Cinema

Cinema: programação para os dias 21 a 27 de junho

- Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

Adeus, Minha Rainha: Léa Seydoux é o encanto do longa francês

PRÉ-ESTREIAS

Guerra Mundial Z

Na ficção científica do diretor de 007 - Quantum of Solace, Brad Pitt interpreta Gerry Lane. Esse repórter vai atender a um pedido das Nações Unidas e tentar impedir uma catástrofe na Terra quando o mundo é invadido por zumbis. Direção: Marc Forster (World War Z, EUA, 2013, 116min).

Dublado: Via Shopping 2.

Dublado, em 3D: Itaú Power 6, BH Shopping 1,Minas Shopping 2, Shopping Cidade 4.

Legendado: Paragem 4.

Legendado, em 3D: Boulevard 6, Del Rey 1, DiamondMall 5, Pátio Savassi 3, Shopping Estação 2.

O Homem que Ri

Nesta adaptação do romance de Victor Hugo, o órfão Gwynplaine traz no rosto uma curiosa cicatriz em forma de sorriso. Para ganhar dinheiro, ele decide fazer um espetáculo pelas estradas ao lado da amiga Déa, que é cega. Ao ganhar fama, o garoto se distancia dela e de outros amigos. Direção: Jean-Pierre Améris (L'Homme qui Rit, França, 2012, 95min).

Belas Artes 3, Ponteio 2.

ESTREIAS

✪✪ Minha Mãe É uma Peça

O espetáculo homônimo, estrelado e criado em 2006 por Paulo Gustavo (leia entrevista com o humorista na pág. 80), foi transformado numa divertida comédia. O monólogo ganha aqui personagens e novas situações. Embora o roteiro seja simples e episódico, o humor negro e o elegante escracho do humorista garantem a diversão. Paulo Gustavo faz uma homenagem em forma de caricatura a sua mãe, Dona Hermínia. No enredo, essa aposentada superprotetora e sem papas na língua tem três filhos - o primogênito mora longe de Niterói. Com ela, vivem a gorducha Marcelina (Mariana Xavier) e o gay Juliano (Rodrigo Pandolfo). Quando descobre que os dois preferem viver com o pai (Herson Capri) e a madrasta dondoca (um papel sob medida para Ingrid Guimarães), a mãe sai de casa e vai passar uma temporada com a tia, interpretada por Suely Franco. Direção: André Pellenz (Brasil, 2013, 85min). 12 anos. Estreou em 21/6/2013.

Betim Shopping 1, Big Shopping 1, Itaú Power 1, BH Shopping 3 e 4 , Boulevard 1, Del Rey 6, DiamondMall 2 e 6, Minas Shopping 5, Pampulha 4, Paragem 5, Pátio Savassi 7, Shopping Cidade 3, Shopping Estação 4, Shopping Norte 5, Via Shopping 3.

✪✪✪ Singularidades de uma Rapariga Loura

Aos 102 anos de idade, o mais antigo cineasta em atividade no mundo não para. Oliveira começou a filmar na década de 30 e hoje contabiliza mais de cinquenta trabalhos, entre ficções e documentários, sejam longas, sejam curtas-metragens. Algumas produções são penosas de ver, a exemplo de A Carta (1999) e Palavra e Utopia (2000). Mas há joias como Viagem ao Princípio do Mundo (1997) e Um Filme Falado (2003). Rodado em 2009, Singularidades de uma Rapariga Loura encaixa-se, felizmente, no segundo grupo. O cinema de Oliveira tem um tempo próprio, sem pressa, assim como a pacata cidade de Lisboa, palco desta adaptação do conto de Eça de Queiroz. O foco da história recai sobre a paixão avassaladora de Macário (papel de Ricardo Trêpa, neto do realizador) por uma desconhecida. O rapaz, que vive com o tio Francisco (Diogo Dória) e trabalha como contador na loja de roupas dele, fica obcecado pela beleza e graça da jovem vizinha Luísa (Catarina Wallenstein). Sem pensar duas vezes, Macário decide pedir a loira em casamento. Francisco, seu possessivo parente-patrão, é radicalmente contra e, por isso, expulsa o sobrinho de casa. Oliveira respeitou a duração de um conto e, assim, fez um conciso filme de uma hora. Direção: Manoel de Oliveira (Portugal/França/Espanha, 2009, 64min). 14 anos. Estreou em 13/6/2013.

DiamondMall 4.

✪✪✪✪ Universidade Monstros

+ Após derrapadas, Pixar faz bonito em Universidade Monstros

Dublado: Betim Shopping 3, Big Shopping 4, Itaú Power 3, BH Shopping 5 e 8, Boulevard 3, Del Rey 4, DiamondMall 1, Minas Shopping 6, Pampulha Mall 3, Paragem 2, Pátio Savassi 5, Shopping Cidade 6, Shopping Estação 1, Shopping Norte 4, Via Shopping 1.

Dublado, em 3D: Big Shopping 5, Itaú Power 5, BH Shopping 2, Boulevard 1, Del Rey 2, DiamondMall 5, Minas Shopping 1, Pampulha Mall 6, Paragem 1, Pátio Savassi 6, Shopping Cidade 5, Shopping Estação 3, Shopping Norte 1, Via Shopping 4. Legendado, em 3D: Pátio Savassi 6.

EM CARTAZ

✪✪✪ Além da Escuridão - Star Trek

O diretor J.J. Abrams, que revigorou a cinessérie Star Trek no filme homônimo de 2009, volta a pilotar o novo episódio da ficção científica. Se antes ele reverenciava o seriado da década de 60 com atmosfera retrô e piadinhas referenciais, aqui vai fundo na ação e nos efeitos visuais, o que torna o programa não restrito apenas aos fãs. A história segue uma narrativa ágil, sobretudo porque a atuação do vilão, interpretado pelo inglês Benedict Cumberbatch, é magnética. Na trama, o capitão Kirk (papel de Chris Pine) adianta-se para ir atrás de John Harrison (Cumberbatch), um agente rebelde da Federação, responsável por um ataque terrorista à sede da Tropa Estelar, em Londres. Kirk, Sr. Spock (Zachary Quinto) e a equipe da Enterprise rumam ao planeta Kronos, onde está o inimigo. Direção: J.J. Abrams (Star Trek Into Darkness, EUA, 2013, 132min). 12 anos. Estreou em 14/6/2013.

Dublado: Betim Shopping 2, Itaú Power 3, BH Shopping 10, Del Rey 7, Shopping Cidade 8.

Dublado, em 3D: Big Shopping 5, Itaú Power 6, Boulevard 6, Del Rey 1, Minas Shopping 2, Pampulha Mall 6, Paragem 1, Shopping Cidade 4, Shopping Estação 2, Shopping Norte 1, Via Shopping 4.

Legendado: DiamondMall 3, Pátio Savassi 2.

Legendado, em 3D: Itaú Power 6, BH Shopping 1, Boulevard 6, Del Rey 1, Minas Shopping 2, Paragem 1, Shopping Cidade 4, Via Shopping 4.

✪✪✪ Além do Arco-Íris

De tanto sonhar com o príncipe encantado, a avoada Laura (papel de Agathe Bonitzer) acaba encontrando um tipão à altura de suas fantasias no compositor Sandro (Arthur Dupont). Antes de trocar uma única palavra com ele, apaixona-se. No dia seguinte, eles se encontram ao acaso e vivem felizes para sempre... ou quase isso. O tal "final feliz" revela-se apenas o início de uma comédia dramática que parece feita para ironizar a magia dos contos de fadas. Agnès Jaoui, diretora francesa do simpático O Gosto dos Outros (2000), vai um pouco mais longe e extrai dessa premissa apenas engraçadinha uma crônica que confronta as expectativas dos personagens diante da realidade. O roteiro ainda abre frestas para mostrar o cotidiano de Marianne (a própria cineasta), a tia quarentona de Laura, e o pai de Sandro (Jean-Pierre Bacri), convicto de que morrerá em poucos dias. Os planos desses personagens quase nunca vão para a frente. E são justamente essas incertezas, por vezes assustadoras, que tornam suas histórias tão verdadeiras. Direção: Agnès Jaoui (Au Bout du Conte, França, 2013, 112min). 12 anos. Estreou em 7/6/2013.

Belas Artes 2.

✪✪✪ Antes da Meia-Noite

Nas primeiras cenas da continuação de Antes do Amanhecer (1995) e Antes do Pôr do Sol (2004), o diretor Richard Linklater encerra o mistério: sim, a complicada história de Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy), que se apaixonaram em Viena e, nove anos depois, se encontraram brevemente em Paris, terminou bem. No drama romântico, eles estão casados, são pais de duas menininhas gêmeas adoráveis e se estabeleceram na França, onde levam uma vida confortável. Ou quase isso. Sem as ilusões dos filmes anteriores, o cineasta desta vez resolveu inverter as expectativas do público e flagrar o matrimônio como ele é: com rusgas banais, desencanto, frustrações, segredos e muita lavagem de roupa suja. As fissuras no casamento começam a aparecer quando, de férias na Grécia, Jesse passa a se ressentir da decisão de viver longe do filho adolescente, que mora com a ex-mulher dele em Chicago, nos Estados Unidos. Celine, por sua vez, sente-se cada vez mais pressionada a abandonar seus sonhos profissionais para ceder aos desejos do marido. Mesmo ao repetir rigorosamente o formato dos outros longas da série, com diálogos quilométricos escritos em parceria com Hawke e Julie, Linklater surpreende ao evitar o sentimentalismo e pôr às claras as crises cotidianas que assombram até as melhores famílias. Direção: Richard Linklater (Before Midnight, EUA, 2013, 108min). 12 anos. Estreou em 14/6/2013.

Paragem 3, Ponteio 3.

✪ Depois da Terra

O tino de Will Smith para escolher papéis em superproduções acima da média deixou o astro na mão justamente num de seus projetos mais pessoais. Além de contracenar com o filho, Jaden, de 14 anos, o ator criou o argumento e coproduziu (ao lado da esposa, Jada Pinkett) uma ficção científica "família", sobre a relação entre um pai rigoroso e um garoto esforçado. A seu pedido, foi contratado o diretor M. Night Shyamalan, que não acerta a mão faz muito tempo. O projeto é dos mais equivocados. Will vive o general turrão Cypher Raige, cuja nave cai no planeta Terra, destruído após uma série de catástrofes. Ferido no desastre, o herói guiará o filhão Kitai (Jaden) na busca por um sinalizador. Nem o carisma de Will salva a matinê aborrecida, com jeitão de videogame datado. Direção: M. Night Shyamalan (After Earth, EUA, 2013, 100min). 12 anos. Estreou em 7/6/2013.

Dublado: Big Shopping 3, Itaú Power 2, BH Shopping 10, Minas Shopping 3, Pampulha Mall 2, Shopping Cidade 2, Shopping Estação 6, Shopping Norte 4, Via Shopping 5.

Legendado: Boulevard 4, Del Rey 5, DiamondMall 3, Paragem 3, Pátio Savassi 1, Shopping Estação 6.

✪✪✪ Elena

Entre os tantos caminhos abertos pelo documentário brasileiro, poucos oferecem tantas armadilhas quanto o do registro em primeira pessoa. Como transformar, por exemplo, uma tragédia íntima em um filme abrangente? A diretora mineira Petra Costa, de 29 anos, passa no teste em seu longa de estreia. A cineasta foi a Nova York para repetir uma viagem feita no fim da década de 80 pela irmã mais velha, Elena - na época, ela queria tentar a sorte como atriz. Não convém revelar quando ou como Elena morreu; afinal, quanto menos se sabe, maior o impacto. Apesar dos cacoetes de fitas de arte, Petra usa um rico acervo de imagens para compartilhar com o público a dor da perda. Direção: Petra Costa (Brasil, 2011, 82min). 12 anos. Estreou em 10/5/2013.

Belas Artes 3.

✪✪✪ Faroeste Caboclo

Para ouvir os nove minutos de Faroeste Caboclo, um dos hits dos anos 80, o espectador terá de esperar até os créditos finais. Antes disso, o cineasta transforma a saga da banda Legião Urbana num drama violento, vibrante e tecnicamente impecável. Na trama, o migrante João de Santo Cristo (Fabrício Boliveira, ótimo) vai tentar a vida em Brasília, onde vende drogas, se apaixona por Maria Lúcia (Isis Valverde) e provoca o traficante Jeremias, papel de Felipe Abib. Direção: René Sampaio (Brasil, 2013, 105min). 16 anos. Estreou em 30/5/2013.

Big Shopping 2, Itaú Power 4, BH Shopping 9, Boulevard 3, Del Rey 7, Minas Shopping 4, Pátio Savassi 8, Ponteio 2, Shopping Cidade 1, Shopping Estação 2, Shopping Norte 3.

✪✪ O Grande Gatsby

Depois de Moulin Rouge (2001), o diretor australiano Baz Luhrmann volta a aplicar sua marca muito particular na adaptação de um clássico. Do hip-hop na trilha sonora aos tiques de videoclipe, sua versão do livro de F. Scott Fitzgerald, publicado pela primeira vez em 1925, vem recheado de firulas para transformar o drama romântico em espetáculo pop. A experiência, contudo, não dá liga e resulta desconjuntada, como se o cineasta tentasse unir à força dois filmes - um mais literário, repleto de piscadelas para a obra original, o outro carnavalesco e barulhento. Em 1922, o milionário Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio), conhecido por organizar festas agitadas em sua mansão em Long Island, revela um segredo ao vizinho Nick Carraway (Tobey Maguire, também narrador da trama): está apaixonado pela prima dele, Daisy Buchanan (Carey Mulligan), que conheceu cinco anos antes. Apesar de saber que ela é casada, Gatsby está disposto a conquistá-la. A gritante recriação em 3D produz uma ou outra cena de impacto, mas a emoção e a densidade psicológica dos personagens ficam em segundo plano. Direção: Baz Luhrmann (The Great Gatsby, EUA, 2013, 140min). 14 anos. Estreou em 7/6/2013.

Legendado: Pátio Savassi 3, Ponteio 2.

Legendado, em 3D: DiamondMall 5, Ponteio 1.

✪✪ Um Golpe Perfeito

Especialista em autenticar obras de arte, Harry Deane (Colin Firth) está cansado de seu patrão, o execrável Lione Shahbandar (Alan Rickman). De tanto ser espezinhado por esse magnata das comunicações de Londres, Deane, em colaboração com um falsificador de telas (papel de Tom Courtenay), decide dar um golpe no chefe. De comum acordo com uma cowgirl texana (Cameron Diaz), ele vai comprovar que um falso Monet, vendido por ela, é verdadeiro. A dupla, porém, não contava com a esperteza do comprador. Refilmagem de Como Possuir Lissu (1966), a comédia não tem a graça de antes, mas, hábil nas trapalhadas do personagem, o charmoso Colin Firth se dá bem. Direção: Michael Hoffman (Gambit, EUA, 2012, 89min). 14 anos. Estreou em 14/6/2013.

Boulevard 4, Shopping Cidade 8.

✪✪✪ Killer Joe - Matador de Aluguel

Diretor de Operação França (1971) e O Exorcista (1973), William Friedkin está com 77 anos e ainda manda ver no quesito ousadia. Esta adaptação de uma peça teatral é um exemplo de sua coragem para expor, cruelmente, o lado mais sórdido do ser humano. No drama de erros, o jovem Chris Smith (Emile Hirsch) está devendo a traficantes e, de comum acordo com seu pai (Thomas Haden Church), contrata o policial Joe Cooper (Matthew McConaughey, em fabulosa atuação) para assassinar sua mãe. A ideia é repartir o dinheiro do seguro de vida dela. Joe faz o serviço, mas não recebe o pagamento. Em troca, exige tirar a virgindade de Dottie (Juno Temple), a pura irmãzinha de Chris. Violência explícita e algumas cenas chocantes fazem parte do programa. Com Gina Gershon. Direção: William Friedkin. (Killer Joe, EUA, 2011, 102min). 18 anos. Estreou em 8/3/2013.

Cine Centoequatro.

✪✪ Mundo Invisível

Na Avenida Paulista, dois homens tentam bater um papo, mas são interrompidos todo o tempo pelo barulhinho irritante de seus celulares. Para prosear em paz, tomam uma providência: telefonam um para o outro. A partir dessa ideia, com um quê de anedota, o português Manoel de Oliveira dirigiu o segmento mais gracioso do filme coletivo, idealizado por Leon Cakoff (1948-2011) e Renata de Almeida, da Mostra Internacional de Cinema. Mais onze cineastas foram convidados a participar do projeto sobre invisibilidade, tema sugerido pelo jornalista e apresentador Serginho Groisman. O grego Theo Angelopoulos retratou a pregação de um pastor numa estação de metrô de São Paulo. Laís Bodanzky, no mais redondinho dos episódios, preferiu refletir sobre o ofício dos atores, no formato documental. São exceções no drama, infelizmente. Realizadores como Atom Egoyan e Wim Wenders experimentam timidamente, sem deixar lembranças. Direção: Theo Angelopoulos, Wim Wenders e mais dez diretores (Brasil, 2012, 93min). 12 anos. Estreou em 7/6/2013.

Belas Artes 3.

✪✪✪ Na Neblina

Os documentários que o bielorrusso Sergei Loznitsa realizou antes de Minha Felicidade (2010), seu primeiro longa de ficção, foram decisivos para sua formação de cineasta. Na Neblina, um austero drama de guerra cujo roteiro é uma adaptação do livro de seu conterrâneo Vasili Bykov, combina à perfeição com um registro da realidade da Bielorrússia de 1942. Com fotografia de cores esmaecidas e recriação de época detalhista, a trama centra-se em dois personagens. Amigos desde a infância, Shushenya e Burov (papéis de Vladimir Svirsky e Vladislav Abashin) tomaram lados opostos nos conflitos. Shushenya juntou-se aos alemães e foi considerado um traidor. Partidário da resistência à ocupação nazista naquele país, Burov o encontra na intenção de matá-lo. O enredo, contudo, reserva algumas surpresas e volta no tempo para explicar os motivos da ruptura entre esses vizinhos. Para o diretor, não há quem esteja certo ou errado em sua dura visão de uma guerra sem nenhum resquício de solidariedade. E o fabuloso ator Vladimir Svirsky traduz apenas no olhar a tristeza infinita de uma situação-limite. Direção: Sergei Loznitsa (In the Fog, Alemanha/Rússia/Bielorrússia/Letônia, 2012, 127min). 14 anos.

Pátio Savassi 2.

✪✪ Odeio o Dia dos Namorados

A combinação de humor e romantismo, muito bem-aceita pelo público em De Pernas pro Ar 2, ganha um repeteco na comédia. Heloísa Périssé interpreta o papel da mulher prática, independente e que coloca o trabalho acima de qualquer outro compromisso. Em matéria de frieza, a publicitária Débora Ferrão revela-se ainda mais intratável: ela espezinha os funcionários, detesta declarações de amor e rejeita o pedido de casamento do namorado de adolescência (papel de Daniel Boaventura). A personagem tem a chance de rever esse estilo de vida casca-grossa quando sofre um acidente de trânsito e recebe a visita do fantasma de um amigo gay (o divertido Marcelo Saback). Com um quê de fábula, o roteiro acerta ao deixar de lado as piadas escrachadas e optar por uma narrativa mais leve, para toda a família. Nada que justifique, contudo, um desenrolar tão previsível. Direção: Roberto Santucci (Brasil, 2013, 95min). 14 anos. Estreou em 7/6/2013.

BH Shopping 5, Del Rey 4, Minas Shopping 6, Pampulha Mall 5, Shopping Cidade 6, Via Shopping 1.

✪✪ Se Beber, Não Case! - Parte 3

Depois de uma continuação repetitiva, o diretor Todd Phillips sai do automático no terceiro (e, ele garante, último) capítulo da comédia. Só faltou... graça. É acertada, porém, a decisão de promover o personagem barbudo Alan, interpretado pelo hilariante Zach Galifianakis, a protagonista absoluto da história. As divertidas sandices do quarentão agora preocupam os amigos Phil (Bradley Cooper), Stu (Ed Helms) e Doug (Justin Bartha), que aceitam levá-lo de carro a uma clínica psiquiátrica. No caminho para Tijuana, no México, são atacados por uma gangue liderada por um chefão do tráfico (John Goodman). O bandido os obriga a encontrar o encrenqueiro Sr. Chow (Ken Jeong), escondido em Las Vegas. Apelando para referências excessivas aos capítulos anteriores, o cineasta volta a pregar mil e uma surpresas infantis nos personagens. Para o público, fica a sensação de déjà vu. Direção: Todd Phillips (The Hangover Part 3, EUA, 2013, 100min). 14 anos. Estreou em 30/5/2013.

Dublado: Big Shopping 4, Itaú Power 2, Del Rey 5, Minas Shopping 4, Pampulha Mall 5, Shopping Cidade 7, Shopping Estação 5, Shopping Norte 2, Via Shopping 5.

Legendado: BH Shopping 2 e 7, Boulevard 5, DiamondMall 4, Paragem 4, Pátio Savassi 1 e 4.

✪✪ Velozes & Furiosos 6

Tal como nas fitas de espionagem do agente James Bond, os personagens marombados vivem aventuras e acumulam milhas aéreas em uma volta ao mundo com escalas nas Ilhas Canárias, em Londres, na Rússia... Tanto investimento em cenários turísticos, contudo, não ajuda a engatar uma historinha de ação digna de ferro-velho hollywoodiano. Depois de surrupiar 100 milhões de dólares no Brasil, a gangue liderada por Dom Toretto (Vin Diesel) e Brian O'Conner (Paul Walker) quer se regenerar. Aceita, então, o desafio de desmontar uma organização de motoristas mercenários. Para os fãs da franquia, os rachas espetaculares ainda provocam vertigem. Direção: Justin Lin (Fast & Furious 6, EUA, 2013, 130min). 14 anos. Estreou em 24/5/2013.

Dublado: Betim Shopping 2, Big Shopping 2, Itaú Power 4, BH Shopping 6, Del Rey 3, Minas Shopping 3, Pampulha Mall 1, Shopping Cidade 1, Shopping Estação 5, Shopping Norte 3, Via Shopping 2.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE