Cinema

Cinema: programação para os dias 26 de abril a 02 de maio

- Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

Mads Mikkelsen vive o professor Lucas: drama de impacto

› PRÉ-ESTREIA

O Sonho de Wadjda

Trata-de do primeiro filme dirigido por uma mulher na Arábia Saudita. Haifaa Al-Mansour retrata nesse drama o cotidiano da menina Wadjda (Waad Mohammed), que mora com os pais num subúrbio de Riad, capital do país. Rebelde e contra as tradições, ela tem um desejo: comprar uma bicicleta, algo impensável para as garotas. Direção: Haifaa Al-Mansour (Wadjda, Arábia Saudita/Alemanha, 2012, 98min).

Belas Artes 3.

› ESTREIAS

✪ Um Bom Partido

Nem o bom diretor italiano Gabriele Muccino, de O Último Beijo (2001) e À Procura da Felicidade (2006), consegue dar ânimo a esse roteiro intragável e previsível. Embora repleta de estrelas, a aventura romântica é uma lenga-lenga machista. Gerard Butler interpreta George, um ex-jogador de futebol que foi à ruína financeira. Separado da mulher (Jessica Biel), que está prestes a se casar com outro, e pai de um garotinho, esse cara simpático descola um trabalho como treinador infantil. As mães das crianças, contudo, pouco dão bola para as partidas e querem mesmo atacar o protagonista de modos abusados. Entre as periguetes classudas estão as personagens de Uma Thurman, Catherine Zeta-Jones e Judy Greer. Direção: Gabriele Muccino (Playing for Keeps, EUA, 2012, 105min). 12 anos. Estreou em 26/4/2013.

DiamondMall 4, Paragem 5, Pátio Savassi 2.

✪✪✪✪ Dentro da Casa

Intrigante e hipnótico drama de suspense cujo excelente roteiro foi extraído de uma peça espanhola. A história está centrada na relação entre o professor Germain (Fabrice Luchini) e Claude (o ótimo Ernst Umhauer), seu aluno de 16 anos. Ao propor uma redação à classe, Germain percebe que Claude se destaca dos outros. Diariamente, ele alimenta o mestre com um extenso conto saí­do (ou não) da realidade. Nele, o garoto narra os laços de amizade com Rapha (Bastien Ughetto) e como ele se aproximou da mãe do amigo (papel de Emmanuelle Seigner). Com Kristin Scott Thomas. Direção: François Ozon (Dans la Maison, França, 2012, 105min). 14 anos. Estreou em 29/3/2013.

Belas Artes 1.

Doméstica

Sete adolescentes registraram por uma semana a sua empregada doméstica e entregaram o material bruto para o diretor realizar um documentário com essas imagens. Direção: Gabriel Mascaro (Brasil, 75 min, 2012) 14 anos. Estreia prometida para 1º de maio.

Cine Centoequatro.

✪✪✪ Uma Garrafa no Mar de Gaza

+ Longa Uma Garrafa no Mar de Gaza mostra a amizade virtual entre um palestino e uma judia

Ponteio 2

› EM CARTAZ

✪ O Acordo

Por uma besteira, o jovem Jason (Rafi Gavron) aceita a encomenda de um amigo e, dentro do pacote, há uma grande quantidade de drogas, o que o enquadra como traficante. O rapaz é preso e condenado, mas seu pai, John Matthews (Dwayne Johnson), faz um acordo com uma procuradora federal (papel de Susan Sarandon). Em troca da liberdade do filho, ele vai à procura de poderosos traficantes. Ficção? Que nada! Segundo um letreiro na abertura da fita de ação dramática, trata-se de uma história inspirada em fatos reais. Pela condução morna, contudo, não funciona nem como uma aventura fantasiosa na linha de G.I. Joe — Retaliação, também estrelada por Dwayne Johnson. Direção: Ric Roman Waugh (Snitch, EUA/Emirados Árabes, 2013, 112min). 14 anos. Estreou em 19/4/2013.

Dublado: BH Shopping 10, Big Shopping 3, Shopping Cidade 6, Via Shopping 5. Legendado: Del Rey 7.

✪✪✪ Amor É Tudo o que você Precisa

Em adorável atuação, Trine Dyrholm interpreta a cabeleireira Ida, que concluiu as sessões de quimioterapia para tratamento de um câncer de mama. Às voltas com o casamento de sua filha na Itália, Ida pega o marido em flagrante com outra. Desnorteada, bate o carro no aeroporto de Copenhague com o do executivo viúvo Philip (Pierce Brosnan). Já dá para perceber: vai pintar um romance entre eles. Ambos rumam para Sorrento e, veja só, Philip é o futuro sogro da filha de Ida. A realizadora não nega a previsibilidade do desfecho, mas salpica a trama de surpresinhas. Direção: Susanne Bier (Den Skaldede Frisor, Dinamarca/Sué­cia/Itália/França/Alemanha, 2012, 116min). 12 anos. Estreou em 8/3/2013.

DiamondMall 3.

✪✪✪ Anna Karenina

O cineasta criou uma encenação de encher os olhos, vencedora do Oscar de melhor figurino, ao misturar teatro e dança num balé cinematográfico único. Tantas firulas visuais, no entanto, acabam comprometendo a força do texto, tornando-o frio. A trama, uma adaptação do romance do russo Leon Tolstoi, é ambientada na Rússia czarista de 1874. Casada com um aristocrata (Jude Law), Anna Karenina (papel de Keira Knightley) mora em São Petersburgo e, numa viagem a Moscou, conhece o conde Vronski (Aaron Taylor-Johnson), oficial da cavalaria, por quem se apaixona. Direção: Joe Wright (Anna Karenina, Inglaterra, 2012, 129min). 14 anos. Estreou em 15/3/2013.

Ponteio 4.

✪✪✪ Os Croods

Na animação, a jovenzinha Eep conta que todas as famílias da pré-história foram dizimadas. Só restaram os Croods, o clã do qual ela faz parte e cujo pai, Grug, raciocina com a força dos músculos. Completam o grupo sua mãe, a avó materna, o medroso irmão Tunk e a bebê troglodita Sandy. Eep acredita que seu universo não se resume à caverna onde eles se escondem. Para confirmar a tese, surge o mocinho Guy, um tipo descolado que, entre outras "modernidades", sabe fazer fogo. Nesta mais recente trama do diretor de Como Treinar Seu Dragão, não há compromisso com a realidade histórica, e sim com a ação incessante e o bom humor. Direção: Kirk De Micco e Chris Sanders (The Croods, EUA, 2013, 98min). Livre. Estreou em 22/3/2013.

Dublado: Betim Shopping 1, Boulevard 3, Del Rey 7, Itaú Power 3, Minas Shopping 6, Pampulha Mall 3, Paragem 3, Shopping Cidade 1, Via Shopping 5.

Dublado, em 3D: BH Shopping 3, DiamondMall 6, Shopping Estação 2, Shop­ping Norte 2.

✪✪ G.I. Joe - Retaliação

Com um roteiro mais simples, a fita de ação dá sequência à história de 2009. Trata-se, sobretudo, de um programa para adolescentes — há cenas que parecem saídas de um videogame, algumas delas muito bacanas. Duke (Channing Tatum) foi promovido e agora lidera o time da elite militar. Dentro da Casa Branca, o vilão Zartan prendeu o presidente, tomou suas feições e pegou seu lugar. O objetivo está claro: Zartan e o parceiro Cobra querem exterminar as outras nações e, como primeiro passo, matam todos os G.I. Joe. Road­block (Dwayne Johnson), Jaye (Adrianne Palicki) e Flint (D.J. Cotrona) sobrevivem e têm a missão de impedir uma catástrofe nuclear. Direção: Jon M. Chu (G.I. Joe: Retaliation, EUA, 2013, 110min). 12 anos. Estreou em 29/3/2013.

Dublado, em 3D: Itaú Power 6.

Legendado: BH Shopping 9, DiamondMall 3.

Legendado, em 3D: BH Shopping 3, Pátio Savassi 6.

✪✪ Ginger & Rosa

Na Londres de 1945, dois bebês nascem no mesmo dia. A ruiva Ginger (Elle Fanning) e a morena Rosa (Alice Englert) são criadas quase como irmãs e, em 1962, aos 17 anos, tornam-se amigas inseparáveis. Durante a crise dos mísseis de Cuba, com União Soviética e Estados Unidos à beira do confronto nuclear, elas viram ativistas da paz. Mas, lá no fundo, ainda sentem as incertezas da adolescência. A relação se agrava quando Roland (Alessandro Nivola), pai de Ginger, passa a olhar Rosa não mais como uma menina. Diretora inglesa de Orlando - A Mulher Imortal (1992), Sally Potter ameaça enveredar por um terreno fértil, mas mostra-se recatada nesse rito de passagem para a vida adulta. Em narrativa fria, sobressai a atuação da sempre luminosa Elle Fanning (Um Lugar Qualquer). Direção: Sally Potter (Inglaterra, Dinamarca, Canadá, 2012, 90min). 14 anos. Estreou em 19/4/2013.

Boulevard 2, DiamondMall 6, Ponteio 2.

O que vem aí

O drama O Sonho de Wadjda, de Haifaa Al-Mansour, primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher na Arábia Saudita, estreia na sexta (3)

A animação Reino Escondido, de Chris Wedge (de A Era do Gelo), tem lançamento prometido para 17 de maio, também com cópias em 3D

✪✪ Invasão à Casa Branca

Mike Banning (Gerard Butler) é o guarda-costas do presidente americano Benjamin Asher (Aaron Eckhart). Ao falhar numa missão de salvamento, ele ganha um cargo burocrático anos depois. Mas vai provar que ainda é "o cara" quando terroristas invadem os céus de Washington, entram na Casa Branca e fazem o presidente e alguns funcionários reféns. A eletrizante cena de abertura e a realista se­quên­cia da ocupação da Casa Branca contribuem para deixar o thriller acima da média. Não tarda, contudo, a virar um genérico de um filme de ação. Direção: Antoine Fuqua (Olympus Has Fallen, EUA, 2013, 120min).

12 anos. Estreou em 5/4/2013.

BH Shopping 10, DiamondMall 4, Pátio Savassi 7.

✪✪✪ Jack, o Caçador de Gigantes

De A Garota da Capa Vermelha a João e Maria - Caçadores de Bruxas, eis a melhor adaptação de uma fábula infantil destinada aos adolescentes e ao público adulto. Trata-se de uma versão robusta e bastante livre de João e o Pé de Feijão. A trama tem início enfocando a paixão de Jack (Nicholas Hoult) pela princesa Isabelle (Eleanor Tomlinson). Na aventura que se segue, o protagonista e os soldados do rei têm de escalar um gigantesco pé de feijão que brotou na cidade para ir atrás da donzela. Ao chegar lá em cima, deparam com um mundo habitado por seres gigantescos. Aprisionados nas alturas, eles estão revoltados e com muita sede de voltar a viver na terra. Diretor dos dois primeiros episódios da cinessérie X-Men, Singer acerta nos efeitos visuais e dá ritmo ágil à epopeia dos personagens. Direção: Bryan Singer (Jack the Giant Slayer, EUA, 2013, 114min). 10 anos. Estreou em 29/3/2013.

Dublado: Itaú Power 6, Pampulha Mall 3.

Legendado, em 3D: DiamondMall 6.

✪✪✪ Killer Joe - Matador de Aluguel

Diretor de Operação França (1971) e O Exorcista (1973), William Friedkin está com 77 anos e ainda manda ver no quesito ousadia. Esta adaptação de uma peça teatral é um exemplo de sua coragem para expor, cruelmente, o lado mais sórdido do ser humano. No drama de erros, o jovem Chris Smith (Emile Hirsch) está devendo para traficantes e, de comum acordo com seu pai (Thomas Haden Church), contrata o policial Joe Cooper (Matthew McConaughey, em fabulosa atuação) para assassinar sua mãe. A ideia é repartir o dinheiro do seguro de vida dela. Joe faz o serviço, mas não recebe o pagamento. Em troca, exige tirar a virgindade de Dottie (Juno Temple), a pura irmãzinha de Chris. Violência explícita e algumas cenas chocantes fazem parte do programa. Com Gina Gershon. Direção: William Friedkin (Killer Joe, EUA, 2011, 102min). 18 anos. Estreia prometida para 19/04/2013.

Pátio Savassi 7.

✪✪ Mama

A trama de terror foca duas irmãs. Victoria (Megan Charpentier) e Lilly (Isabelle Nélisse) foram deixadas numa cabana isolada após o desaparecimento do pai. Cinco anos depois, são localizadas e passam a viver com o tio (Nikolaj Coster-Waldau) e a mulher dele (Jessica Chastain). Com um comportamento selvagem, as garotas sentem a constante presença do fantasma de uma mulher, a quem chamam de Mama. Sustos estão garantidos mais pela eficiência dos efeitos sonoros do que pela trama cheia de clichês. Direção: Andrés Muschietti (Mama, Espanha/Canadá, 2013, 100min). 14 anos. Estreou em 5/4/2013.

Dublado: Minas Shopping 6, Shopping Cidade 6, Shopping Norte 4, Via Shopping 2.

Legendado: Pátio Savassi 8.

✪✪ Meu Pé de Laranja Lima

Tudo está no seu devido lugar: a recriação de época entre os anos 60 e 70 (embora haja elementos mais contemporâ­neos), a atuação graciosa do menino João Guilherme Ávila (filho do cantor sertanejo Leonardo) e uma atmosfera nostálgica para relembrar o clima do interior mineiro. Esses acertos, porém, não fazem um bom filme, sobretudo por causa de um roteiro sem muita consistência. São tramas episódicas que, juntas, não dão liga. Inspirado no livro de José Mauro de Vasconcelos (1920-1984), o drama flagra o cotidiano de Zezé. Como se mostra muito arteiro, recebe o desprezo do pai desempregado (Eduardo Dascar) e pouco carinho da mãe (Fernanda Vianna). Quem o acaba acolhendo é um português, interpretado por José de Abreu. Direção: Marcos Bernstein (Brasil, 2012, 99min). Livre. Estreou em 19/4/2013.

Big Shopping 3, BH Shopping 10, Boulevard 4, Pampulha Mall 4, Pátio Savassi 1, Shopping Cidade 2.

✪✪✪ A Morte do Demônio

Além de reverente e uma homenagem a Evil Dead (1981), trata-se de uma boa fita de terror que independe da matriz. Sam Raimi, diretor do original de 1981, aparece aqui como produtor e certamente deu pitacos no longa-metragem comandado por um cineasta uruguaio. A trama não disfarça o enredo-clichê. Acompanhado da namorada e de mais dois amigos, David (Shiloh Fernandez) chega a uma cabana na floresta a fim de rever Mia (Jane Levy), sua irmã drogada. No porão, forrado de gatos em decomposição, o colega Eric (Lou Taylor Pucci) encontra um livro enigmático e, ao pronunciar algumas palavras, liberta um espírito do mal com alvo certo: o corpo da garota viciada. O resultado mostra-se sanguinolento, vibrante e assustador para os nervos sensíveis. Se a refilmagem não tem status para fazer história, ao menos destaca-se da mesmice que vem rondando o gênero. Direção: Fede Alvarez (Evil Dead, EUA, 2013, 91min). 18 anos. Estreou em 19/4/2013.

Dublado: Minas Shopping 2, Shopping Estação 5.

Legendado: BH Shopping 3, Minas Shopping 2, Pátio Savassi 1, Shopping Cidade 3, Shopping Estação BH 5.

✪✪ Oblivion

O visual espetacular criado para a ficção científica, dirigida por Joseph Kosinski (de Tron - O Legado), dá uma certa animada numa trama arrastada e confusa. Ambientada em 2077, a história mostra o trabalho de Jack (Cruise) e sua mulher, Victoria (Andrea Riseborough), em uma estação espacial. Como a Terra foi dizimada, ele vem diariamente ao planeta para procurar por sobreviventes. A produção evoca clássicos como 2001, uma Odisseia no Espaço e Planeta dos Macacos, mas, até nisso, o longa-metragem peca pela pretensão. Direção: Joseph Kosinski (Oblivion, EUA, 2013, 126min). 12 anos. Estreou em 12/4/2013.

Dublado: Betim Shopping 1, Big Shopping 2, Itaú Power 3, BH Shopping 9, Minas Shopping 3, Pampulha Mall 5, Shopping Cidade 2, Shopping Estação 2, Shopping Norte 3, Via Shopping 2.

Legendado: Boulevard 4, Del Rey 4, DiamondMall 3, Paragem 2, Pátio Savassi 7, Ponteio 4.

Um Porto Seguro

Extraído do livro de Nicholas Sparks (Um Homem de Sorte, Querido John etc.), o drama romântico flagra o dilema da jovem Katie (Julianne Hough, de Rock of Ages). Ela acabou de se mudar para Southport, na Carolina do Sul, e quer distância dos vizinhos. Mas, ao conhecer o charmoso viúvo Alex (Josh Duhamel), muda de ideia. Um segredo do passado, contudo, pode ameaçar sua felicidade. Direção: Lasse Hallström (Safe Haven, EUA, 2013, 115min). 12 anos. Estreou em 19/4/2013.

Boulevard 2, Del Rey 4, DiamondMall 3, Pátio Savassi 8, Ponteio 4.

✪ Romance de Formação

O primeiro documentário em longa-metragem da diretora registra o cotidiano de quatro estudantes brasileiros. Nos Estados Unidos, Victoria Saramago faz doutorado em cultura ibérica e latino-americana enquanto, em Harvard, Caetano Altafin está se especializando em direito corporativo. O mineiro Willian Cortopassi deixou a família em Belo Horizonte a fim de se dedicar à faculdade de química no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro. E, na Alemanha, o pianista Fábio Martino faz mestrado na Universidade de Karlsruhe. São histórias curiosas, sobretudo por mostrar a garra de jovens que, dispostos a crescer profissionalmente, precisam, muitas vezes, encarar a solidão. A melhor tradução disso é a cena do jantar virtual, em comemoração ao Dia dos Namorados, feito através do Skype pelo carioca Cae­tano. Apesar da realização certinha, o filme não se aprofunda nem mostra um contraponto para o tema educacional, além de tentar ganhar maior duração abusando de sequências tolas. Direção: Julia De Simone (Brasil, 2011, 74min). Livre. Estreou em 19/4/2013.

Cine Centoequatro.

Testemunha 4

Em 2009, a atriz Carla Ribas encenou durante 24 horas seguidas a peça O Interrogatório, do alemão Peter Weiss, no Rio de Janeiro. A proposta era avaliar como a encenação de um texto pesado, sobre os depoimentos dos sobreviventes do campo de concentração de Ausch­witz, repercutia nos lados físico e psicológico da atriz. Direção: Marcelo Grabowsky (Brasil, 2011, 67min). 14 anos. Estreou em 19/4/2013.

Cine Centoequatro.

✪✪✪ Vai que Dá Certo

Na trama, ambientada em São Paulo, Rodrigo (Danton Mello) perdeu tudo de uma vez só: o emprego, a esposa, a casa e a vontade de seguir adiante sem grana. Ao reencontrar o primo Danilo (Lúcio Mauro Filho), nasce uma ideia promissora: assaltar um carro-forte da transportadora de valores onde Danilo trabalha. Para cometer o crime aparentemente perfeito, Rodrigo convoca os briguentos irmãos Amaral (Fábio Porchat) e Vaguinho (Gregório Duvivier), além do colega Tonico (Felipe Abib). Com impressionante timing para a comédia de erros, o elenco veste a camisa dos personagens com talento. O filme usa situações que, de alguma maneira, espelham o jeitinho de sobrevivência do brasileiro. Trata-se, portanto, de uma crônica social da classe média numa história levada em ritmo de diversão crescente. Direção: Maurício Farias (Brasil, 2013, 87min). 12 anos. Estreou em 22/3/2013.

Betim Shopping 1, Big Shopping 4, Itaú Power 4, BH Shopping 7, Boulevard 3, Del Rey 3, DiamondMall 4, Minas Shopping 3, Paragem 3, Shopping Cidade 1, Shopping Estação 1, Shopping Norte 3, Via Shopping 5.

✪✪ A Visitante Francesa

O cinema do sul-coreano Hong Sang-soo pode parecer tosco na superfície. Faz parte, porém, da brincadeira lúdica proposta por esse bem-humorado realizador. Em sua nova comédia, ele divide a trama em três episódios. A francesa Isabelle Huppert é uma cineasta recebida por um casal na cidade litorânea de Mohang. No mesmo local, ela interpreta, na sequência, uma impaciente mulher à espera do amante. Por fim, acompanhada de uma velha amiga, chega ao lugar para se distrair após ser traída pelo marido. Em coreano ou num inglês "asiático" para turistas, os diálogos são simples e reforçam a pouca pretensão de uma trama minimalista. Direção: Hong Sang-soo (Da-reun na-ra-e-seo, Coreia do Sul, 2012, 90min). 12 anos. Estreou em 5/4/2013.

Belas Artes 3.

› Violação da intimidade

No denso A Caça, Thomas Vinterberg examina os limites da privacidade

Diretor de Festa de Família (1998) e Submarino (2010), o dinamarquês Vinterberg atinge a maturidade num drama de impacto profundo. Além da soberba atuação do protagonista, Mads Mikkelsen, o longa-metragem traz um enredo atual em registro incisivo. Na pele do professor Lucas, Mik­kelsen trabalha numa escolinha infantil de uma pequena cidade da Dinamarca. Divorciado e pai de um adolescente, Lucas é querido pelas crianças e admirado pela comunidade. Sua vida, porém, sofre um revés quando a filha pequena de um amigo insinua ter tido brincadeiras íntimas com ele. A partir daí, o enredo abre-se em discussões pertinentes sobre a (suposta) pedofilia e suas consequências.

✪✪✪✪ A Caça, de Thomas Vinterberg (Jagten, 2012, 115min). 14 anos. Estreou em 26/4/2013. Belas Artes 2.

› Os traumas do passado

Helen Mirren vive uma criada desconfiada e cheia de segredos no drama Atrás da Porta

O diretor húngaro de Mephisto (1981) e Adorável Julia (2004) foi buscar o tema de seu novo drama no livro autobiográfico de sua conterrânea Magdá Szabó (1917-2007), com quem não possui parentesco. Embora tenha uma montagem equivocadamente rápida e o formato quadradão de um telefilme, a história cativa pelo embate entre duas fortes personagens. Interpretada pela alemã Martina Ge­deck, a escritora Magda muda-se com o marido para uma casa na Budapeste da década de 60. A primeira providência é arranjar uma empregada para fazer os serviços domésticos. Ao contatar a vizinha Emerenc (papel da grande Helen Mirren), recebe em troca desprezo e desaforos. Emerenc teve um passado difícil após perder toda a família ainda criança. Por isso, virou uma senhora amarga, rancorosa, de poucas palavras e com acessos temperamentais. Ela, contudo, aceita o trabalho e, aos poucos, patroa e empregada vão descobrir que dependem uma da outra.

✪✪ Atrás da Porta, de István Szabó (The Door, Hungria/Alemanha/ 2012, 97 min). 14 anos. Estreou em 12/4/2013. Belas Artes 3.

› Ação e romance com Gerard Butler

A fita de ação ✪✪ Invasão à Casa Branca traz o astro escocês na pele de um ex-segurança. Sozinho, ele tenta resgatar o presidente americano e seus subordinados das mãos de terroristas coreanos. O filme, que estreou um mês atrás, ainda pode ser visto em três complexos da cidade.

Em ✪ Um Bom Partido, estreia de três cinemas, Butler interpreta um ex-jogador de futebol que, sem grana, vira treinador do time de seu filho. As mães dos coleguinhas,

tanto as casadas quanto as divorciadas, porém, só têm olhos

para o bonitão, aqui com um toque alourado nos cabelos.

Cotações | Péssimo ← | Fraco ✪ | Regular ✪✪ | Bom ✪✪✪ | Muito bom ✪✪✪✪ | Excelente ✪✪✪✪✪

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE