Cinema

Cinema: programação para os dias 24 a 30 de maio

- Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

PRÉ-ESTREIAS

Além da Escuridão — Star Trek Quatro anos depois de revigorar a cinessérie Star Trek, o diretor J.J. Abrams assina o novo episódio da ficção científica. Na viagem de volta para casa, a equipe da nave Enterprise, liderada pelo capitão Kirk (papel de Chris Pine), se vê ameaçada por uma força maligna. Após ter se infiltrado na organização espacial, ela põe em ação um plano para tomar conta do universo. Direção: J.J. Abrams (Star Trek into Darkness, EUA, 2013, 132min). Dublado, em 3D: Itaú Power 5, BH Shopping 3, Minas Shopping 1, Shopping Cidade 4. Legendado em 3D: Boulevard 6, Del Rey 1, Paragem 1, Pátio Savassi 3, Shopping Estação 2.

✪✪ Camille Outra Vez Além de dirigir a comédia dramática, Noé-mie Lvovsky interpreta a personagem principal, uma mulher em crise após o fim de seu casamento, que durou 25 anos. Em uma festa de réveillon, num passe de mágica, ela é transportada para o passado. Fisicamente, Camille continua a ser uma quarentona. Mas seus amigos adolescentes não percebem o "detalhe". De volta ao colégio, ela tem a chance de se apaixonar de novo pelo homem com quem se casou ou fazer tudo diferente. A ideia tem lá seu charme, mas aborrece ao se levar exageradamente a sério. Direção: Noémie Lvovsky (Camille Redouble, França, 2012, 115min). Belas Artes 3, Ponteio 2.

ESTREIAS

✪✪✪ Bonitinha, Mas Ordinária Em Dom, de 2003, o diretor Moacyr Góes meteu os pés pelas mãos numa atualização duvidosa para o livro Dom Casmurro, de Machado de Assis. Desde então, fez filmes com Xuxa, Angélica e Padre Marcelo Rossi. Neste drama, ele surpreende com uma adaptação simples e correta para a peça de Nelson Rodrigues, encenada pela primeira vez em 1962. O roteiro, escrito pelo próprio Góes, não alivia o tom venenoso do texto, filmado anteriormente em 1963 e em 1981, e ressalta um elenco bem escolhido. No papel de Edgar, João Miguel convence de que é um homem ingênuo, prestes a ser corrompido por um ricaço sem escrúpulos (Gracindo Júnior, também ótimo). Ele se vê tentado pela proposta de fazer um acerto e se casar com uma adolescente rica (Letícia Colin). A mocinha sofre de um trauma: ela diz ter sido violentada por cinco homens em uma favela. Mas Edgar só tem olhos para a pobretona Ritinha (Leandra Leal). Vender ou não a alma por 5 milhões de reais? Assim começa a crise moral do protagonista. Apesar de um ou outro flashback estridente, sobressai na versão de Góes a atualidade das provocações de Nelson. Direção: Moacyr Góes (Brasil, 2013, 91min). 16 anos. Estreou em 24/5/2013. BH Shopping 9, Minas Shopping 1 e 2, Pátio Savassi 8.

✪✪✪ A Datilógrafa

Belas Artes 2, Boulevard 2, DiamondMall 6, Ponteio 3 e 4.

Família

Estreia do diretor mineiro Guilherme Reis, o drama conta a história do cotidiano de uma família de classe média. A inspiração para o longa são as fitas de John Cassavetes.

Direção: Guilherme Reis (Família, Brasil, 2013, 85 min). 16 anos. CentroeQuatro.

✪✪✪ Faroeste Caboclo Uma das músicas mais conhecidas da banda Legião Urbana, composta por Renato Russo em 1979, a quilométrica Faroeste Caboclo inspira um dramaviolento, vibrante e tecnicamente impecável, que, apesar de não convencer nos momentos mais intimistas, supera o desafio de transportar o público para uma Brasília pouco vista na tela, marcada por um contraste intenso de riqueza e miséria. Na saga, o migrante João de Santo Cristo (Fabrício Boliveira, em boa atuação) abandona uma cidade nordestina para tentar a vida na capital, onde vende drogas, apaixona-se por Maria Lúcia (Isis Valverde) e desafia o traficante Jeremias (Felipe Abib). Direção: René Sampaio (Brasil, 2013, 105min). Estreou em 24/5/2013. Betim Shopping 1, Big Shopping 4, Itaú Power 1 e 3, BH Shopping 10, Boulevard 3, Del Rey 5, Minas Shopping 3, Paragem 4, Pátio Savassi 7, Ponteio 1 e 2, Shopping Cidade 3, Shopping Estação 1, Shopping Norte 4, Via Shopping 2 e 5.

Perseguição em marcha lenta

Robert Redford volta a dirigir e a atuar no monótono drama Sem Proteção

Seis anos depois do sonolento drama político Leões e Cordeiros, Robert Redford volta a se dividir entre a atuação e a direção. Não foi desta vez que ele fez algo à altura de seus melhores trabalhos como cineasta, Quiz Show - A Verdade dos Bastidores (1994) e Gente Como a Gente (1980). Neste thriller em marcha lenta, ele interpreta Jim Grant, um advogado que se torna fugitivo da polícia quando um jovem jornalista (papel de Shia LaBeouf) descobre sua identidade real. Na verdade, Jim fazia parte, nos anos 70, de um grupo terrorista de estudantes chamado Weather Underground. Enquanto tenta se esconder de cidade em cidade dos Estados Unidos, Jim reencontra velhos parceiros, também sob disfarce. O tema manjado serve às habituais lições de Redford sobre ética e coleguismo. Boas intenções filmadas sem muita emoção. ✪✪ Sem Proteção, de Robert Redford (The Company You Keep, EUA, 2012, 121min). 12 anos. Estreou em 24/5/2013. BH Shopping 7, Boulevard 2 e 4, Del Rey 7, DiamondMall 4, Pátio Savassi 1, Ponteio 3, Shopping Cidade 6.

Velozes & Furiosos

Avaliação ✪✪

Dirigindo em círculos

Os tipos marrentos de Velozes & Furiosos 6 dão a volta ao mundo numa trama que não sai do lugar. Se o episódio anterior da cinessérie filmado no Rio de Janeiro "roubava" o enredo de Onze Homens e Um Segredo, Velozes & Furiosos 6 parece ter inspiração na freguesia de James Bond. Tal como nas fitas de espionagem do agente inglês, os personagens marombados vivem aventuras e acumulam milhas aéreas em uma volta ao mundo com escalas nas Ilhas Canárias, em Londres, na Rússia... Tanto investimento em cenários turísticos, contudo, não ajuda a engatar uma historinha digna de ferro-velho hollywoodiano. Depois de surrupiar 100 milhões de dólares no Brasil, a gangue liderada por Dom Toretto (Vin Diesel) e Brian O'Conner (Paul Walker) quer se regenerar. Aceita, então, o desafio de desmontar uma organização de motoristas mercenários. Para os fãs da franquia, mais importante do que o roteiro é a qualidade das cenas de ação. Boa notícia para eles. Os rachas espetaculares ainda provocam vertigem. Direção: Justin Lin (Fast & Furious 6, EUA, 2013, 130min). 14 anos. Estreou em 24/5/2013. Dublado: Betim Shopping 3, Big Shopping 1, Itaú Power 4 e 6, BH Shopping 5 e 8, Del Rey 3, Minas Shopping 4 e 5, Pampulha Mall 1, 2 e 6, Pátio Savassi 6, Shopping Estação 3 e 4, Shopping Norte 2 e 5, Via Shopping 1 e 3. Legendado: Itaú Power 6, BH Shopping 1, Boulevard 4, Del Rey 6, DiamondMall 1 e 5, Minas Shopping 4, Pampulha Mall 6, Paragem 2, Pátio Savassi 4 e 5, Ponteio 1 e 4, Shopping Cidade 7, Shopping Estação 3 e 4, Via Shopping 3.

✪✪ Vocês Ainda Não Viram Nada

Diretor de Medos Privados em Lugares Públicos (2006), Alain Resnais tem 90 anos e criatividade de sobra. Seu vigor cênico está novamente presente nesta comédia dramática que mistura cinema e teatro com muito sabor. Na trama, os amigos mais íntimos de um dramaturgo são convidados para comparecer à leitura de seu testamento após sua morte. Atores como Lambert Wilson, Michel Piccoli, Sabine Azéma e Mathieu Amalric (interpretando a si mesmos) se acomodam nas poltronas para ver em vídeo a modernosa encenação de um texto de autoria do falecido. Como todos os convidados já haviam participado anteriormente de montagens dessa mesma peça, passam também a interpretar os personagens. Aos poucos, o caldo de Resnais entorna. Motivo: embora a concepção seja fabulosa, os diálogos revelam-se penosos, o que deixa o resultado cansativo. Direção: Alain Resnais (Vous n'Avez Encore Rien Vu,França/Alemanha, 2012, 115min). 12 anos. Estreou em 24/5/2013. Belas Artes 1.

Se Beber Não Case 3

Bradley Cooper, Ed Helms, Zach Galifianakis e Justin Bartha estão de volta na pele nos amigos Phil, Stu, Alan e Doug. Desta vez, não há casamento. Nem despedida de solteiro. Porém, quando o assunto é esse quarteto inconsequente, tudo pode acontecer. Estreou em 24/5/2013. Dublado: Betim Shopping 2, Itaú Power 2, Del Rey 2 e 4, Minas Shopping 2, Shopping Cidade 1 e 5, Via Shopping 4. Legendado: Itaú Power 1, Boulevard 5, Del Rey 2, Minas Shopping 2, Paragem 5, Shopping Cidade 6.

EM CARTAZ

✪✪ O Abismo Prateado

No drama do diretor de Madame Satã, Violeta (Alessandra Negrini) é uma dentista casada com Djalma (Otto Jr.) e mãe de um adolescente. Ela parece ter uma vida feliz, até que recebe uma mensagem no celular. Seu marido decidiu abandoná-la, ir até Porto Alegre e, de lá, ganhar o mundo. Inspirado na letra de Olhos nos Olhos, de Chico Buarque ("Quando você me deixou, meu bem"), o roteiro se passa em apenas um dia e flagra o desespero dessa mulher ao procurar uma resposta para a atitude do companheiro. Direção: Karim Aïnouz (Brasil, 2011, 83min). 14 anos. Estreou em 26/4/2013. Cine Centoequatro.

✪✪✪ 2 Mais 2

Sucesso na Argentina, onde liderou por três semanas seguidas a lista de maiores bilheterias, a comédia provoca risadas ao tratar abertamente, sem glamour nem ingenuidade, de um tabu: a troca de casais. Médico bem-sucedido, Diego (Adrián Suar) perde o chão ao receber um convite, digamos, apimentado de sua esposa, Emilia (Julieta -Díaz). Eles passam a ir para a cama com o casal de amigos moderninhos Richard (Juan Minujín) e Betina (Carla Peterson). O desconforto desse pai de família careta rende as piadas mais divertidas da fita, que, depois de brincar com o estereótipo do machão latino, comete o pecado de se render a um desfecho pouco malicioso. Direção: Diego Kaplan (Dos Más Dos, Argentina, 2012, 103min). 14 anos. Estreou em 17/5/2013. Boulevard 3.

✪✪ Doméstica

O pernambucano Gabriel Mascaro entregou uma câmera a sete adolescentes de Manaus, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador. A missão dessa moçada era registrar, durante uma semana, o cotidiano das empregadas domésticas de suas casas. De posse do material, Mascaro costurou o interessantedocumentário. Embora deem depoimentos de coração aberto, elas jamais arriscam criticar os patrões — afinal, estão diante dos filhos deles. Entre uma e outra cena dispensável, encontram-se histórias comoventes. Direção: Gabriel Mascaro (Brasil, 2012, 75min). 12 anos. Estreou em 3/5/2013. Cine Centoequatro.

✪✪✪ Elena

Entre os tantos caminhos abertos pelo documentário brasileiro, poucos oferecem tantas armadilhas quanto o do registro em primeira pessoa. Como transformar, por exemplo, uma tragédia íntima em um filme abrangente? A diretora mineira Petra Costa, de 29 anos, passa no teste em seu longa de estreia, vencedor de quatro prêmios no Festival de Brasília de 2012. A cineasta foi a Nova York para repetir uma viagem feita no fim da década de 80 pela irmã mais velha, Elena — na época, ela queria tentar a sorte como atriz. Não convém revelar quando ou como Elena morreu; afinal, quanto menos se sabe, maior o impacto. Apesar dos cacoetes de fitas de arte, Petra usa um rico acervo de imagens para compartilhar com o público a dor da perda. Direção: Petra Costa (Brasil, 2011, 82min). 12 anos. Estreou em 10/5/2013. Belas Artes 3.

Ferrugem e Osso

Após uma tragédia, Stéphanie (Marion Cottillard) passa a depender da força física de Ali (Matthias Schoenaerts). Ele, por sua vez, começa a admirar a força devontade de Stéphanie. E a moça volta a querer viver. Direção: Jacques Audiard (De Rouille et d'Os, França/Bélgica, 2012, 120 min). 14 anos. Estreou em17/5/2013. Ponteio 3.

✪✪✪ O Filho do Outro

Joseph Silberg (Jules Sitruk) mora em Tel-Aviv, tem 18 anos e vai prestar o serviço militar obrigatório. Um exame de rotina traz a surpresa: seu sangue não é compatível com o de seus pais. A doutora francesa Orith (Emmanuelle Devos) e o oficial do Exército Alon (Pascal Elbé), ambos judeus, não entendem o que se passou até um médico deduzir: Joseph pode ter sido trocado na maternidade. Um dia depois de seu nascimento, o local foi alvo de ataques e as mães saíram às pressas. De volta ao hospital em Haifa, onde ele nasceu, Orith e Alon encontram Leïla e Saïd Al Bezaaz (papéis de Areen Omari e Khalifa Natour), pais de Yacine (Mehdi Dehbi). A revelação chega tal qual uma bomba: o palestino é filho dos judeus, e o judeu, dos palestinos. Como lidar com uma situação tão complexa diante de inimigos históricos? A cineasta foi criticada pela esquerda francesa por seu enredo não ter um posicionamento. Suas opiniões, contudo, são explícitas: Lorraine prega a paz em Israel e a tolerância entre os povos. De forma delicada, a história vai convertendo a desarmonia em cordialidade. Enquanto Yacine, que mora em Paris e quer se formar em medicina, encontra uma forma de ganhar dinheiro nas praias de Tel-Aviv, Joseph vai visitar sua nova família num vilarejo da Cisjordânia e percebe afinidades musicais. Embora erga uma bandeira branca, a realizadora não deixa de focar os dramas diários sofridos pelos palestinos. Para saírem de seus territórios, eles têm de passar pelos postos de controle sob grossa revista. Saïd era engenheiro e virou mecânico por falta de opção. A mudança de comportamento dos personagens indica uma utopia, mas faz bem saber que, um dia, a ficção pode se tornar realidade. Direção: Lorraine Levy (Le Fils de l'Autre, França, 2012, 105 min). 14 anos. Estreou em 17/5/2013. Ponteio 2.

✪✪ Finalmente 18!

Os roteiristas Jon Lucas e Scott Moore encontraram uma fórmula de ouro no texto de Se Beber, Não Case! (2009). Desde então, Hollywood reprisa. Exemplo dessa onda de humor arruaceiro é o primeiro longa-metragem dirigido por Lucas e Moore. Sem sacadas criativas, a dupla apenas transfere ao universo teen aquela premissa, sobre marmanjos numa noitada fora de controle. Na comédia, os amigos Miller (Miles Teller) e Casey (Skylar Astin) presenteiam o universitário Jeff Chang (Justin Chon), em seu aniversário de 21 anos (e não 18, como informa o título em português), com uma rodada de bebedeira sem freios. Resultado: Jeff desmaia e ninguém consegue descobrir o endereço dele. Se chegar tarde em casa, o garoto será punido por um pai implacável. Direção: Jon Lucas e Scott Moore (21 & Over, EUA, 2013, 93min). 16 anos. Estreou em 17/5/2013. Dublado: Itaú Power 3, Shopping Cidade 1. Legendado: BH Shopping 6, Del Rey 2, Pátio Savassi 2.

✪✪ Giovanni Improtta

Personagem criado por Aguinaldo Silva nos anos 70, no livro O Homem que Comprou o Rio, o bicheiro Giovanni Improtta perseguiu o autor desde então. Na novela Senhora do Destino, exibida de 2004 a 2005, roubou a cena. E voltou às livrarias em Prendam Giovanni Improtta, de 2005. O ator José Wilker, intérprete do anti-herói no folhetim da TV Globo, o transformou no protagonista desta comédia, que marca a sua estreia na direção de longas-metragens. Wilker toma essa figura como o símbolo da ascensão da classe C. Improtta, embora endinheirado, não consegue abandonar a fama de contraventor e ser aceito na alta sociedade. Acompanhado por três capangas e pela esposa nervosinha (Andrea Beltrão), ele acaba preso por um crime que não cometeu. Daí em diante, a trama perde a graça ao trocar o humor por clichês de fitas policiais. Com Jô Soares, Milton Gonçalves e Hugo Carvana. Direção: José Wilker (Brasil, 2013, 100min). 14 anos. Estreou em 17/5/2013. BH Shopping 4, Pampulha Mall 4, Paragem 3, Pátio Savassi 2, Shopping Cidade 5, Shopping Estação 6, Shopping Norte 4, Via Shopping 5.

✪✪ Homem de Ferro 3

O astro Robert Downey Jr. faz deste terceiro episódio de Homem de Ferro um espetáculo para lustrar seu ego. Há uma ótima (e praticamente única) cena em que o herói surge para salvar da morte os passageiros do avião presidencial. De resto, o milionário Tony Stark (ou Downey Jr.) se livra da armadura para -localizar um terrorista que atende pelo nome de Mandarim (Ben Kingsley). Enquanto isso, um cientista (Guy Pearce) ressurge do passado com intenções duvidosas. Os efeitos visuais são bons, a direção melhorou com a saída de Jon Favreau e o humor ganhou espaço. Ainda assim, falta ação à altura de uma aventura extraída dos quadrinhos. Direção: Shane Black (Iron Man 3, EUA/China, 2013, 130min). 12 anos. Estreou em 26/4/2013. Dublado: Betim Shopping 2,Big Shopping 2, Itaú Power 1, BH Shopping 6, Boulevard 1, Del Rey 5 e 7, Minas Shopping 6, Pampulha Mall 5, Shopping Cidade 2, Shopping Estação 5, Shopping Norte 3, Via Shopping 5. Dublado, em 3D: Boulevard 6, Del Rey 1, Itaú Power 5, Minas Shopping 1, Paragem 1, Pátio Savassi 3, Shopping Cidade 4, Via Shopping 4.

Legendado: Itaú Power 1, Boulevard 1, Del Rey 4 e 5, DiamondMall 2, Paragem 3, Pátio Savassi 7, Shopping Estação 5. Legendado, em 3D: BH Shopping 2.

✪✪ O Massacre da Serra Elétrica 3D - A Lenda Continua

Depois do assustador A Morte do Demônio, ainda em cartaz, mais um terror cult ganha uma homenagem. Tobe Hooper, diretor da fita de 1974, está entre os produtores executivos desta continuação. A trama salta aos dias de hoje e acompanha a bad trip de uma jovem órfã (Alexandra Daddario). Ao lado do namorado e de dois amigos, ela põe o pé na estrada e viaja ao Texas para tomar posse de uma herança infernal: uma casa onde, no porão, está preso o assassino Leatherface (Dan Yeager). Tudo pretexto, claro, para mais uma rodada de cenas grotescas, narradas sem a atmosfera angustiante do filme de Hooper, mas com uma boa surpresinha na parte final. Direção: John Luessenhop (Texas Chainsaw 3D, EUA, 2013, 92min). 18 anos. Estreou em 17/5/2013. Dublado, em 3D: Big Shopping 5, Minas Shopping 2, Shopping Cidade 5, Shopping Norte 1. Legendado: Pampulha Mall 4. Legendado, em 3D: BH Shopping 3.

✪✪ Meu Pé de Laranja Lima

Tudo está no seu devido lugar: a recriação de época entre os anos 60 e 70 (embora haja elementos mais contemporâneos), a atuação graciosa do menino João Guilherme Ávila e uma atmosfera nostálgica para relembrar o clima do interior mineiro. Esses acertos, porém, não fazem um bom filme, sobretudo por causa de um roteiro sem muita consistência. São tramas episódicas que, juntas, não dão liga. Inspirado no livro de José Mauro de Vasconcelos (1920-1984), odrama flagra o cotidiano de Zezé. Como se mostra muito arteiro, ele recebe o desprezo do pai desempregado (Eduardo Dascar) e pouco carinho da mãe (Fernanda Vianna). Quem o acaba acolhendo é um português, interpretado por José de Abreu. Direção: Marcos Bernstein (Brasil, 2012, 99min). Livre. Estreou em 19/4/2013. Pampulha Mall 1.

✪✪✪ A Parte dos Anjos

Comédia dramática. Robbie (Paul Brannigan) é um cara que, aparentemente, nasceu para ser um zé-ninguém. Desocupado em Glasgow, esse jovem escocês vai ser pai e, sem nenhum motivo, agride de forma violenta um estranho. Como pena, tem de cumprir 300 horas de trabalho comunitário. Ao conhecer o assistente social Harry (John Henshaw), Robbie descobre um dom inexplicável. Sem jamais ter provado uísque, consegue perceber sutilezas da bebida. O diretor inglês transita com facilidade do drama (Rota Irlandesa)à comédia (À Procura de Eric) e, neste seu novo trabalho, faz um bem bolado dos dois gêneros em um de seus melhores filmes. Direção: Ken Loach (Share, Inglaterra/França/Bélgica/Itália, 2012, 101min). 14 anos. Estreou em 8/3/2013. DiamondMall 3.

Paulo Moura - Alma Brasileira

O experiente Lauro Escorel foi diretor de fotografia de filmes como Coração Iluminado (1996) e Acquaria (2003). Em seu terceiro longa-metragem como cineasta, mostra-se sem rumo. E não à toa. Em 2008, ele procurou o músico Paulo Moura para fazer um documentário sobre sua vida. O clarinetista topou, mas morreu pouco tempo antes de começarem as filmagens, em 2010. Escorel, então, saiu à caça de imagens inéditas de suas apresentações pelo mundo a fim de retomar o projeto. O que se vê é uma fita restrita aos fãs — e olhe lá. É quase exclusivamente uma compilação de suas exibições em canções como Manhã de Carnaval, Valsa Triste e Espinha de Bacalhau. Há ainda raros e sonolentos depoimentos de Moura, a maioria recolhida das sobras do documentárioBrasileirinho, de Mika Kaurismäki (2005). Não há sequer uma entrevista com parentes, amigos ou parceiros de palco. Direção: Lauro Escorel (Brasil, 2012, 86min). Livre. Estreou em 17/5/2013. Cine Centoequatro.

✪✪✪ O que Traz Boas Novas

De tempos em tempos, o cinema dá uma repaginada na história do professor que, aos trancos, tenta ganhar a confiança de uma turma complicada. A premissa, eternizada em Ao Mestre, com Carinho, de 1967, volta à baila neste drama sobre um migrante argelino (o ótimo Mohamed Said Fellag) escolhido por uma escola de Montreal para conduzir uma classe de pré-adolescentes abatidos pela perda trágica de uma professora. Segredos do novo funcionário — e também dos jovens, não tão inocentes quanto parecem — serão revelados por um roteiro bem amarrado e plausível, clichês à parte. Direção: Philippe Falardeau (Monsieur Lazhar, Canadá, 2011, 94min). 14 anos. Estreou em 10/5/2013. Belas Artes 3.

✪✪✪ Reino Escondido

Quem não resiste a uma animação digital certamente vai notar as semelhanças entre a novidade da Blue Sky Studios (de Rio) e Valente, o sucesso mais recente da Pixar. Os dois contos de fadas apresentam meninas nada comportadinhas que enfrentam as ordens da família para fazer valer as suas vontades. Aqui, Maria Catarina tem um motivo não tão grave para bater o pé: irritada com as esquisitices do pai, ela foge de casa. Acaba, porém, perdida numa floresta. Para piorar, um botão de flor mágico a transforma num ser minúsculo. A heroína descobrirá a existência de uma multidão de tipos pequeninos, entre eles os arqueiros da natureza Nod e Ronin. O desafio da guerreira será ajudá-los a impedir os planos de destruição de um vilão de visual dark. Para os adultos, esse enredo previsível pode parecer uma ecochatice. Mas o diretor Chris Wedge fisga crianças e pré-adolescentes ao aplicar a lição de seu desenho mais conhecido, A Era do Gelo (2002): com personagens tão adoráveis, quem liga para originalidade? Direção: Chris Wedge (Epic, EUA, 2013, 102min). Livre. Estreou em 17/5/2013. Dublado: Betim Shopping 1 e 2, Big Shopping 3, Itaú Power 1 e 2, BH Shopping 4, Del Rey 4 e 7, DiamondMall 4, Minas Shopping 3, Pampulha Mall 3, Paragem 3, Shopping Cidade 3 e 7, Shopping Norte 3 e 4, Via Shopping 2 e 5. Dublado, em 3D: Big Shopping 5, Itaú Power 5, BH Shopping 3, Boulevard 6, Del Rey 1 e 2, DiamondMall 6, Minas Shopping 1, Pampulha Mall 6, Paragem 1, Pátio Savassi 3, Shopping Cidade 4, Shopping Estação 2, Shopping Norte 1, Via Shopping 4.

✪✪✪ Somos Tão Jovens

Com excelente trabalho vocal, que o fez cantar à semelhança do líder da Legião Urbana, a interpretação do ator Thiago Mendonça mostra-se o maior mérito deSomos Tão Jovens. O drama biográfico leva, portanto, três estrelas pela atuação dele e pelos empolgantes números musicais. Quem é fã provavelmente vai relevar a direção comportada e a estrutura didática do roteiro para contar como Renato Manfredini Júnior (1960-1996), carioca radicado em Brasília a partir de 1973, virou Renato Russo. Da doença na adolescência ao "descobrimento" do punk rock, estão lá o surgimento e o fim da banda Aborto Elétrico, o amor platônico por Flávio Lemos (do Capital Inicial) e a amizade incondicional por Aninha (Laila Zaid), uma personagem ficcional. E, claro, não faltam hits como Ainda É Cedo e Eduardo e Mônica. Direção: Antonio Carlos da Fontoura (Brasil, 2013, 104min). 14 anos. Estreou em 3/5/2013. Betim Shopping 1, Big Shopping 4, Itaú Power 3, BH Shopping 10, Boulevard 3, Del Rey 4, DiamondMall 3, Minas Shopping 3, Paragem 4, Pátio Savassi 2 e 8, Ponteio 2, Shopping Cidade 1, Shopping Estação 1.

✪ O SOM AO REDOR, de Kleber Mendonça Filho (Brasil, 2012). Embora a crônica recifense traga elementos atuais e contundentes, o disperso roteiro do dramapouco aprofunda temas oportunos. Como existem muitos personagens, as subtramas se perdem e são mal resolvidas. Em pouco mais de duas horas, o diretor e roteirista apresenta um bairro do Recife e seus vários moradores. Entre eles está Bia (Maeve Jinkings), casada e mãe de duas crianças, cujo tormento consiste nos latidos do cachorro da casa ao lado. Já o corretor de imóveis João (Gustavo Jahn) mora num condomínio de classe média, é órfão e tem um primo bandido (Yuri Holanda). Como a região onde moram anda sofrendo com uma onda de roubos, uma milícia particular, liderada pelo segurança Clodoaldo (Irandhir Santos), aparece na área a fim de oferecer vigilância paga (131min). 16 anos. Estreou em 4/1/2013. Pátio Savassi 2.

✪✪✪ O Sonho de Wadjda

Em Riad, capital da Arábia Saudita, Wadjda (Waad Mohammed), uma menina de 12 anos, desafia as convenções islâmicas por escutar rock, usar tênis (em vez do sapatinho preto) e brincar com um garoto (Abdullrahman Al Gohani). Às vezes, ela se recusa a colocar o lenço sobre a cabeça e alimenta o sonho quase impossível de comprar uma bicicleta. Quase, por dois motivos: seus pais não têm muitas posses e o brinquedo se destina apenas aos meninos. Perseverante e cheia de lábia, a garota vai juntando uns trocados. A chance de ganhar uma boa grana surge de um concurso escolar sobre o Corão. A diretora Haifaa Al-Mansour, em seu primeiro longa-metragem, enfoca uma história singela, porém narrada de uma maneira autêntica e passional. O ponto de vista da ci-neasta traz um lado crítico à rigidez das tradições muçulmanas, mas jamais resulta num registro ofensivo. Direção: Haifaa Al-Mansour (Wadjda, Arábia Saudita/Alemanha, 2012, 97min). Livre. Estreou em 3/5/2013. Belas Artes 3.

✪✪ Terapia de Risco

Desde 2001, quando venceu o Oscar de direção por Traffic, Steven Soderbergh vem testando o fôlego de seus fãs: lançou catorze longas de ficção, entre passatempos (como Magic Mike, de 2012) e produções um pouco mais densas (a exemplo de Che, de 2008). Em seu drama mais recente, o ci-neasta busca ligar essas características ao abordar um tema atual e pesadão — os danos provocados pela indústria de antidepressivos — num enredo repleto de reviravoltas. O resultado fica aquém da ambição. Retratam-se aqui as relações entre Emily Taylor (Rooney Mara), seu marido ex-presidiário (Channing Tatum) e o psiquiatra Jonathan Banks (Jude Law). Depois de bater o carro na garagem do prédio onde mora, ela é hospitalizada e atendida pelo médico. Acidente ou tentativa de suicídio? O mistério se torna folhetinesco com a entrada em cena de Victoria (Catherine Zeta-Jones), a ex-terapeuta de Emily. Direção: Steven Soderbergh (Side Effects, EUA, 2013, 106min). 14 anos. Estreou em 17/5/2013. Boulevard 5, DiamondMall 3, Paragem 5, Shopping Cidade 3.

✪ O Último Exorcismo - Parte II

A continuação da fita de 2010 erra ao deixar de lado duas das marcas mais divertidas do original: a aparência de documentário (na linha de hits como A Bruxa de Blair) e o senso de humor. Sem esse tempero, resta apenas mais uma produção genérica de terror derivada de O Exorcista (1973). Aqui, numa sequência ridícula, o demônio passa até um trote erótico para a protagonista da trama, a adolescente Nell (papel de Ashley Bell). Em fuga de um culto satânico, ela vai parar numa cidadezinha de Nova Orleans. Quando alucinações bizarras começam a perturbá-la, não dá outra: o diabo volta a possuir sua presa. Direção: Ed Gass-Donnelly (The Last Exorcism — Part II, EUA, 2013, 88min). 14 anos. Estreou em 10/5/2013. Dublado: Big Shopping 4.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE