Cinema

Cinema: programação para os dias 22 a 28 de março

- Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

Marat Descartes interpreta um ator paulistano que luta para sobreviver na comédia dramática Super Nada: estreia do Cine Centoequatro

PRÉ-ESTREIAS

G.I. JOE - RETALIAÇÃO, de Jon M. Chu (G.I. Joe: Retaliation, EUA, 2013). Na continuação da fita de ação de 2009, os integrantes do grupo de elite militar têm de lidar com uma nova ameaça. Além do inimigo Cobra, eles precisam localizar adversários dentro do próprio governo americano. Com Bruce Willis, Dwayne Johnson e Channing Tatum (110min). Dublado: Betim Shopping 1, Big Shopping 2, Itaú Power 3, Minas Shopping 6, Shopping Cidade 3, Via Shopping 3. Dublado, em 3D: Del Rey 2 e 4, Shopping Estação 2, Shopping Norte 2. Legendado: BH Shopping 9, Boulevard 5, DiamondMall 6, Minas Shopping 3, Paragem 3, Pátio Savassi 4. Legendado, em 3D: Shopping Estação 2.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

SEJAM MUITO BEM-VINDOS, de Jean Becker (Bienvenue Parmi Nous, França, 2012). Drama. Aos 62 anos, o pintor Taillandier (Patrick Chesnais) se abateu por causa de uma depressão. Sem avisar a mulher (Miou-Miou), ele parte numa viagem com um propósito em mente. Tudo muda, porém, quando ele dá carona para uma adolescente (Jeanne Lambert) que fugiu de casa (92min). Belas Artes 2.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

O ÚLTIMO ELVIS, de Armando Bo (El Último Elvis, Argentina, 2012). No drama argentino, Carlos Gutiérrez (papel de John McInerny), de 41 anos, é operário de uma fábrica, está separado da mulher e tem uma filha. Nas horas vagas, apresenta-se em casamentos e asilos cantando as músicas de Elvis Presley. Carlos não só se veste como o Rei do Rock como tem certeza de que é o próprio (91min). Belas Artes 3.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

ESTREIAS

✪✪✪ OS CROODS, de Kirk De Micco e Chris Sanders (The Croods, EUA, 2013). Na animação, a jovenzinha Eep conta que todas as famílias da pré-história foram dizimadas. Só restaram os Croods, o clã do qual ela faz parte e cujo pai, Grug, raciociona com a força dos músculos. Completam o grupo sua mãe, a avó materna, o medroso irmão Tunk e a bebê troglodita Sandy. Eep acredita que seu universo não se resume à caverna onde eles se escondem. Para confirmar a tese, surge o mocinho Guy, um tipo descolado que, entre outras "modernidades", sabe fazer fogo. Resistente a qualquer tipo de aventura fora de seus domínios, Grug se vê obrigado a partir. Daí em diante, ele os parentes descobrem um admirável mundo novo. Nesta mais recente trama do diretor de Como Treinar Seu Dragão, não há compromisso com a realidade histórica, e sim com a ação incessante e o bom humor (98min). Livre. Estreou em 22/3/2013. Dublado: Betim Shopping 3, Itaú Power 1, Boulevard 2 e 4, Del Rey 6, DiamondMall 1, Minas Shopping 5, Pampulha Mall 3, Paragem 4, Pátio Savassi 7, Shopping Cidade 7, Shopping Estação 6. Dublado, em 3D: Big Shopping 5, Itaú Power 6, BH Shopping 1 e 2, Del Rey 1, DiamondMall 5, Minas Shopping 1, Pampulha Mall 6, Paragem 1, Pátio Savassi 5 e 6, Ponteio 3, Shopping Cidade 4, Shopping Estação 3, Shop­ping Norte 1, Via Shopping 1 e 4. Legendado: BH Shopping 8. Legendado, em 3D: BH Shopping 1, Pátio Savassi 5.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪ DEPOIS DE LÚCIA, de Michel Franco (Después de Lucía, México/França, 2012). Premiado na mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes, o drama mexicano toca fundo um tema da moda: o bullying. A forma escolhida pelo diretor, em seu segundo longa-metragem, é a do realismo extremamente cruel. Por isso, prepare-se para sair da sessão bastante incomodado. Depois de perder a mãe num acidente e ainda fragilizada pelo luto, Alejandra (Tessa Ia), de 15 anos, acompanhada do pai, muda-se de Puerto Vallarta para a Cidade do México. A princípio, é bem recebida numa rodinha de amigos. Tudo muda, porém, após Alejandra transar com um colega e um vídeo com as cenas de sexo ser espalhado entre os estudantes. A partir daí, a adolescente vira vítima de humilhações e agressões. Pena que o diretor entregue papéis importantes a intérpretes não profissionais. Isso acaba enfraquecendo a proposta e expondo a instabilidade do roteiro (103min). 14 anos. Estreou em 22/3/2013. Belas Artes 1.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪ O Exercício do Poder, de Pierre Schöeller (L'Exercice de L'Etat, França, 2011). Um acidente de ônibus faz treze vítimas pondo na berlinda o ministro dos Transportes da França Bertrand Saint-Jean (Olivier Gourmet). Sofrendo pressão da imprensa sobre o caso, ele ainda precisa decidir se privatiza ou não as estações ferroviárias sem que sua imagem seja prejudicada. Os bastidores da política alheia já não são assunto de fácil assimilação. O diretor e roteirista Pierre Schöeller também não torna mais sensível uma trama que envolve situações e personagens frios. Contudo, o elenco, encabeçado pelos grandes atores Olivier Gourmet (de O Filho) e Michael Blanc (Um Homem Meio Esquisito), se mostra afiado (115 min). 16 anos. Estreou em 22/3/2013. Pátio Savassi 8.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪ PARKER, de Taylor Hackford (Par­ker, EUA, 2013). O brucutu inglês Jason Statham, parceiro de Stallone em Os Mercenários, faz sempre o mesmo papel e quase nunca decepciona. Mais conhecido pela cinessérie Carga Explosiva, Statham tem um tipo físico apropriado para fitas de ação e neste thriller cumpre o que promete - mata, leva surras homéricas, revida e atira com elegância. Embora a trama traga exageros e erros de continuidade, mostra-se eficiente no gênero. Statham interpreta Parker, um topa-tudo que, instigado por seu futuro sogro (Nick Nolte), decide participar de um assalto em uma feira no estado de Ohio. Depois do roubo, é traído por seus quatro comparsas e escapa da morte por pouco. Qual seu objetivo? Ir atrás da gangue, que se instalou em Miami para se apropriar de uma fortuna em joias. Jennifer Lopez, que entra no meio da história, está divertida como uma corretora imobiliária à procura de marido, mas é um mero adereço feminino (118min). 14 anos. Estreou em 22/3/2013. Dublado: Shopping Cidade 6, Via Shopping 5. Legendado: BH Shopping 7, Del Rey 3.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪ SUPER NADA, de Rubens Rewald (Brasil, 2012). Marat Descartes, que brilhou nos formidáveis Os Inquilinos e Trabalhar Cansa, também se mete em roubadas. Embora sua interpretação seja, como sempre, empenhada, esta comédia dramática é daqueles equívocos do cinema nacional. O diretor já havia apresentado um trabalho irregular em Corpo (2007) e, aqui, seu roteiro revela-se ainda pior. Descartes interpreta Guto, um ator de São Paulo que se vira como pode para sobreviver: faz testes para publicidade, dublagens e performances no teatro. Quando está sem grana, pede ajuda à mãe (Denise Weinberg). Sua chance de tirar o pé da lama surge no convite de uma produtora de casting. Ela quer que Guto contracene com Zeca (papel do cantor Jair Rodrigues), cujo personagem, Super Nada, faz sucesso há anos na TV. Embora o terço final aponte para um suspense, a história do protagonista não se desenvolve nem chega a lugar algum (94min). 16 anos. Estreou em 22/3/2013. Cine Centoequatro.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

EM CARTAZ

✪✪✪ O AMANTE DA RAINHA, Nikolaj Arcel (En Kongelig Affaera, Dinamarca/Suécia/República Checa, 2012). Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro (perdeu para Amor), este drama traz uma caprichada produção de época para embalar um escândalo ocorrido na corte dinamarquesa no século XVIII. Princesa da Grã-Bretanha, Carolina Matilde (Alicia Vikander) casa-se com Cristiano VII (Mikkel Boe Folsgaard), rei da Dinamarca, em 1766. O matrimônio se consuma desajeitadamente, e ele prefere a companhia de cortesãs. Após o nascimento do filho, o tédio continua reinando no cotidiano de Carolina. Mas sua rotina tende a mudar ao conhecer Johann Struensee (Mads Mikkelsen). Aconselhado por um amigo, esse doutor alemão torna-se médico oficial da corte e percebe estar diante de um monarca de personalidade frágil e considerado insano por seus conselheiros. Muito ligado ao novo amigo, Cristiano acaba aceitando suas sugestões de dar ao povo miserável melhores condições de vida. As mudanças provocam barulho nos bastidores da realeza. Carolina, no entanto, compartilha dos ideais de Struensee e não tarda a virar sua amante. Sem pretensões originais, o diretor Nikolaj Arcel recria um episódio significativo da história de seu país seguindo uma fórmula acadêmica (137min). 14 anos. Estreou em 8/2/2013. Ponteio 2.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪✪✪ AMOR, de Michael Haneke (Amour, França/Alemanha/Áustria, 2012). Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, o drama do diretor de Caché e A Fita Branca também conquistou o Oscar de melhor produção estrangeira. O austríaco Haneke é um cineasta que não faz concessões e gosta de jogar a plateia em turbilhões emocionais por meio de narrativas secas e isentas de sentimentalismo. Em seu novo trabalho, o rea­li­za­dor tem o mérito de trazer à tona uma história de desenrolar triste e arrasador sem deixar a trama cair na monotonia. Simples, a história flagra o cotidiano de um casal de octogenários, George (Jean-Louis Trintignant, magnífico!) e Anne (Emmanuelle Riva). Durante um café da manhã, Anne não esboça nenhuma reação. A partir daí, Haneke usa elipses para mostrar a finitude da personagem após sofrer um derrame. Com Isabelle Hup­pert (127min). 14 anos. Estreou em 18/1/2013. Belas Artes 3.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪✪ ANNA KARENINA, de Joe Wright (Anna Karenina, Inglaterra, 2012). Diretor de Desejo e Reparação (2007), o inglês Joe Wright contou com o roteiro de Tom Stoppard (Shakespeare Apaixonado) para fazer uma original adaptação do romance do russo Leon Tolstoi. O cineasta criou uma encenação de encher os olhos, vencedora do Oscar de melhor figurino, ao misturar teatro e dança num balé cinematográfico único. Tantas firulas visuais, no entanto, acabam comprometendo a força do texto, tornando-o frio. A trama é ambientada na Rússia czarista de 1874. Casada com um aristocrata (Jude Law), Anna Karenina (papel de Keira Knightley) mora em São Petersburgo e, numa viagem a Moscou, conhece o conde Vronski (Aaron Taylor-Johnson), oficial da cavalaria. A paixão arrebatadora dos amantes vai criar conflitos em casa e aos olhos da sociedade (129min). 14 anos. Estreou em 15/3/2013. BH Shopping 9, Boulevard 5, Pátio Savassi 2, Ponteio 1.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪✪✪ AS AVENTURAS DE PI, de Ang Lee (Life of Pi, EUA/China, 2012). Realizador de O Segredo de Brokeback Mountain, o taiwanês Ang Lee levou o Oscar de melhor diretor por esta encantadora adaptação do livro A Vida de Pi, do canadense Yann Martel. A beleza da aventura dramática não está só no enredo, que envolve a fé e o poder divino. Concentra-se, sobretudo, em imagens deslumbrantes - o filme ainda levou os troféus de melhor fotografia, efeitos vi­suais e trilha sonora. Nos dias de hoje, Pi, já na meia-idade (Irrfan Khan), relembra sua infância e adolescência para um escritor. Ele vivia na cidade de Pondicherry, no sudeste da Índia, com os pais e o irmão mais velho. Dona de um zoo­lógico, a família decidiu se mudar para o Canadá. Pi (agora na pele do irregular Suraj Sharma), porém, será colocado numa situa­ção-limite. Sem ir muito adiante na história, seu objetivo consistia em sobreviver num bote na companhia de um tigre-de-bengala (127min). 10 anos. Estreou em 21/12/2012. Dublado: Big Shopping 4.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪ A BUSCA, de Luciano Moura (Brasil, 2012). Antes chamado A Cadeira do Pai, o longa-metragem de estreia de Luciano Moura traz uma competente produção da 02. E, mais uma vez, Wagner Moura acaba sendo a melhor atração neste drama familiar formulaico, escrito por Elena Soarez, também roteirista de Xingu. A base é simples. Na pele do médico Theo, Moura tem uma violenta discussão com o filho de 15 anos, interpretado por Brás Moreau Antunes (filho do compositor Arnaldo Antunes). No dia seguinte, o garoto desaparece alegando uma viagem com um amigo. Theo, que está em via de se separar da mulher (Mariana Lima), empreende uma busca para reencontrá-lo. A partir daí, o protagonista segue uma jornada de descobertas enfrentando contratempos forçados. Com Lima Duarte (96min). 12 anos. Estreou em 15/3/2013. BH Shopping 10, Boulevard 1, Del Rey 7, DiamondMall 3, Itaú Power 4, Minas Shopping 4, Pampulha Mall 4, Pátio Savassi 2, Ponteio 4, Shopping Cidade 1.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪ DEZESSEIS LUAS, de Richard LaGravenese (Beautiful Creatures, EUA, 2013). O primeiro livro da série de quatro volumes, escrito por Margaret Stohl e Kami Garcia e lançado pela Editora Record, ganhou uma adaptação para cair no agrado dos fãs de Crepúsculo. Assim como no romance de Stephenie Meyer, os protagonistas são jovens e vivem um amor emperrado. Motivos: ele é um rapaz certinho, e ela vem de uma família de bruxas. Na fictícia cidade de Gatlin, na Carolina do Sul, Ethan (o insosso Alden Ehrenreich) se sente atraído pela estranha gatinha Lena Duchannes (Alice Englert), a nova estudante de seu colégio. A adolescente de 15 anos só recebe o desprezo dos colegas porque seu tio (papel de Jeremy Irons) tem má fama e um passado nebuloso. Lena, que possui poderes mágicos, resiste às cantadas de Ethan. Contudo, cede e confessa: em seu 16º aniversário, virará feiticeira e, assim, poderá praticar bruxarias do mal. Embora falte carisma ao casal central, o filme, comparado à cinessérie Crepúsculo, mostra-se afiado no humor. Com Emma Thompson e Viola Davis (124min). 12 anos. Estreou em 1º/3/2013. Dublado: Big Shopping 2, Itaú Power 4, Minas Shopping 6, Pampulha Mall 1, Shopping Norte 2, Via Shopping 5.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪✪ DURO DE MATAR - UM BOM DIA PARA MORRER, de John Moore (A Good Day to Die Hard, EUA, 2013). Bruce Willis estrela o quinto episódio da cinessérie de ação, um dos melhores e mais movimentados da franquia. Para quem gosta do gênero, é um programa de qualidade técnica inegável e, surpresa (!), há um roteiro com reviravoltas muito eficientes. Na pele do policial John McClane, Willis vai até a Rússia procurar pelo filho, com quem não tem a menor intimidade. Em Moscou, depara com o polêmico julgamento do perigoso Komarov (Sebastian Koch), um homem que possui um dossiê comprometedor. Após uma explosão no tribunal, o russo consegue ser libertado por Jack (Jai Coutney) - nada mais, nada menos do que o filho do protagonista. Além de ter piadinhas afiadas, o roteiro não dá trégua para o espectador respirar diante de cenas de perseguição impressionantes (97min). 12 anos. Estreou em 22/2/2013. Dublado: Shopping Cidade 3, Shopping Norte 4, Via Shopping 3. Legendado: Pátio Savassi 6.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪ A FUGA, de Stefan Ruzowitzky (Dead­fall, EUA, 2012). O austríaco Stefan Ruzowitz­ky, que dirigiu Os Falsários, Oscar de melhor filme estrangeiro em 2008, assina sua primeira produção americana falada em inglês. Escrito por um estreante, o roteiro tem lá sua tensão e consegue entreter a plateia, embora apresente coincidências dispensáveis e um desfecho previsível. O thriller tem início na fuga dos irmãos Addison (Eric Bana) e Liza (Olivia Wilde), após praticarem um grande assalto. Depois de um surpreendente desastre, eles se separaram para não serem localizados pela polícia. Addison, violentamente insano, segue a pé por uma floresta durante o rigoroso inverno. Frágil porém sedutora, Liza consegue carona com o ex-presidiário Jay (Charlie Hunnam) cujo destino final é a fronteira com o Canadá (95min.). 16 anos. Estreou em 15/3/2013. Dublado: Minas Shopping 4, Shopping Estação 1, Via Shopping 2. Legendado: BH Shopping 9, Paragem 2, Shopping Cidade 8.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

INATIVIDADE PARANORMAL, de Michael Tiddes (A Haunted House, EUA, 2013). A mesma turma que criou Todo Mundo em Pânico, As Branquelas e O Pequenino volta com uma nova comédia para satirizar as fitas de terror. Na trama, o casal Malcolm e Keisha (papéis de Marlon Wayans e Essence Atkins) se muda para a casa de seus sonhos. Tudo segue tranquilo até o aparecimento de um demônio que teima em possuir sexualmente a moradora (86min). 16 anos. Estreou em 1º/2/2013. Dublado: Big Shopping 4.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪ JOÃO E MARIA - CAÇADORES DE BRUXAS, de Tommy Wirkola (Hansel and Gretel - Witch Hunters, EUA/Alemanha, 2013). Do original dos irmãos Grimm, sobraram só o nome dos personagens e o início da história. Completamente modificado para o tipo de aventura de fantasia vigente hoje em Hollywood, o conto de fadas virou atração de gente grande. Adolescentes também podem curtir a trajetória dos irmãos João e Maria (no original, Hansel e Gretel). Abandonados pelo pai na floresta, eles acabam encontrando uma casa forrada de doces. Encantados, entram na misteriosa residência e são capturados por uma feiticeira. João e Maria, contudo, conseguem jogá-la na fogueira e, adultos (interpretados por Jeremy Renner, de Guerra ao Terror, e Gemma Arterton), viraram especialistas em caçar bruxas. Há certo humor na trama e apelos modernosos na adaptação (83min). 14 anos. Estreou em 25/1/2013. Dublado: Del Rey 4, Shopping Cidade 3, Shopping Estação 1. Dublado, em 3D: Itaú Power 5.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪✪ O LADO BOM DA VIDA, de David O. Russell (Silver Linings Playbook, EUA, 2012). A comédia dramática conquistou o Oscar de melhor atriz, para a jovem Jennifer Lawrence, de 22 anos. Na trama, o professor Pat (Bradley Cooper) sai de um hospital psiquiátrico após uma internação de oito meses - o moço teve um surto de violência e foi diagnosticado com transtorno bipolar. A convivência com os pais (Robert De Niro e Jacki Weaver) configura-se em desordem. Recusa-se a tomar remédios e está inconformado por ter sido obrigado por um juiz a ficar longe da esposa. O encontro casual com Tif­fany (Jennifer) vai alterar sua rotina de obsessões. Ela ficou viúva e caiu na boca do povo por fazer muito sexo sem compromisso. A primeira metade do filme mostra-se bem mais afiada, pelo registro psicológico de duas pessoas problemáticas sem travas na língua. O roteiro, contudo, abre mão de aprofundar o assunto, tirando de campo o drama e o humor negro para entrar na esfera do romantismo (122min). 14 anos. Estreou em 1º/2/2013. DiamondMall 6, Pátio Savassi 8.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

LINHA DE AÇÃO, de Allen Hughes (Bro­ken City, EUA, 2013). No drama policial, Russell Crowe interpreta o prefeito de Nova York que, desconfiado da fidelidade da esposa (Catherine Zeta-Jones), contrata o ex-policial Billy Taggart (Mark Wahlberg) para investigar o caso. Após confirmada a traição, o amante dela aparece morto. Quem vai encarar uma situação delicada, no entanto, é o detetive, já que um escândalo se anuncia (109min). 14 anos. Estreou em 15/3/2013. Dublado: Shopping Cidade 5, Shopping Estação 6. Legendado: Del Rey 2, DiamondMall 3, Itaú Power 3, Pátio Savassi 8.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪✪ MARCELO YUKA - NO CAMINHO DAS SETAS, de Daniela Broitman (Brasil, 2011). A diretora seguiu o músico carioca Marcelo Yuka por oito anos e condensou 130 horas de gravações em 95 minutos. Então compositor e baterista da banda O Rappa, Yuka levou nove tiros ao tentar impedir um assalto no Rio de Janeiro em 9 de novembro de 2000. Ficou paraplégico, pensou em suicídio e, em meio a dores lancinantes, deixou o grupo após serem constatadas diferenças irreconciliáveis com o vocalista Falcão e os demais integrantes. Ele criou outro conjunto, o F.UR.T.O., deu continuidade aos projetos sociais e mudou seu estilo musical. Suas transformações são evidenciadas ao longo do documentário. Na aparência, Yuka ganhou alguns quilos; por dentro, continua o mesmo contestador de sempre - agora zen e praticante da meditação. Surpreendem a revolta em aceitar seu estado físico e o mea-culpa em negligenciar a fisioterapia. Ele batalhou ainda pelas pesquisas de células-tronco e jamais se considerou um exemplo de superação. Se o documentário estampa seu sorriso largo e o humor espirituoso, expõe a fragilidade da segurança pública (95min). 12 anos. Estreou em 1º/3/2013. Belas Artes 2.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪✪✪ O MESTRE, de Paul Thomas Anderson (The Master, EUA, 2012). Drama. O excepcional diretor retorna às telas mais radical do que em trabalhos anteriores, como Boogie Nights (1997), Magnólia (1999) e Sangue Negro (2007). Infelizmente, o longa-metragem não teve a merecida acolhida no Oscar e só ganharam indicações as interpretações de Joaquin Phoenix (fabuloso!), Philip Seymour Hoffman e Amy Adams, que concorreram, respectivamente, às estatuetas de ator, ator coadjuvante e atriz coadjuvante. Phoenix vive Fred­die Quell, um inquieto veterano de guerra em 1950. Após deixar um navio no Pacífico, emprega-se como fotógrafo numa loja de departamentos. Não demora muito para abandonar o serviço por causa do vício no álcool. Depois de fugir de camponeses pelo mesmo motivo, infiltra-se em um barco rumo a Nova York. Lá, conhece Lancaster Dodd (Hoffman), um sujeito que emprega um método de autoajuda usando a hipnose e o resgate de vidas passadas para superar traumas. Quell resiste ao tratamento, mas, aos poucos, consegue ser "domado" pelo mestre. Como um animal selvagem em cena, Phoenix, magérrimo e incontrolável, é a mais perfeita tradução de uma alma atormentada em um roteiro que se abre num caloroso (e complexo) debate psicológico. Tão dominadora quanto o marido, Amy Adams faz a mulher de Dodd. O cineasta mais Hoffman e Phoenix foram premiados no Festival de Veneza (144min). 14 anos. Estreou em 25/1/2013. DiamondMall 4.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪ OZ - MÁGICO E PODEROSO, de Sam Raimi (Oz: The Great and Powerful, EUA, 2013). Estão lá efeitos visuais de encher os olhos, bom uso do 3D e elenco de primeira linha. Os atores, porém, são mal dirigidos e trazem à tona apenas a canastrice - a começar pelo protagonista, James Franco, sem talento para o humor. A história da aventura de fantasia mostra as origens de O Mágico de Oz, livro de L. Frank Baum (1856-1919) que se transformou em um dos maiores clássicos do cinema em 1939. No início do século XX, Oscar Diggs (Franco) trabalha num circo fazendo truques de magia. Ao fugir num balão, entra no olho de um furacão em Kansas e vai parar no maravilhoso mundo de Oz. Lá, conhece a bruxa Theodora (Mila Kunis) e o impasse vivido por sua família depois da morte do pai. Um roteiro insosso e sem surpresas passeia pelo universo infantil, embora o filme traga alguns personagens assustadores que podem intimidar os menorzinhos. Entre os pontos positivos, há uma belíssima abertura, a deslumbrante sequência da chegada em Oz e a boneca de porcelana, uma carismática e comovente personagem digital. Com Rachel Weisz e Michelle Williams (130min). Livre. Estreou em 8/3/2013. Dublado: Betim Shopping 1, Big Shopping 3, BH Shopping 4, Minas Shopping 6, Pampulha Mall 5, Paragem 3, Shopping Norte 3. Dublado, em 3D: Itaú Power 5, Boulevard 6, Del Rey 2, Minas Shop­ping 2, Pátio Savassi 3, Shopping Cidade 5 e 8, Shopping Estação 2, Via Shopping 3. Legendado: Itaú Power 3, Boulevard 5, Del Rey 4, DiamondMall 4, Ponteio 2. Legendado, em 3D: BH Shopping 3, Pátio Savassi 3 e 4.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪✪ A PARTE DOS ANJOS, de Ken Loach (The Angels' Share, Inglaterra/França/Bélgica/Itália, 2012). Comédia dramática. Robbie (Paul Brannigan) é um cara que, aparentemente, nasceu para ser um zé-ninguém. Desocupado em Glasgow, esse jovem escocês vai ser pai e, sem nenhum motivo, agride de forma violenta um estranho. Como pena, tem de cumprir 300 horas de trabalho comunitário. Ao conhecer o assistente social Harry (John Henshaw), Robbie descobre um dom inexplicável. Sem jamais ter provado uísque, consegue perceber sutilezas da bebida. O diretor inglês transita com facilidade do drama (Rota Irlandesa) à comédia (À Procura de Eric) e, neste seu novo trabalho, faz um bem bolado dos dois gêneros em um de seus melhores filmes (101min). 14 anos. Estreou em 8/3/2013. Belas Artes 3.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

← Ponto Org, de Patrícia Moran (Brasil, 2010). Metido a experimental, o drama não para em pé com sua história que tenta mesclar ficção com fatos do cotidiano. A ci­neas­ta Patrícia Moran erra em tudo: do elenco ao roteiro fraco, passando por uma irritante direção de câmeras trêmulas. Na trama, se é que há alguma, dois roteiristas (papéis de Erika Altemyer e do rapper Renegado) fornecem câmeras a três moleques de rua com o objetivo de registrar o cotidiano deles debaixo do Minhocão. Segue-se, então, uma baboseira interminável (apesar da curta duração) e sem rumo. Paulo César Pereio e Teuda Bara (O Palhaço) tentam dar algum estofo dramatúrgico, mas só fazem papelão (80 min). 12 anos. Estreou em 21/9/2012. Cine Centoequatro.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪✪✪ O QUARTETO, de Dustin Hoffman (Quartet, Inglaterra, 2012). Mesmo quem não gosta de ópera vai encontrar muitos atrativos nesta deliciosa comédia dramática estrelada por um time de grandes atores. A ação se desenrola numa casa para músicos e cantores aposentados na Inglaterra. Como o local corre o risco de fechar por falta de financiamento, os moradores decidem preparar um espetáculo em homenagem a Giuseppe Verdi. Amigos de palco no passado, Reggie (Tom Courtenay), Wilf (Billy Connolly) e Cissy (Pauline Collins) topam recriar o quarteto da ópera Rigoletto. O mais difícil, contudo, será convencer Jean (Mag­gie Smith) a participar da empreitada. Diva de outrora, essa prima-dona acabou de se instalar (muito a contragosto) por lá e é irredutível a voltar a cantar. Dustin Hoffman, 75 anos de idade, faz uma bela e contagiante estreia na direção. Sem deixar de tocar em temas duros, como o Alzheimer e as limitações físicas da velhice, o roteiro dá uma trégua ao drama ao partir para um desenrolar alto-astral. Completa o elenco um time veterano formado por músicos e cantores líricos, apresentados um a um nos créditos finais (98min). 12 anos. Estreou em 8/3/2013. Belas Artes 2.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪ O SOM AO REDOR, de Kleber Mendonça Filho (Brasil, 2012). Embora a crônica recifense traga elementos atuais e contundentes, o disperso roteiro do drama pouco aprofunda temas oportunos. Como existem muitos personagens, as subtramas se perdem e são mal resolvidas. Em pouco mais de duas horas, o diretor e roteirista apresenta um bairro do Recife e seus vários moradores. Entre eles está Bia (Maeve Jinkings), casada e mãe de duas crianças, cujo tormento consiste nos latidos do cachorro da casa ao lado. Já o corretor de imóveis João (Gustavo Jahn) mora num condomínio de classe média, é órfão e tem um primo bandido (Yuri Holanda). Como a região onde moram anda sofrendo com uma onda de roubos, uma milícia particular, liderada pelo segurança Clodoaldo (Irandhir Santos), aparece na área a fim de oferecer vigilância paga (131min). 16 anos. Estreou em 4/1/2013. Cine Centoequatro.

+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

✪✪ TAINÁ - A ORIGEM, de Rosane Svartman (Brasil, 2013). Um roteiro banal é o maior problema da terceira aventura da indiazinha Tainá, personagem dos longas-metragens de 2001 e 2004. Como indica o título, este terceiro episódio volta-se ao surgimento da pequena guerreira da Amazônia, agora interpretada pela fofa Wiranu Tembé. Encontrada ainda bebê por Vô Tigê (Gracindo Junior), a garota órfã vai enfrentar um vilão em sua nova missão. Vitor (Guilherme Berenguer) quer derrubar a árvore sagrada da floresta, local onde a mãe de Tainá a deixou. A melhor parte da história é o encontro da protagonista com Laurinha (Beatriz Noskoski), menina da cidade grande que está de passagem pela Amazônia para visitar o avô, papel de Nuno Leal Maia (83min). 10 anos. Estreou em 8/2/2013. Pampulha Mall 5.+ Clique aqui para conferir os horários deste filme

Cotações | Péssimo ← | Fraco ✪ | Regular ✪✪ | Bom ✪✪✪ | Muito bom ✪✪✪✪ | Excelente ✪✪✪✪✪

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE