Cinema

Cinema: programação para os dias 14 a 20 de dezembro

Por: Miguel Barbieri Jr. - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

Hugo Weavin em O Hobbit — Uma Jornada Inesperada (página ao lado): o aguardado filme de Peter Jackson estreia nesta sexta

PRÉ-ESTREIAS ✪✪ VIÚVAS, de Marcos Carnevale (Viudas, Argentina, 2011). Comédia dramática. Entre o humor e o dramalhão, a fita argentina não sabe para onde caminha, embora tenha um ponto de partida interessante e duas protagonistas afiadas. A documentarista Elena (Graciela Borges, de Dois Irmãos) abandona as filmagens e vai ao encontro de seu marido, que teve um ataque cardíaco e está à beira da morte no hospital. Lá, ela fica em choque ao descobrir que Augusto tem uma jovem amante. O último pedido dele é que Elena cuide da moça, a universitária Adela (Valeria Bertuccelli, de Um Namorado para Minha Esposa). Mesmo recusando qualquer tipo de aproximação, a cineasta passar a ser procurada por Adela insistentemente. Ao ver seu lastimável estado emocional, Elena decide dar uma chance. O roteiro não força a barra numa amizade entre as "inimigas", tampouco consegue fazer rir ou emocionar com uma história de desenrolar frouxo e trilha sonora brega (100min). Legendado. Belas Artes 2.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

ESTREIAS ✪ AZUL PROFUNDO, de Aris Bafaloukas (Apnoia, Grécia, 2010). O lançamento de um filme grego é algo raríssimo no circuito comercial, e este drama não convence com sua mistura de romance e mistério. O foco está no jovem nadador profissional Dimitri (Sotiris Pastras). Após obter um patrocínio, o rapaz consegue, enfim, ajudar seu pai numa dívida, mas verá seu cotidiano entrar num turbilhão emocional. Tudo por causa do desaparecimento de sua namorada (papel de Youlika Skafida). Ativista ambiental, ela foi até uma ilha, acompanhada de dois colegas, para investigar a morte de golfinhos. A partir daí, o roteiro entrelaça a expectativa do protagonista em saber o motivo do sumiço dela e as lembranças de como ocorreu a aproximação entre eles. De curta duração, o longa-metragem de estreia do diretor Aris Bafaloukas só ameaça enveredar pelo suspense (87min). 14 anos. Estreou em 14/12/2012. Belas Artes 3.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪ O HOBBIT — UMA JORNADA INESPERADA, de Peter Jackson (The Hobbit: an Unexpected Journey, EUA/Nova Zelândia, 2012). Aventura. Entre 2001 e 2003, o diretor neozelandês Peter Jackson deu conta de transpor ao cinema os três livros da série O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien em três longas-metragens que marcaram época. Os sucessos de público e crítica foram fundamentais para que Jackson voltasse ao universo de Tolkien, agora narrando uma história anterior à da trilogia. Infelizmente, não foi uma decisão acertada transformar O Hobbit, um livro de 300 páginas, em três fitas — as sequências serão lançadas em 2013 e 2014. Ou seja: a história se arrasta em meio a efeitos visuais e só em seu terço final consegue empolgar, sobretudo quando o dissimulado (e não menos divertido) Gollum entra em cena atrás de seu anel mágico. Outro problema está na falta de empatia do espectador com os personagens — saem figuras carismáticas, surgem treze anões carrancudos. A trama é ambientada sessenta anos antes de O Senhor dos Anéis e mostra um Bilbo Bolseiro mais jovem (e na pele de Martin Freeman). Esse pacato hobbit é procurado pelos anões para socorrê-los numa difícil missão: ajudar o rei Thorin (Richard Armitage) a retomar seu castelo, tomado pelo dragão Smaug. O mago Gandalf (Ian McKellen) os acompanhará numa jornada repleta de ataques de orcs e criaturas horrendas (169min). 10 anos. Estreou em 14/12/2012. Dublado: Betim Shopping 2, Big Shopping 1, Itaú Power 1, Minas Shopping 6, Pampulha Mall 1 e 2, Shopping Cidade 7. Dublado, em 3D: Big Shopping 5, Itaú Power 6, Boulevard 6, Del Rey 1, Minas Shopping 1, Pampulha Mall 6, Paragem 1, Pátio Savassi 6, Shopping Cidade 5, Shopping Estação 3 e 4. Legendado: BH Shopping 5, Boulevard 3, Del Rey 5, Paragem 2. Legendado, em 3D: Itaú Power 6, BH Shopping 1 e 3, Del Rey 1, DiamondMall 5 e 6, Minas Shopping 1, Paragem 1, Pátio Savassi 3, 5 e 6, Shopping Cidade 5, Shopping Estação 3 e 4.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪ SUDOESTE, de Eduardo Nunes (Brasil, 2011). Desde a primeira imagem, o drama causa impacto pela plasticidade calculada. Ao ser projetado na tela, o filme ganha um raro formato espichado horizontalmente. Sua fotografia também merece elogios, assim como o ritmo cadenciado e contemplativo. A história, no entanto, filia-se a um cinema de autor, mais para ser sentida do que compreendida, podendo ter várias interpretações. Em apenas um dia, a personagem principal atravessa toda a sua vida. Quando menina, Clarice (Raquel Bonfante) fugiu da casa de uma mulher conhecida como Bruxa (Léa Garcia) e foi parar numa família cuja filha morreu. Simone Spoladore interpreta Clarice na fase adulta (128min). 14 anos. Estreou em 7/12/2012. Cine CentoeQuatro.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

EM CARTAZ ✪✪ UM ALGUÉM APAIXONADO, de Abbas Kiarostami (Like Someone in Love, França/Japão, 2012). Depois de rodar Cópia Fiel na Itália, o iraniano Abbas Kiarostami foi ao Japão flagrar um inusitado encontro. Trata-se neste drama da aproximação de duas pessoas completamente opostas: uma garota de programa (Rin Takanashi) e um velho professor (Tadashi Okuno). Depois de um longo bate-papo num bar, ela é chamada para ir até a residência dele. Lá, encanta-se com seu modo de vida intelectual. Não há sexo. No dia seguinte, ele a leva de carro até a faculdade e conhece seu namorado (papel de Ryo Kase), um mecânico prestativo, mas de inesperadas atitudes violentas. O enredo do longa-metragem é um enigma, seja pela falta de explicações sobre os personagens, seja pela ausência de um desfecho a contento — se essas são suas qualidades, representam também um certo desapontamento (109min). Estreou em 7/12/2012. Livre. Legendado: Belas Artes 2.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪ AMANHECER — PARTE 2, de Bill Condon (Breaking Dawn — Part 2, EUA, 2012). Romance. O desfecho da saga, escrita nos quatro livros de Stephenie Meyer e iniciada no cinema em 2008, revela-se uma decepção. Mesmo sendo Amanhecer — Parte 1 o melhor da cinessérie, tudo de falso e ruim do primeiro longa-metragem, Crepúsculo, volta à tona neste quinto e derradeiro episódio: diálogos explicadinhos, cenografia brega e o insosso casal central atuando no piloto automático. Para piorar, o bebê do vampiro Edward (Robert Pattinson) e da (nova) vampira Bella (Kristen Stewart) é um efeito de computação digital de gosto bem duvidoso. Sem estragar nenhuma surpresa, dá para dizer: a única se­quên­cia de ação de tirar o fôlego não está no livro. De resto, são quase duas horas enrolando a plateia. A trama acompanha o destino de Renesmee, a filha dos protagonistas. Com crescimento acelerado, a menina (interpretada por Mackenzie Foy) torna-se um problema para o clã dos Cullen, do qual Edward faz parte. Por Renesmee ser meio humana, meio vampira, os Volturi, poderosos sanguessugas que vivem na Itália, querem conhecê-la, porém têm más intenções. Se Jacob (Taylor Lautner) perdeu o amor de Bella, agora protege incondicionalmente a filha dela (115min). 12 anos. Estreou em 15/11/2012. Dublado: Betim Shopping 3, Big Shopping 2, Itaú Power 2, BH Shopping 2, Boulevard 1, Del Rey 3, Minas Shopping 5, Pampulha Mall 5, Paragem 3, Shopping Cidade 8, Shopping Estação 1 e 5, Shopping Norte 5, Via Shopping 2 e 3. Legendado: Itaú Power 3, Boulevard 2, Del Rey 4, Minas Shopping 3, Paragem 3, Shopping Cidade 2, Shopping Estação 5, Via Shopping 2.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪ ATÉ QUE A SORTE NOS SEPARE, de Roberto Santucci (Brasil, 2012). Diretor de De Pernas pro Ar, Santucci eleva o nível da comédia nacional tratando de um assunto, no mínimo, interessante: como os casais se comportam diante das despesas domésticas. O mote saiu do best-seller de autoajuda Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, de Gustavo Cerbasi, e foca dois pares totalmente distintos. De um lado estão Tino (Leandro Hassum) e Jane (Danielle Winits), que ganharam 100 milhões de reais na loteria e torraram tudo em quinze anos. Na outra ponta, seu vizinho, o consultor econômico Amauri (Kiko Mascarenhas), é o oposto. Para o desgosto da esposa dele (Rita Elmôr), o almofadinha evita ter um segundo filho para não inflar o orçamento. Embora se detestem, os inimigos vão precisar conviver: Amauri vai ajudar Tino a sair do buraco financeiro. Na primeira (e melhor) parte, os estereótipos abundam no cotidiano dos novos-ricos e provocam risos. Quando a lição de moral entra em cena, o humor cai na banalidade conservadora (103min). 12 anos. Estreou em 5/10/2012. Boulevard 4, Del Rey 7, Itaú Power 5, Minas Shopping 3, Shopping Cidade 6.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

DIÁRIO DE UM BANANA — DIAS DE CÃO, de David Bowers (Diary of a Wimpy Kid: Dog Days, EUA/Canadá, 2012). No terceiro episódio da cinessérie, adaptada dos livros de Jeff Kinney, Greg (Zachary Gordon) vai passar férias com seu pai (Steve Zahn). Na aventura, o garoto decide fingir que trabalha num luxuoso clube de campo (94min). Livre. Estreou em 2/11/2012. Dublado: BH Shopping 10.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪✪✪ E SE VIVÊSSEMOS TODOS JUNTOS?, de Stéphane Robelin (Et Si on Vivait Tous Ensemble?, França/Alemanha, 2011). Drama. Na região da Grande Paris, vivem os casais Jean e Annie (Guy Bedos e Geraldine Chaplin) e Albert e Jeanne (Pierre Richard e Jane Fonda) mais o viúvo paquerador Claude (Claude Rich). Eles são amigos há décadas e, embora felizes, os sinais da idade começam a aparecer. Jeanne tem um câncer terminal, mas decidiu não contar a Albert, que já apresenta lapsos de memória. Claude, afeito a transas com garotas de programa, não possui o mesmo coração da juventude. Parte, então, de Jean e Annie, ambos com a saúde em dia, a proposta de todos morarem juntos na casa deles. Além da ajuda mútua, a vida comunitária permite a troca de experiências e um contato diário próximo. O grupo contrata um jovem alemão (Daniel Brühl) para auxiliá-lo. Para um ator idoso, deve ser um prazer imenso interpretar um ótimo personagem principal. Com gosto e rugas no rosto (exceto a esticada Jane Fonda), o elenco mostra-se afinado e com fôlego de sobra. Entre a graça e a morte iminente, o diretor e roteirista Stéphane Robelin comanda seu segundo longa-metragem sem choro nem vela. Prefere fazer um registro real da velhice oferecendo reflexões prudentes e comoções contidas (96min). 14 anos. Estreou em 12/10/2012. Legendado: Belas Artes 1.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪ ERA UMA VEZ EU, VERÔNICA, de Marcelo Gomes (Brasil, 2012). Drama. Recém-formada em medicina, a pernambucana Verônica (Hermila Guedes) vai fazer residência num hospital público do Recife. Como escolheu ser psiquiatra, atende casos dramáticos de pessoas que sofrem de depressão, esquizofrenia, insônia... Para aliviar a barra-pesada, joga-se na cama de seu paquera (papel de João Miguel) ou faz sexo com estranhos. O cotidiano fica ainda mais abalado quando seu pai (W.J. Solha) adoece e eles precisam mudar de apartamento por causa de um vazamento no edifício onde moram. O dilema da protagonista de ter (ou não) escolhido a profissão certa e sua liberdade diante dos relacionamentos são abordados de forma séria e ousada, respectivamente. Atriz mal aproveitada na TV, Hermila, estrela de fitas como O Céu de Suely e Assalto ao Banco Central, tem atuação convincente. Contudo, é dispensável a redundante narração em off de sua personagem, além de ser rápida e simplista a resolução de seus problemas. Do Festival de Brasília, o longa-metragem do diretor de Cinema, Aspirinas e Urubus saiu com seis importantes prêmios, incluindo melhor filme (pelos júris oficial e popular) e melhor roteiro (90min). 16 anos. Estreou em 15/11/2012. Pátio Savassi 2.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪ A ESCOLHA PERFEITA, de Jason Moore (Pitch Perfect, EUA, 2012). Glee começa a gerar filhotes, e esta comédia musical não passa de um rascunho do seriado de TV. Conflitos banais são o pano de fundo para os atores cantarem e dançarem em números musicais — alguns são empolgantes. A ação concentra-se numa universidade da Carolina do Norte. Beca (Anna Kendrick) foi parar lá obrigada por seu pai, mas quer seguir a carreira de DJ em Los Angeles. Não demora muito, porém, para a moça se enturmar. Tudo por causa de um concurso de cantoria a cap­pella que vai levar os vencedores até o Lincoln Center, em Nova York. Enquanto Beca se destaca no grupo feminino As Belas, seu paquerinha, Jesse (Skylar Astin), descola uma vaga no rival (e imbatível) conjunto masculino. Na trilha sonora, versões de, entre outras, Just the Way You Are (Bruno Mars), Like a Virgin (Madonna) e um toque emocionante em Don't You (Forget about Me), do Simple Minds (112min). 12 anos. Estreou em 7/12/2012. Legendado: BH Shopping 6, Del Rey 7, Paragem 5.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪✪ O HOMEM DA MÁFIA, de Andrew Dominik (Killing Them Softly, EUA, 2012). Cinco anos depois do sensacional faroeste O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford, o diretor neozelandês retorna com mais um filme não menos perturbador. Polêmico em sua crítica explícita aos Estados Unidos contemporâneo, o thriller é ambientado em 2008, às vésperas da eleição para presidente, disputada por Barack Obama e John McCain. Enquanto aquele país atravessava uma de suas piores crises econômicas, o realizador, inspirado no livro Cogan's Trade, de George V. Higgins, foca a trama nos bastidores dos jogos de azar clandestinos. A mando do contraventor Johnny Amato (Vincent Curatola), os desocupados Frankie e Russell (os excelentes Scoot McNairy e Ben Mendelsohn) são contratados para assaltar a casa de Markie (Ray Liotta), onde a jogativa ilegal rola solta. Quando a máfia fica a par do ocorrido, escala o matador Jackie Cogan (Brad Pitt) para investigar quem foram os responsáveis pelo roubo — e tirá-los da jogada. Em um clima constantemente tenso, a história é feita de diálogos cortantes e violência crua para atirar o espectador num redemoinho de situações desconfortantes (97min). 16 anos. Estreou em 30/11/2012.Legendado: DiamondMall 3, Paragem 4, Pátio Savassi 4.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪✪✪ INTOCÁVEIS, de Olivier Nakache e Eric Toledano (Intouchables, França, 2011). Inspirada em história real, a comédia dramática levou mais de 20 milhões de franceses aos cinemas e, não fosse pela invencibilidade de O Artista, teria faturado os principais prêmios no César, o Oscar da França — apenas Omar Sy foi laureado como melhor ator. O que poderia render um dramalhão lacrimoso virou uma espirituosa trama capaz de tirar do sério um tema espinhoso. François Cluzet, em excelente desempenho, interpreta Philippe, um milionário tetraplégico de Paris que busca um cuidador — vários já passaram por suas mãos e desistiram por causa de seu comportamento. Quando conhece Driss (Omar Sy), Philip­pe parece ter encontrado a pessoa certa. Vindo da periferia, pobre, negro e malandro, Driss não tem carta de referências, mas possui autoestima inabalável, além de uma contagiante alegria de viver. Como quer alguém que não o veja com piedade, o ricaço o contrata. Começa aí uma amizade improvável, embalada por si­tua­ções ora divertidas, ora emocionantes, quase sempre de deixar a plateia com um nó na garganta (111min). Estreou em 31/8/2012. Legendado: DiamondMall 3.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪✪ MOONRISE KINGDOM, de Wes Anderson (Moonrise Kingdom, EUA, 2012). Um dos mais alternativos diretores americanos, Wes Anderson é cultuado por seus filmes de roteiros inusitados e personagens esquisitos. Muitas vezes, acerta em cheio, como em Os Excêntricos Tenenbauns (2001) e Viagem a Darjeeling (2007). Em outras, exagera na dose de maluquices, a exemplo de A Vida Marinha com Steve Zissou (2004). Em seu novo e singular trabalho, o humor segue a linha minimalista e nada estridente da comédia. Os protagonistas da trama, ambientada numa ilha na costa de New England em 1965, são os adolescentes Sam (Jared Gilman) e Suzy (Kara Hayward). Ele é órfão e está no acampamento de escoteiros liderado pelo personagem de Edward Norton. Suzy vive com os pais (Bill Murray e Frances McDormand) e não se cansa de espiar o horizonte com binóculos. Há um motivo para isso: a garota planejou uma fuga com Sam. Ao se encontrar, o casal apaixonado vai enfrentar barreiras físicas e emocionais. Com Bruce Willis (94min). 12 anos. Estreou em 12/10/2012. Legendado: DiamondMall 1.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪ NA TERRA DE AMOR E ÓDIO, de Angelina Jolie (In the Land of Blood and Honey, EUA, 2011). Diretora do documentário inédito no Brasil A Place in Time (2007), a estrela Angelina Jolie partiu para um projeto mais ambicioso para estrear na ficção. Ela também assina o roteiro de uma história ocorrida durante a Guerra da Bósnia (1992-1995). Entre outras questões, ela quis abordar as complexas diferenças das etnias nos Bálcãs e retratar o tratamento truculento dado às mulheres pelos inimigos — cerca de 20 000 delas teriam sido estupradas. A iniciativa da realização é oportuna, mas o filme traz apelações como efeito de choque. Outro problema está na indecisão do enredo, que ora pende para o drama de guerra, ora segue o rumo do romance. A ação tem início no promissor encontro do militar sérvio Danijel (Goran Kostic) com a artista muçulmana Ajla (Zana Marjanovic). A seguir, uma bomba detona literalmente a união do casal. Em lados opostos da guerra, eles vão se rever numa situação delicada: Danijel dirige um campo de prisioneiros para onde Ajla é enviada (127min). 14 anos. Estreou em 7/12/2012. Legendado: DiamondMall 3.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪✪ A ORIGEM DOS GUARDIÕES, de Peter Ramsey (Rise of the Guardians, EUA, 2012). A nova animação dos estúdios DreamWorks (de Shrek, Madagascar e Kung Fu Panda, entre outros) traz um grupo formado por Papai Noel, Coelho da Páscoa, Fada do Dente, Sandman e Jack Frost. Esses guardiões têm o dever de zelar pela felicidade das crianças. Mas Pitch, o vilão, quer acabar com a alegria dos protetores fazendo com que a meninada deixe de acreditar na existência deles. Embora alguns desses personagens não sejam familiares à criançada brasileira, a animação traz cenas de ação estupendas realizadas num 3D de qualidade. Só por elas, o programa já vale (97min). Livre. Estreou em 30/11/2012. Dublado: Betim Shopping 1, Big Shopping 3, BH Shopping 6, Boulevard 2, Pampulha Mall 3, Paragem 4, Shopping Estação 1. Dublado, em 3D: BH Shopping 2, Del Rey 2, DiamondMall 5, Minas Shopping 2, Pátio Savassi 4, Shopping Cidade 4, Shopping Estação 2, Shopping Norte 2, Via Shopping 4.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪ OS PENETRAS, de Andrucha Waddington (Brasil, 2012). Uma comédia estrelada por Marcelo Adnet (da MTV) e Eduardo Sterblitch (o Freddie Mercury Prateado do Pânico na TV), dirigida por Andrucha Waddington (Eu Tu Eles) e com roteiro de Marcelo Vindicatto (O Palhaço). Parece promissor. Mas não é o que ocorre com este filme muito bem produzido pela afiada Conspiração Filmes. Além da total falta de graça, o humor misógino só apresenta mulheres oportunistas e infiéis — a exceção está na personagem de Andrea Beltrão, em breve aparição. Adnet e Sterblitch, excelentes humoristas, são mestres do improviso e aqui ficam presos a um roteiro limitado de boas ideias. Na trama, o ingênuo e certinho Beto (Sterblitch) quer reconquistar a amada, Laura (Mariana Ximenes), mas, sem chance, decide se suicidar. É salvo por Marco Polo (Adnet), um malandro carioca que vive de dar golpes com a ajuda de um motorista (Stepan Nercessian). Beto implora ao novo amigo que procure sua ex e tente uma reaproximação entre eles. Acontece que, ao conhecer Laura, Marco Polo também se apaixona pela loira. A partir daí, o enredo vai mostrar como se dar bem no Rio de Janeiro à custa de truques, mentiras e invasões em festas. Com Luis Gustavo, Miele e Susana Vieira (100min). Estreou em 30/11/2012. Big Shopping 4, Itaú Power 4, BH Shopping 7, Boulevard 5, Del Rey 6, DiamondMall 1, Minas Shopping 4, Pampulha Mall 4, Pátio Savassi 5, Shopping Cidade 1, Shopping Estação 6, Shopping Norte 3, Via Shopping 5.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪ QUATRO AMIGAS E UM CASAMENTO, de Leslye Headland (Bachelorette, EUA, 2012). O sucesso de Se Beber, Não Case! foi tanto que agora existe até a versão de saias da comédia. No lugar de homens em farras etílicas, entram mulheres carentes à procura de sexo. Na trama, a gorducha Becky (Rebel Wilson, também no elenco de A Escolha Perfeita) deixou suas três amigas do colégio perplexas. Longe de ser um símbolo de beleza, ela fisgou um bonitão e vai se casar. Convida, então, para ser madrinhas as amigas Regan (Kirsten Dunst), Gena (Lizzy Caplan) e Katie (Isla Fisher). O trio se reencontra em Nova York. Inconformadas de ainda estarem solteiras, elas decidem aprontar na festinha de despedida contratando um go-go boy. Para piorar, rasgam, sem querer, o vestido da noiva. Perambulando por Manhattan em busca de uma costureira, as jovens vão aproveitar para soltar a franga. E dá-lhe vulgaridades travestidas de humor em cenas patéticas protagonizadas pelas talentosas Kirsten (Melancolia) e Isla (Três Vezes Amor). A arrancada na meia hora final e o restante do elenco, que inclui James Marsden (Encantada), salvam a fita de um fiasco maior (87min). 16 anos. Estreou em 7/12/2012. Dublado: Shopping Estação 2. Legendado: BH Shopping 9, Boulevard 4, Paragem 5, Pátio Savassi 5 e 8.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪✪ 7 Dias em Havana, de Benicio Del Toro mais seis diretores (7 Días en La Habana, França, Espanha, 2012). Cuba não é unanimidade. Enquanto uns se encantam com a música e a história da revolução comunista, outros rejeitam a falta de liberdade nesse país parado no tempo. Um projeto para mostrar Havana na visão de sete diretores de nacionalidades distintas mostra-se, portanto, muito atraente. Rodada na capital, a comédia dramática 7 Dias em Havana não disfarça os problemas existentes por lá e tira graça de histórias singelas. Nem todos os episódios, no entanto, passam pelo crivo da qualidade. O ator Benicio Del Toro assina o primeiro conto, ambientado na segunda-feira (os demais transcorrem nos outros dias da semana). Na trama, um jovem ator americano (papel de Josh Hutcherson, de Jogos Vorazes) chega à cidade e, conduzido por um taxista (Vladimir Cruz), termina a noite de forma inesperada num hotel. O argentino Pablo Trapero (Abutres) convidou o cineasta iugoslavo Emir Kusturica para interpretar um diretor bêbado que vai receber um prêmio num festival. Também agrada o humor silencioso do palestino Elia Suleiman (Intervenção Divina). No papel de si mesmo, ele tenta entrevistar Fidel, sempre voltado a seus intermináveis discursos à nação. Tanto o cubano Juan Carlos Tabío (Morango e Chocolate) quanto o francês Laurent Cantet (Entre os Muros da Escola) nortearam sua narrativa para as limitações financeiras do povo e a solidariedade dos vizinhos. Pelo lado novelesco, revela-se inferior a história do espanhol Julio Medem (Lúcia e o Sexo) a respeito de uma cantora (a fraca Melvis Estévez) indecisa quanto a ficar com o namorado brucutu ou partir para a Europa com um empresário espanhol (Daniel Brühl). O franco-argentino Gaspar Noé (Irreversível) também destoa do conjunto ao apresentar um ritual de purificação de uma garota flagrada na cama pelo pai com outra mulher. Apesar de respeitosos, os cineastas, em sua maioria, não deixaram a porção crítica de lado. Seja da maneira implícita e sagaz de Suleiman, seja do jeito, digamos, turístico de Del Toro, Cuba surge suja e decadente, entre apagões e falta d'água — movida, contudo, pela energia de uma população entregue nas mãos da Virgem Maria e de Oxum, conforme revela o derradeiro curta, de Laurent Cantet (129min). Estreou em 7/12/12. Belas Artes 1.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪ A SOMBRA DO INIMIGO, de Rob Cohen (EUA, 2012). Policial. Diretor de Velozes e Furiosos, Rob Cohen assina um de seus piores trabalhos. Além do protagonista canastrão (Tyler Perry), o filme traz um apanhado mal-ajambrado dos filmes policiais num roteiro alinhavado com clichês. A história enfoca o cotidiano da dupla de investigadores Alex Cross (Perry) e Tommy Kane (Edward Burns), que está às voltas com o escabroso assassinato de uma ricaça de origem asiática. Segue-se, então, a mesmice. Por trás do crime está um psicopata insano, interpretado por Matthew Fox. Não dá outra: o malucão vai atrás do tira, descobre que a mulher dele está grávida e... adivinhou o que vem depois? Talvez a única novidade de uma fita de originalidade zero esteja na transformação de Matthew Fox. Ele exagera nos olhares arregalados, e, magérrimo e malhadíssimo, faz um personagem que nada lembra Jack, o protagonista do seriado Lost (101min). 14 anos. Estreou em 7/12/2012. Dublado: Big Shopping 2, Minas Shopping 2, Shopping Norte 4. Legendado: BH Shopping 6, Minas Shopping 2, Pátio Savassi 2, Shopping Cidade 6.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪ A ÚLTIMA CASA DA RUA, de Mark Tonderai (House at the End of the Street, EUA/Canadá, 2012). A médica Sarah (Elisabeth Shue) muda com a filha, Elissa (Jennifer Lawrence, de Jogos Vorazes), para uma casa cuja residência vizinha foi palco de duplo homicídio. Lá, uma menina com problemas mentais matou os pais alguns anos antes e sumiu do mapa. A surpresa é grande quando elas descobrem que Ryan (Max Thieriot), filho mais velho do casal, ocupou o lugar. Elissa se aproxima do rapaz na intenção de fazer novas amizades. Encontra um sujeito tímido, infeliz e carente. Por trás da docilidade, porém, Ryan esconde um segredo. O diretor segue a cartilha do suspense conseguindo manter a tensão do início ao fim. É pouco, porém, para livrar o roteiro da previsibilidade (101min). 14 anos. Estreou em 7/12/2012. Dublado: Shopping Cidade 3. Legendado: Itaú Power 5, BH Shopping 10, Pátio Savassi 8, Via Shopping 1.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪ UM VERÃO ESCALDANTE, de Philippe Garrel (Un Étè Brûlant, França, Suíça, Itália, 2011) Se Amantes Constantes (2005), embora longo, marcou um bom momento na carreira do diretor francês, seu filme seguinte, o arrastado A Fronteira da Alvorada (2008), conseguiu irritar pela pretensão. O mesmo ocorre em seu novo drama. Entre os problemas, estão a escolha do elenco e as apáticas atuações. De onde Philippe Garrel tirou que Louis Garrel, seu filho, tem química com Monica Bellucci? Além disso, o título cai na tapeação. Não há nada de escaldante numa história anêmica, sem charme nem erotismo. Descabelado como sempre, Louis Garrel interpreta o artista plástico Frédéric. Francês bon-vivant, ele é casado com a atriz Angele (Monica Bellucci) e se divide entre Roma e Paris. Paul (Jérôme Robart), um tipo mais humilde e figurante de cinema, fica amigo de Frédéric e, convidado a passar uma temporada com o casal na capital italiana, leva junto sua namorada, papel de Céline Sallette (95min). 16 anos. Estreou em 1º/06/2012. Cine CentoeQuatro.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪✪ 007 — OPERAÇÃO SKYFALL, de Sam Mendes (Skyfall, 2012). Dos três filmes com Daniel Craig no papel de James Bond, este é o melhor. Há várias surpresas indicando suas qualidades, a começar pela direção esfuziante de Sam Mendes, um ci­neas­ta mais afeito a dramas, a exemplo do premiado Beleza Americana (1999). A trama, simples e básica, vem recheada de diálogos saborosos, sobretudo no primeiro confronto entre Bond e o vilão interpretado com muito gosto por Javier Bardem — há uma história sobre ratos aprisionados desde já antológica. Embora com fotogênicas locações em Istambul e Xangai, o enredo concentra-se em Londres, sede do MI6, o órgão britânico de inteligência. A aventura tem início em Istambul no momento em que o agente 007 persegue um bandido (papel do sueco Ola Rapace) de posse de uma lista com nomes de terroristas. A agente Eve (Naomie Harris) ajuda o colega na missão e, mesmo sem ter o vilão na mira, recebe ordem da chefe M (Judi Dench) para atirar. A bala, contudo, atinge Bond. Dado como morto, ele ressurge tempos depois na capital inglesa, para surpresa de M, e, persistente, vai atrás do homem que estaria por trás do terrorismo internacional. Com Albert Finney e Ralph Fiennes (143min). 16 anos. Estreou em 26/10/2012. Legendado: BH Shopping 10.+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

Cotações | Péssimo ← | Fraco ✪ | Regular ✪✪ | Bom ✪✪✪ | Muito bom ✪✪✪✪ | Excelente ✪✪✪✪✪

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE