Cinema

Falta de graça no Iêmen

Amor Impossível derrapa ao tentar ser uma comédia romântica diferente

Por: Tiago Faria - Atualizado em

Avaliação ✪✪✫✫✫

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

O título original, Salmon Fishing in the Yemen (algo como "Pescando Salmão no Iêmen"), e a escolha dos protagonistas pareciam ingredientes para uma fita água com açúcar menos óbvia. De fato, Amor Impossível é uma comédia romântica incomum, mas seu resultado não é quase nada engraçado. Emily Blunt, encantadora em O Diabo Veste Prada (2006) e apagada em O Lobisomem (2010), vive Harriet, a dedicada representante de um xeque iemenita na Inglaterra. Ela tem um plano no mínimo inusitado: implantar a cultura de salmões no país árabe. Para isso, procura um tímido pesquisador, Alfred Jones (Ewan McGregor). Ele elabora um plano de transportar em helicópteros 10 000 peixes vivos do norte da Europa para o Iêmen. Quase ninguém dá crédito ao projeto. Até que o simpático e quase caricato xeque Muhammed (Amr Waked) resolve financiá-lo. Muhammed ganha o respaldo da oportunista assessora de comunicação do governo britânico, Patricia Maxwell (Kristin Scott Thomas), que enxerga a empreitada como uma estratégia para melhorar a imagem do país, envolvido na Guerra do Afeganistão, entre os árabes. Espera-se que Harriet e Jones se apaixonem um pelo outro. No entanto, ambos são casados e vivem momentos distintos do relacionamento. Enquanto a personagem de Emily namora o soldado galã Robert Mayers (Tom Mison), o pesquisador leva um casamento sem graça e desgastado.

Eles só começam a se envolver emocionalmente já no Iêmen, às vésperas da inauguração do grande tanque artificial de salmões. A imprensa mundial transmite o sucesso do projeto: os peixes, além de terem sobrevivido à viagem, começam a se reproduzir. Tudo parece dar certo até a reviravolta final do enredo. A tentativa de costurar em um mesmo roteiro comédia romântica, drama e política internacional não funcionou. Exceto pelos hilariantes diálogos virtuais entre a assessora de comunicação e o primeiro-ministro inglês.

Amor Impossível, de Lasse Hallström (Salmon Fishing in the Yemen, Inglaterra, 2011, 107min). 10 anos. Estreou em 15/6/12. Boulevard 1, Del Rey 4 e Diamond Mall 3.

Confira a programação de cinema para esta semana

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE