Cinema

Mostra James Stewart - O Ator que Sabia Demais entra em cartaz no Centro Cultural da UFMG

Astro americano estrelou longas como Um Corpo Que Cai e Do Mundo Nada Se Leva

Por: Raíssa Pena - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

Clássicos: Stewart em Janela Indiscreta, A Felicidade Não Se Compra e Núpcias de Escândalo

Um galã da velha-guarda é o homenageado da vez no projeto Cine Clássico do Centro Cultural da UFMG. Conhecido pelo temperamento calmo e pelo belo par de olhos azuis, o ator americano James Stewart (1908-1997) marcou a história do cinema com uma extensa e versátil filmografia. Estrelou longas icônicos como Do Mundo Nada Se Leva (dirigido por Frank Capra), Um Corpo que Cai (de Alfred Hitchcock) e O Homem que Matou o Facínora (de John Ford) e ganhou dois Oscar - de melhor ator, em 1941, por Núpcias de Escândalo (de George Cukor), e pelo conjunto da obra, em 1985. Com curadoria de Adriana Machado, a mostra vai exibir sem preocupação cronológica catorze suspenses, westerns, dramas e comédias. Confira a programação completa.

Centro Cultural da UFMG. Avenida Santos Dumont, 174, Centro, ☎ 3409-8290. Terça e quinta, 19h. Grátis. Até 18 de dezembro.

Herói fora das telas: Stewart foi o primeiro ator a se alistar na II Guerra Mundial, serviu como piloto de bombardeiro e chegou a se tornar coronel da Força Aérea Americana em 1945

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE