobrevivem. O trio, portanto, tem a missão de ir atrás dos adversários, salvar a própria pele e, patrioticamente, impedir uma catástrofe nuclear mundial. Bruce Willis entra na parada na metade da trama como um militar aposentado e participa de explosões barulhentas, lugar-comum do enredo genérico. Direção: Jon M. Chu (G.I. Joe: Retaliation, EUA, 2013, 110min). 12 anos. Estreou em 29/3/2013.

Dublado: Betim Shopping 1, Big Shopping 2, Minas Shopping 5, Shopping Cidade 8, Via Shopping 2. Dublado, em 3D: Itaú Power 5, Del Rey 1, Pampulha Mall 6, Shopping Estação 2, Shopping Norte 2. Legendado: BH Shopping 10, Boulevard 1, Del Rey 2, DiamondMall 3, Paragem 3, Ponteio 4.Legendado, em 3D: Itaú Power 5, BH Shopping 1, Pampulha Mall 6, Pátio Savassi 3, Shopping Estação 2.

✪ Uma História de Amor e Fúria

Roteirista de Bicho de Sete Cabeças, Luiz Bolognesi recria pedacinhos da história do Brasil por meio de um desenho animado para adultos. Embora a técnica tenha lá seus bons momentos, o enredo mostra-se ingênuo demais. Talvez contente os adolescentes. O início se dá no século XVI e flagra o romance de um casal de índios perseguido pelos colonizadores portugueses. Salta-se para o período da escravidão e, depois, à época do regime militar. O foco da narrativa ambientada em 2096 também está na opressão sofrida pelas pessoas. Selton Mello e Camila Pitanga estão entre os dubladores. Direção: Luiz Bolognesi (Brasil, 2012, 74min). 12 anos. Estreou em 5/4/2013.

DiamondMall 3, Pampulha Mall 4, Paragem 4, Pátio Savassi 2, Shopping Cidade 2.

✪ A Hospedeira

Depois de escrever os quatro livros da série Crepúsculo, Stephenie Meyer lançou mais uma bobagem romântica, transposta para o cinema pelo diretor de O Senhor das Armas (2005). Numa ficção científica de fundo new age, a Terra foi invadida por alienígenas que tomaram o corpo dos humanos e transformaram o planeta num lugar sem nenhum tipo de violência. Alguns sobreviventes, porém, reagiram e refugiaram-se nas montanhas de um deserto. Entre esses dissidentes está Melanie (Saoirse Ronan). Capturada, ela também acaba hospedando em seu corpo uma alienígena chamada "a peregrina". Acontece que as memórias de Melanie não foram apagadas e, assim, ela pode comandar a extraterrestre. Com Max Irons, William Hurt e Diane Kruger. Direção: Andrew Niccol (The Host, EUA, 2013, 125mim). 12 anos. Estreou em 29/3/2013.

Dublado: Big Shopping 4, Minas Shopping 1, Pampulha Mall 1, Shopping Cidade 2, Shopping Norte 3, Via Shopping 3. Legendado: Itaú Power 1, BH Shopping 9, Boulevard 2, Del Rey 7, Pátio Savassi 2.

✪✪✪ Invasão à Casa Branca

Mike Banning (Gerard Butler) é o guarda-costas do presidente americano Benjamin Asher (Aaron Eckhart). Ao falhar numa missão de salvamento, ele ganha um cargo burocrático anos depois. Mas vai provar que ainda é "o cara". A hora da virada tem início quando terroristas invadem os céus de Washington, estraçalham os seguranças, entram na Casa Branca e fazem o presidente e alguns funcionários reféns. Era a chance que faltava para Banning, sozinho, entrar às escondidas no local para armar um contra-ataque. Kang (Rick Yune), líder impiedoso dos sequestradores, faz exigências e, a sangue-frio, não dispensa torturas e crueldades. A eletrizante cena de abertura e a realista sequência da ocupação do thriller contribuem para deixar o entretenimento acima da média. Não tarda, contudo, a virar um genérico de um filme de ação com base na violência do videogame. Direção: Antoine Fuqua (Olympus Has Fallen, EUA, 2013, 120min). 12 anos. Estreou em 5/4/2013.

Dublado: Itaú Power 6, Shopping Estação 5. Legendado: BH Shopping 8, Boulevard 2, Del Rey 7, DiamondMall 4, Paragem 3, Shopping Cidade 1.

✪✪✪ Jack, o Caçador de Gigantes

De A Garota da Capa Vermelha a João e Maria - Caçadores de Bruxas, eis a melhor adaptação de uma fábula infantil destinada aos adolescentes e ao público adulto. Trata-se de uma versão robusta e bastante livre de João e o Pé de Feijão. A trama tem início enfocando a paixão de Jack (Nicholas Hoult) pela princesa Isabelle (Eleanor Tomlinson). Na aventura que se segue, o protagonista e os soldados do rei têm de escalar um gigantesco pé de feijão que brotou na cidade para ir atrás da donzela. Ao chegar lá em cima, deparam com um mundo habitado por seres gigantescos. Aprisionados nas alturas, eles estão revoltados e com muita sede de voltar a viver na terra. Diretor dos dois primeiros episódios da cinessérie X-Men, Singer acerta nos efeitos visuais e dá ritmo ágil à epopeia dos personagens. Direção: Bryan Singer (Jack the Giant Slayer, EUA, 2013, 114min). 10 anos. Estreou em 29/3/2013.

Dublado: Itaú Power 4, Pampulha Mall 5, Shopping Cidade 1. Dublado, em 3D: Big Shopping 5, Boulevard 6, Del Rey 2, Minas Shopping 1, Paragem 1, Pátio Savassi 3, Shopping Estação 4, Shopping Norte 1, Via Shopping 4. Legendado: Betim Shopping 1. Legendado, em 3D: BH Shopping 1, DiamondMall 5.

✪✪ Mama

A trama de terror foca duas irmãs. Victoria (Megan Charpentier) e Lilly (Isabelle Nélisse) foram deixadas numa cabana isolada após o desaparecimento do pai. Cinco anos depois, são localizadas e passam a viver com o tio (Nikolaj Coster-Waldau) e a mulher dele (Jessica Chastain). Com um comportamento selvagem, as garotas sentem a constante presença do fantasma de uma mulher, a quem chamam de Mama. Sustos estão garantidos mais pela eficiência dos efeitos sonoros do que pela trama cheia de clichês. Direção: Andrés Muschietti (Mama, Espanha/Canadá, 2013, 100min). 14 anos. Estreou em 5/4/2013.

Dublado: Minas Shopping 6, Shopping Cidade 6, Shopping Estação 5, Via Shopping 5. Legendado: BH Shopping 4, Del Rey 4, Pátio Savassi 8.

✪✪ Oz - Mágico e Poderoso

Estão lá efeitos visuais de encher os olhos, bom uso do 3D e elenco de primeira linha. Os atores, porém, são mal dirigidos e trazem à tona apenas a canastrice - a começar pelo protagonista, James Franco, sem talento para o humor. A história da aventura de fantasia mostra as origens de O Mágico de Oz, livro de L. Frank Baum (1856-1919) que se transformou em um dos maiores clássicos do cinema em 1939. No início do século XX, Oscar Diggs (Franco) trabalha num circo fazendo truques de magia. Ao fugir num balão, entra no olho de um furacão em Kansas e vai parar no mundo de Oz. Lá, conhece a bruxa Theodora (Mila Kunis) e o impasse vivido por sua família depois da morte do pai. Um roteiro sem surpresas passeia pelo universo infantil, embora o filme traga alguns personagens assustadores. Entre os pontos positivos, há a deslumbrante sequência da chegada em Oz e a boneca de porcelana, uma carismática personagem digital. Com Rachel Weisz e Michelle Williams. Direção: Sam Raimi (Oz: The Great and Powerful, EUA, 2013, 130min). Livre. Estreou em 8/3/2013.

Dublado: Big Shopping 4, Shopping Norte 3.

✪✪✪ Sejam Muito Bem-Vindos

Depois de Conversas com Meu Jardineiro (2007) e Minhas Tardes com Margueritte (2010), o diretor francês Jean Becker volta a colocar dois personagens antagônicos entrando em choque para (re)descobrir prazeres. O par neste drama é formado pelo renomado pintor Taillandier (Patrick Chesnais) e por Marylou (Jeanne Lambert), uma menina de 15 anos. Em crise de depressão, o sessentão sai de casa e, sem avisar a mulher (Miou-Miou), embarca numa jornada com um trágico destino final. Seu rumo muda, porém, quando ele dá carona à espevitada adolescente que foi renegada pela mãe e pelo padrasto. A partir daí, nascem afinidades dos contrastes e uma implícita relação de pai e filha embaladas por emoções contidas. Direção: Jean Becker (Bienvenue Parmi Nous, França, 2012, 92min). 14 anos. Estreou em 29/3/2013.

Belas Artes 2.

✪✪ Tainá - A Origem

Um roteiro banal é o maior problema da terceira aventura da indiazinha Tainá, personagem dos longas-metragens de 2001 e 2004. Como indica o título, este terceiro episódio volta-se ao surgimento da pequena guerreira da Amazônia, agora interpretada pela fofa Wiranu Tembé. Encontrada ainda bebê por Vô Tigê (Gracindo Junior), a garota órfã vai enfrentar um vilão em sua nova missão. Vitor (Guilherme Berenguer) quer derrubar a árvore sagrada da floresta, local onde a mãe de Tainá a deixou. A melhor parte da história é o encontro da protagonista com Laurinha (Beatriz Noskoski), menina da cidade grande que está de passagem pela Amazônia para visitar o avô, papel de Nuno Leal Maia. Direção: Rosane Svartman (Brasil, 2013, 83min). 10 anos. Estreou em 8/2/2013.

Pampulha Mall 4.

✪✪✪ Therese D.

No drama extraído do clássico Thérèse Desqueyroux, de François Mauriac (1885-1970), Audrey Tautou interpreta Therese Larroque. Na França rural de 1928, essa jovem ambiciosa casa por interesse com o irmão de sua melhor amiga. Bernard Desqueyroux (Gilles Lellouche) mostra-se um marido correto e pai amoroso. Therese, no entanto, não dá a mínima para a filha e passa as horas lamentando-se da vida besta que escolheu. O realizador Claude Miller (1942-2012) traz à tona uma personagem singular - uma anti-heroí­na amarga e maquiavélica. Levada por uma direção sóbria e elegante, a história capta os motivos que a transformaram num poço de ressentimentos. Direção: Claude Miller (Thé­rèse Desqueyroux, França, 2012, 110min). 14 anos. Estreou em 5/4/2013.

Belas Artes 1.

✪✪✪ Vai que Dá Certo

Na trama, ambientada em São Paulo, Rodrigo (Danton Mello) perdeu tudo de uma vez só: o emprego, a esposa, a casa e a vontade de seguir adiante sem grana. Ao reencontrar o primo Danilo (Lúcio Mauro Filho), nasce uma ideia promissora: assaltar um carro-forte da transportadora de valores onde Danilo trabalha. Para cometer o crime aparentemente perfeito, Rodrigo convoca os briguentos irmãos Amaral (Fábio Porchat) e Vaguinho (Gregório Duvivier), além do colega Tonico (Felipe Abib). Com impressionante timing para a comédia de erros, o elenco veste a camisa dos personagens com talento. O filme usa si­tua­ções que, de alguma maneira, espelham o jeitinho de sobrevivência do brasileiro. Trata-se, portanto, de uma crônica social da classe média numa história levada em ritmo de diversão crescente. Direção: Maurício Farias (Brasil, 2013, 87min). 12 anos. Estreou em 22/3/2013.

Betim Shopping 2, Big Shopping 3, Itaú Power 2, BH Shopping 5 e 10, Boulevard 3, Del Rey 5, DiamondMall 6, Minas Shopping 4, Pampulha Mall 4, Paragem 4, Pátio Savassi 6, Shopping Cidade 2, Shopping Estação 6, Shopping Norte 4, Via Shopping 3.

› Conflitos à beira-mar

Em A Visitante Francesa, três histórias ambientadas na Coreia do Sul estreladas por Isabelle Huppert

O cinema do sul-coreano Hong Sang-soo (do recente Hahaha) pode parecer tosco na superfície. Faz parte, porém, da brincadeira lúdica proposta por esse bem-humorado realizador. Em sua nova comédia, ele divide a trama em três episódios. A francesa Isabelle Huppert é uma cineasta recebida por um casal na cidade litorânea de Mohang. No mesmo local, ela interpreta, na sequência, uma impaciente mulher à espera do amante. Por fim, acompanhada de uma velha amiga, chega ao lugar para se distrair após ser traída pelo marido. Em coreano ou num inglês "asiático" para turistas, os diálogos são simples e reforçam a pouca pretensão de uma trama minimalista, em que um dos elos é um salva-vidas galanteador (Yu Junsang).

✪✪ A Visitante Francesa, de Hong Sang-soo (Da-reun na-ra-e-seo, Coreia do Sul, 2012, 90min). 12 anos. Estreia prometida para 19/4/2013. Belas Artes 3.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE