Cinema

Programação de cinema para os dias 17 a 23 de agosto

- Atualizado em

Cotações | Péssimo ← | Fraco ✪ | Regular ✪✪ | Bom ✪✪✪ | Muito bom ✪✪✪✪ | Excelente ✪✪✪✪✪

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

À Beira do Caminho: uma viagem de caminhão pelo Nordeste na companhia dos atores Vinicius Nascimento e João Miguel

ESTREIAS ✪✪✪ UM DIVà PARA DOIS, de David Frankel (Hope Springs, EUA, 2012). Comédia dramática. Eis uma rara união de humor e drama em que ambos os gêneros são bem explorados. Além de um assunto bacana narrado às claras, a dupla de protagonista encara os personagens com desenvoltura e gosto. Não à toa, eles são interpretados pelos magníficos atores Meryl Streep e Tommy Lee Jones, que vivem um casamento falido na pele de Kay e Arnold. Embora morem sob o mesmo teto, eles não dormem juntos e não fazem sexo há, pelo menos, quatro anos. Dona de casa, Kay nota que a relação esfriou e paga 4 000 dólares para fazer terapia de casal durante uma semana com o renomado Dr. Feld (Steve Carell). Ela convence Arnold a atravessar o país para chegar à pequena Hope Springs. Lá, o psicanalista é objetivo para saber da intimidade deles. O roteiro usa a graça para tocar em tema adulto — as relações sexuais na meia-idade — sem que a seriedade saia de cena. Vinda da TV, Vanessa Taylor acerta no tom do roteiro levado ao cinema pelo diretor de O Diabo Veste Prada (100min). 12 anos. Estreou 17/8/2012. Itaú Power 1, BH Shopping 5, Boulevard 2, Del Rey 2, Diamond Mall 5, Minas Shopping 6, Pátio Savassi 1, Shopping Cidade 6, Shopping Estação 5.

Confira o horário das salas de cinema

✪✪✪ OUTBACK — UMA GALERA ANIMAL, de Kyung Ho Lee (The Outback, EUA/Coreia do Sul, 2012). A animação mostra o rumo tomado por um coala branco que, cansado de ser atração turística, troca o sossego pela vida selvagem. Em seu novo habitat, faz amizade com um macaco e um diabo-da-tasmânia (85min). Livre. Dublado, em 3D: Itaú Power 6, BH Shopping 1, Boulevard 6, Del Rey 1, Minas Shopping 1, Pampulha Mall 6, Paragem 1, Shopping Cidade 5, Shopping Estação 2, Via Shopping 4.

Confira o horário das salas de cinema

✪✪✪ 360, de Fernando Meirelles (360, Inglaterra/Áustria/França/Brasil, 2011). Sob um roteiro circular do inglês Peter Morgan (A Rainha), o paulistano Fernando Meirelles traça um ambicioso painel das relações humanas. Com locações na Eslováquia, Áustria, Inglaterra, França e Estados Unidos, a trama abarca uma série de personagens, alguns literalmente em trânsito pelo planeta, outros amargando perdas ou traições. O drama começa com uma prostituta eslovaca sendo agenciada por um cafetão. Ela vai encontrar seu primeiro cliente, um executivo inglês (Jude Law), em Viena, mas o plano dá errado. Já em Londres, a mulher dele (Rachel Weisz) não sabe como terminar uma relação com o amante brasileiro (Juliano Cazarré). Ao saber da traição, a namorada deste (Maria Flor) volta ao Rio de Janeiro, mas seu avião, por causa de uma nevasca, é obrigado a permanecer no aeroporto da cidade americana de Denver. Lá, ela conhece um senhor (Anthony Hopkins) e joga charme para um rapaz (Ben Foster) que, condenado por agressão sexual, acabou de deixar a penitenciária. A história segue adiante e, sem perder o fio da meada, mais pessoas saem e entram (110min). 14 anos. Itaú Power 4, Belas Artes 2, BH Shopping 4, Boulevard 4, Del Rey 4, Diamond Mall 6, Shopping Estação 6.

Confira o horário das salas de cinema

✪✪✪ O VINGADOR DO FUTURO, de Len Wiseman (Total Recall, EUA, 2012). A ficção científica é inspirada no conto Lembramos para Você a Preço de Atacado, de Philip K. Dick (1928-1982), que está sendo lançado na coletânea do escritor Realidades Adaptadas pela Editora Aleph. Em 1990, o mesmo texto foi adaptado numa fita homônima estrelada por Arnold Swarzenegger. Quem viu o original pode ter uma sensação de mais do mesmo. Enquanto entretenimento de ação e fantasia, não há aqui do que reclamar. Com robusta direção de arte e efeitos especiais espetaculares, a trama, um tanto complexa de resumir, se passa no fim do século XXI. A Terra foi devastada por guerras químicas e os sobreviventes se instalaram em dois polos: uma metrópole no lugar do Reino Unido, onde se concentra a riqueza, e a Colônia (a Austrália), região de trabalhadores humildes. Para ir e vir em questão de minutos, a população usa um meio de transporte chamado "a queda". Operário de uma fábrica, Douglas Quaid (o sempre competente Colin Farrell) é casado com a paramédica Lori (Kate Beckinsale) e, certa noite, decide visitar a Rekall, empresa de implantes de memórias que fornece à clientela fantásticas viagens virtuais. Quando menos espera, Quaid descobre habilidades físicas impensáveis, mata dez policias de uma vez e encara uma fuga implacável. Qual realidade estaria vivendo o protagonista? Essa é uma das questões levantadas pelo engenhoso roteiro capaz de dar um nó na cabeça de quem não ficar atento a muitas informações e reviravoltas. Com Bill Nighy e Jessica Biel (118min). 14 anos. Estreou em 17/8/2012. Dublado: Betim Shopping 3, Big Shopping 5, BH Shopping 3, Del Rey 1, Minas Shopping 3, Pampulha Mall 2, Pátio Savassi 3, Shopping Cidade 7, Shopping Estação 3, Shopping Norte 1, Via Shopping 2. Legendado: Itaú Power 5, Boulevard 3, Del Rey 3, Paragem 2.

Confira o horário das salas de cinema

EM CARTAZ

✪✪✪ À BEIRA DO CAMINHO, de Breno Silveira (Brasil, 2012). Diretor de 2 Filhos de Francisco (2005) e Era uma Vez... (2008), Breno Silveira retoma com gosto o cinema popular que o consagrou. Levado pelo delicioso e antigo cancioneiro de Roberto Carlos, o road movie dramático não pretende camuflar seus clichês e, eis aí, uma de suas maiores virtudes. A trama tem sinais de Central do Brasil e o encontro dos dois protagonistas é algo já visto em outros filmes. Mesmo assim, Silveira alcança algo que poucos diretores brasileiros conseguem: dar à plateia emoção genuína por meio de uma história singela. Nela, o caminhoneiro João (papel de João Miguel) sofreu um trauma no passado e tornou-se um homem amargo. Na região de Petrolina, em Pernambuco, ele encontra um clandestino escondido em seu caminhão. Trata-se de Duda (o ótimo estreante Vinicius Nascimento), um garoto que perdeu a mãe e pretende chegar a São Paulo para procurar o pai. Os dois se estranham a princípio, mas, no decorrer da viagem, percebem tragédias e tristezas em comum. Com Dira Paes (102min). 12 anos. Estreou em 10/8/2012. BH Shopping 10, Boulevard 1, Del Rey 5, Diamond Mall 4, Itaú Power 2, Minas Shopping 4, Pampulha Mall 1, Pátio Savassi 4, Shopping Cidade 2, Shopping Estação 1, Via Shopping 5.

Confira o horário das salas de cinema

✪✪ AQUI É O MEU LUGAR, de Paolo Sorrentino (This Must Be the Place, Itália/França/Irlanda, 2011). Drama. No papel de Cheyenne, um roqueiro gótico dos anos 80, Sean Penn adotou um visual desgrenhado e extravagante, com maquiagem tão carregada quanto a de Robert Smith, vocalista da banda inglesa The Cure. Em decadência, esse sobrevivente do show business decide abandonar uma rotina monótona e sai em uma jornada para encontrar o principal inimigo de seu pai, um nazista refugiado nos Estados Unidos. Há uma guinada abrupta na trama, que a torna mais trágica e menos verossímil (118min). 12 anos. Estreou em 27/7/2012. Belas Artes 3.

Confira o horário das salas de cinema

✪ AS AVENTURAS DE AGAMENON, O REPÓRTER, de Victor Lopes (Brasil, 2012). Agamenon virou um repórter de sucesso, apesar de sua má fama e do temperamento rebelde. Vivido na fase jovem por Marcelo Adnet e mais maduro por Hubert, o protagonista conseguiu se salvar do naufrágio do Titanic, entrevistou personalidades do porte de Gandhi e Albert Einstein e esteve presente em emblemáticos casos internacionais, como o assassinato de John Kennedy (74min). 14 anos. Estreou em 6/1/2012. BH Shopping 8, Diamond Mall 6, Pátio Savassi 1.

Confira o horário das salas de cinema

✪✪✪ BATMAN — O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE, de Christopher Nolan (The Dark Knight Rises, EUA/Inglaterra, 2012). Ação dramática. Puxada para o drama e com poucos (porém vigorosos) momentos de ação, a trama se passa oito anos depois do longa-metragem de 2008. Por ter baixado a criminalidade em Gotham City, Harvey Dent virou ídolo. Batman (ainda interpretado por Christian Bale), responsável por sua morte, caiu em desgraça na opinião pública e, desde então, preferiu ficar recluso. Com o surgimento do brucutu Bane (Tom Hardy), um mercenário disposto a mandar a cidade pelos ares, chega a hora de Bruce Wayne vestir novamente a fantasia do homem-morcego. Embora o vilão jamais se iguale à insanidade do Coringa na magistral atuação de Heath Ledger no filme anterior, este capítulo segue no registro do realismo e oferece à plateia quarenta minutos finais arrebatadores — uma sequência embalada pela grandiloquente trilha sonora de Hans Zimmer (A Origem) que chega a um clímax surpreendente. No elenco numeroso, sobressaem as performances de Anne Hathaway, vivendo uma ladra sensual, e de Joseph Gordon-Levitt, um policial criado num orfanato. Com Gary Oldman, Michael Caine, Marion Cottilard e Morgan Freeman (164min). 14 anos. Estreou em 27/7/2012. Dublado: Betim Shopping 1, Big Shopping 1 e 4, Boulevard 5, Del Rey 6, Itaú Power 3, Minas Shopping 5, Pampulha Mall 3, Pátio Savassi 1, Shopping Cidade 4 e 8, Shopping Estação 2 e 3, Shopping Norte 2 e 4, Via Shopping 3. Legendado: BH Shopping 7 e 8, Boulevard 5, Del Rey 6, Diamond Mall 2, Itaú Power 3, Pampulha Mall 3, Paragem 1 e 3, Pátio Savassi 6 e 7.

Confira o horário das salas de cinema

✪✪ BILLI PIG, de José Eduardo Belmonte (Brasil, 2012). A comédia enfoca a vida conjugal de Wanderley (Selton Mello) e Marivalda, interpretada por Grazi Massafera, grande destaque do elenco. Ele vive um corretor de seguros em crise, ela é uma aspirante a atriz que se aconselha com um porco rosa de borracha chamado Billi. Para sair do buraco financeiro, Wanderley tem uma ideia a princípio promissora: dar um golpe num traficante (Otávio Müller). Com Preta Gil (95min). 12 anos. Estreou em 2/3/2012. BH Shopping 7.

Confira o horário das salas de cinema

✪✪✪ DIÁRIO DE UM JORNALISTA BÊBADO, de Bruce Robinson (The Rum Diary, EUA, 2011). Rum — Diário de um Jornalista Bêbado foi o primeiro livro de ficção de Hunter S. Thompson, que se suicidou aos 67 anos em 2005. A história foi extraída de sua estada em Porto Rico, antes de ele se esbaldar nas drogas alucinógenas. Em vistosa produção de época, a comédia é a segunda incursão de Johnny Depp no universo de Thompson, após o megamaluco Medo e Delírio (1998). O astro interpreta o jornalista Paul Kemp, que, em 1960, troca Nova York pela paradisíaca ilha de Porto Rico. Lá, vira repórter de um jornal quase falido, tocado por um editor oportunista (Richard Jenkins). Entre os colegas de trabalho beberrões estão Sala (o ótimo Michael Rispoli) e Moberg (Giovanni Ribisi). Não demora muito para Kemp descobrir os prazeres da capital, San Juan — começando pelo rum e terminando na comprometida deusa platinada Chenault (Amber Heard). (120min). 16 anos. Estreou em 20/4/2012. Pátio Savassi 2.

Confira o horário das salas de cinema

✪✪ E AÍ, COMEU?, de Felipe Joffily (Brasil, 2012). Em alta após o sucesso de Cilada.com (2011), o ator Bruno Mazzeo volta ao humor malicioso, desbocado e com muito sucesso — a fita já atraiu mais de 2,2 milhões de espectadores. Desta vez, ele tem um roteiro bem menos chinfrim à disposição. Baseada em peça homônima de Marcelo Rubens Paiva, a comédia ganha pontos ao preservar o espírito divertido do original, embora caia em obviedades. O filme se solta e tira risadas principalmente nos trechos que entregam a sua origem teatral — quando, na mesa do bar, os amigos Fernando (papel de Maz­zeo), Honório (Marcos Palmeira) e Fonsinho (Emilio Orsiollo Netto, o mais engraçado do trio de atores) jogam conversa fora sobre trapalhadas sexuais e manias femininas. Com Dira Paes (100min). 14 anos. Estreou em 22/6/2012. Betim Shopping 2, BH Shopping 9, Pátio Savassi 7, Via Shopping 4.

Confira o horário das salas de cinema

✪✪✪ A ERA DO GELO 4, de Steve Martino e Mike Thurmeier (Ice Age: Continental Drift, EUA, 2012). Este quarto episódio da cinessérie de animação, iniciada em 2002, tem uma intenção modesta — revisitar personagens que fazem por merecer uma nova matinê amalucada. A fórmula, felizmente, ainda não se deixou derrubar pelo cansaço e o integrante mais divertido da turma continua a ser o melhor personagem: o esquilo Scrat. É ele próprio quem desata as reviravoltas desta sequência. O bichinho, engolido por uma rachadura no solo, vai parar no centro da Terra e provoca uma onda de terremotos (94min). Livre. Estreou em 29/6/2012. Dublado: Betim Shopping 1, Big Shopping 2, Boulevard 1, Del Rey 5, Itaú Power 2, Pampulha Mall 5, Paragem 5, Via Shopping 5. Dublado, em 3D: Minas Shopping 2.

Confira o horário das salas de cinema

✪✪✪ O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA, de Marc Webb (The Amazing Spider-Man, EUA, 2012). Lançado cinco anos depois do dispensável Homem-Aranha 3, o novo episódio da superfranquia recomeça o ciclo de aventuras do herói da Marvel. A volta às origens mantém o molde da trilogia original, numa mescla fluente e divertida de ação, romance e humor. Acabam, portanto, justificando o repeteco o bom elenco e um roteiro cheio de graça. Na trama, Peter Par­ker (agora interpretado por Andrew Garfield, de A Rede Social) ainda é o rapaz tímido que descobre ter poderes incríveis (e responsabilidades igualmente gigantescas) ao ser contaminado por um aracnídeo de laboratório. A história ameaça escapar da mesmice ao investir no mistério sobre a morte dos pais do herói. Muito mais palpitante se sai o caso de amor entre o jovem justiceiro e a espevitada Gwen Stacy (Emma Stone). O vilão da vez é um bioquímico transformado em lagarto e interpretado pelo galês Rhys Ifans (136min). 10 anos. Estreou em 6/7/2012. Dublado: Big Shopping 3, Pampulha Mall 4, Shopping Norte 3. Dublado, em 3D: Itaú Power 6, Minas Shopping 1, Pampulha Mall 6.

Confira o horário das salas de cinema

✪ LOLA, de Lisa Azuelos (LOL, EUA, 2012). O sucesso de Rindo à Toa (2008) fez Hollywood chamar a diretora francesa Lisa Azuelos para fazer uma versão nos Estados Unidos de sua comédia romântica. Mesmo tendo o mesmo ponto central, esta fita americana privilegia o público adolescente — não à toa, a trama é estrelada pela cantora Miley Cyrus. Ela interpreta Lola, estudante que levou um fora do namorado e agora arrasta asas pelo melhor amigo (Douglas Booth). Sua mãe, Anne (Demi Moore), vive um dilema parecido: tem encontros secretos com o ex-marido (Thomas Jane), mas recebe uma cantada das boas de um jovem policial (Jay Hernandez). O comportamento juvenil das duas é o que as une e as separa. Além de previsível e insossa, a história perdeu o charme do original francês. Para piorar, a diretora incluiu neste roteiro uma excursão dos colegiais à França e só mostra os estereótipos mais detestáveis de seu povo (97min). 14 anos. Estreou em 10/8/2012. Paragem 5, Shopping Cidade 1.

Confira o horário das salas de cinema

✪ O QUE ESPERAR QUANDO VOCÊ ESTÁ ESPERANDO, de Kirk Jones (What to Expect When You're Expecting, EUA, 2012). O título já dá uma ideia da temática da comédia. Trata-se da felicidade e dos problemas enfrentados por casais prestes a se tornar pais. A novidade, por incrível que pareça, é do Brasil: o ator Rodrigo Santoro conseguiu seu melhor e maior papel numa produção americana. Ele faz o marido da personagem de Jennifer Lopez, que entra em crise quando ela insiste em adotar um filho na África. Em outra trama, há a competição de um piloto de corridas aposentado (Dennis Quaid) e seu filho gorducho (Ben Falcone) — as mulheres de ambos ficaram grávidas ao mesmo tempo. Uma gestação inesperada é o resultado da primeira transa de um jovem casal, papéis de Chace Crawford e Anna Kendrick. E Cameron Diaz, na pele de uma apresentadora de um programa de fitness, vai perder as curvas perfeitas ao ser mãe pela primeira vez. Além da abordagem careta e convencional, o longa-metragem tenta extrair risos de situações muitas vezes estereotipadas ou grosseiras. Das cinco tramas, uma escapa da mesmice: Elizabeth Banks atua como a dona de uma loja infantil que lamenta os revertérios indesejáveis da gestação (110min). 12 anos. BH Shopping 6, Boulevard 6, Del Rey 7, Diamond Mall 4, Itaú Power 1, Minas Shopping 2, Paragem 4, Pátio Savassi 2, Shopping Cidade 3, Via Shopping 1.

Confira o horário das salas de cinema

✪✪✪ PARAÍSOS AR­TIFICIAIS, de Marcos Prado (Brasil, 2012). No Rio de Janeiro, Nando (Luca Bianchi) deixa a cadeia. Para saber o motivo que levou esse rapaz de classe média à condenação, o roteiro do drama retrocede quatro anos. Em Amsterdã, o protagonista vive um intenso caso de amor com a DJ brasileira Érika (Nathalia Dill). Quando o enredo passa a focá-la, recua mais ainda ao passado para mostrar a relação da moça com Lara (Lívia de Bueno). Numa praia do Nordeste, Érika toca em um festival de música eletrônica, e as liberais namoradinhas experimentam drogas sintéticas (96min). 16 anos. Estreou em 4/5/2012. BH Shopping 6, Pátio Savassi 2.

Confira o horário das salas de cinema

✪✪ PARA ROMA, COM AMOR, de Woody Allen (To Rome with Love, EUA/Itália/Espanha, 2012). Depois das escalas na Inglaterra, na Espanha e na França, a fase europeia de Woody Allen chega à Itália. Como no longa-metragem anterior, o adorável Meia-Noite em Paris (2011), Allen filma situa­ções fantasiosas com uma simplicidade capaz de desarmar o espectador. Em um dos episódios da comédia, o próprio diretor interpreta um polêmico encenador de óperas que, ao lado da esposa (Judy Davis), vai a Roma para conhecer o pretendente da filha (Alison Pill). Lá se impressiona com o talento vocal do pai do genro, um dono de funerária, que só consegue cantar quando está tomando banho. Em outra trama, um cidadão sem muitas qualidades (Roberto Benigni) começa a ser tratado pela mídia como uma celebridade. A fita ainda narra as aventuras de um recém-casado (Alessandro Tiberi) assediado inesperadamente por uma prostituta (Penélope Cruz), e o imbróglio amoroso de um jovem estudante de arquitetura (Jesse Eisenberg) fascinado pela amiga moderninha de sua mulher, papel de Ellen Page. Com Alec Baldwin (100min). 12 anos. Estreou em 29/6/2012. Belas Artes 3.

Confira o horário das salas de cinema

✪✪ 31 MINUTOS — O FILME, de Álvaro Díaz e Pedro Peirano (Brasil/Chile/Espanha, 2008). Aventura infantil. Produtor do programa jornalístico 31 Minutos, Juanín (dublado por Daniel de Oliveira) é um bicho de pelúcia de uma raça em extinção. Por isso, vira alvo de cobiça da colecionadora de animais raros Cachirula (Mariana Ximenes), que manda raptá-lo. Ao saberem do sequestro, seus amigos de TV, liderados pelo egocêntrico âncora Túlio Trivinho (Márcio Garcia), saem numa missão de resgate. Inspirado na atração infantil homônima da televisão chilena, o longa-metragem exala ingenuidade para atrair aos cinemas apenas os menorzinhos. Os personagens são feitos por fantoches toscos, mas a dublagem e o ritmo aceleradinho até ajudam a tornar o filme menos aborrecido (84min). Livre. BH Shopping 3, Pátio Savassi 3.

Confira o horário das salas de cinema

✪✪✪ VALENTE, de Mark Andrews e Brenda Chapman (Brave, EUA, 2012). Produtora de extraordinárias animações, como Monstros S.A., Procurando Nemo e Up, a Pixar inova ao ter, pela primeira vez, uma princesa rebelde como protagonista. Contudo, essa é uma das únicas novidades de um desenho animado correto, gracioso, divertido e emocionante no desfecho. A técnica impecável permanece. Mas o espírito anárquico e revolucionário da Pixar parece estar se igualando aos comportadinhos e recentes trabalhos da Disney, na linha de Enrolados. Na trama, a princesa Merida cresceu com gana de ser arqueira, para desgosto de sua mãe. Seus pais, então, decidem arranjar logo um pretendente. Merida não aceita tal imposição e, na floresta, encontra uma bruxa capaz de dar uma mexidinha em seu destino (100min). Livre. Estreou em 20/7/2012. Dublado: Betim Shopping 2, Big Shopping 3, Del Rey 7, Itaú Power 3, Minas Shopping 5, Pampulha Mall 4, Shopping Norte 3, Via Shopping 3. Dublado, em 3D: BH Shopping 1, Shopping Cidade 4.Confira o horário das salas de cinema

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE