Cinema

Programação para os dias 17 a 23 de janeiro

- Atualizado em

2357_cinema03_dest.jpg
(Foto: Redação VejaBH)
› PRÉ-ESTREIAS

Frankenstein — Entre Anjos e Demônios

O personagem extraído do livro de Mary Shelley foi colocado numa trama de terror ambientada nos dias de hoje. No início do filme, é revelado que o doutor Frankenstein morreu congelado e o monstro sobreviveu com a ajuda de uma ordem de gárgulas, praticantes do bem. Chamado de Adam (Aaron Eckhart) pela rainha (Miranda Otto) desses seres, a criatura vira alvo de uma horda de demônios cujo líder (Bill Nighy) tem o desejo de criar um exército com ressuscitados. Direção: Stuart Beattie (I, Frankenstein, EUA/Austrália, 2014, 93min). 12 anos. Legendado, em 3D: BH Shopping 1, Pátio Savassi 4, Shopping Estação BH 3.

✪✪✪✪✪ A Grande Beleza

Drama vitorioso no Globo de Ouro e indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. De uma plasticidade estupenda, o filme traz um recorte da alta sociedade de Roma, dominada pela breguice e por uma intelectualidade de botequim. Concentra-se em Jep Gambardella (o excelente Toni Servillo) a síntese da decadência. Irônico e ácido, Gambardella, de 65 anos bem vividos e autor de um único livro, faz entrevistas esporádicas para uma revista e mora numa magistral cobertura em frente ao Coliseu. Orbitam em torno dele poucos amigos e muitos sanguessugas. Perambulando por festas, chega a trocar a noite pelo dia. As referências de Sorrentino são ora evidentes, ora implícitas. O filme possui o clima onírico das fitas de Fellini e uma alusão ao personagem de Marcello Mastroianni em A Doce Vida. Violência e Paixão, de Visconti, está entranhado na solidão do protagonista. Além de afiadíssimo nos diálogos, o diretor capta o esplendor de Roma ao levar sua câmera pelo interior de palácios e em passeios por ruas desertas. Trata-se de um raro casamento entre a beleza da arquitetura e a riqueza das palavras. Direção: Paolo Sorrentino (La Grande Bellezza, Itália/França, 2013, 142min). 14 anos. Estreou em 20/12/2013. Belas Artes 1.

O Lobo de Wall Street

A nova parceria entre Leonardo DiCaprio e Martin Scorsese, ambos indicados ao Oscar, é uma adaptação do livro de memórias de Jordan Belfort, um corretor da bolsa de valores americana que entrou em decadência nos anos 90. Na comédia dramática, que ainda disputa os prêmios de melhor filme, roteiro adaptado e ator coadjuvante (Jonah Hilk), o protagonista envolve-se com drogas e crimes do colarinho branco. Direção: Martin Scorsese (The Wolf of Wall Street, EUA, 180min). Dublado: Shopping Cidade 1. Legendado: BH Shopping 1, Boulevard 1, Del Rey 6, DiamondMall 6, Minas Shopping 1, Paragem 5, Pátio Savassi 4 e 7, Ponteio 4.

✪ Morro dos Prazeres

A diretora de Justiça (2004) e Juízo (2007) posiciona sua câmera no documentário como se fosse um personagem. Assim, capta momentos da vida dos policiais e moradores do Morro dos Prazeres, no Rio de Janeiro, após a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Sem declarações contundentes nem polêmicas à vista, a fita segue a linha da mesmice num gênero já tomado pelo déjà vu. Direção: Maria Augusta Ramos (Brasil, 2013, 90min). 14 anos. Estreou em 17/1/2014. Cine CentoeQuatro.

✪ São Silvestre

Diretora de Tônica Dominante (2000) e A Via Láctea (2007), Lina Chamie trocou as ficções pelo documentário. Um tema atraente, que poderia trazer entrevistas reveladoras, foi, contudo, "esquecido". Em São Silvestre, a realizadora faz um registro sensorial e não há sequer um depoimento. Durante quase uma hora e meia, o espectador fica à espera de alguma informação, mas ela não vem. Há apenas imagens, algumas delas curiosas, do percurso feito na prova paulistana de 2011, entre a Avenida Paulista e o Parque do Ibirapuera. Para captar o cansaço dos esportistas, Lina colou uma câmera na cara do ator Fernando Alves Pinto, um dos participantes da corrida. Como experimentação, é bonito ver o casamento das imagens dos pontos históricos e ruas de São Paulo com a música erudita de Mahler e Wagner. A duração excessiva, porém, fatiga tanto quanto os 15 quilômetros do trajeto. Direção: Lina Chamie (Brasil, 2013, 80min). Livre. Estreou em 17/1/2014. Cine CentoeQuatro.

✪ Trem Noturno para Lisboa

Embora a trama se passe em Portugal, todos os atores falam inglês, inclusive figurantes. Jeremy Irons, britânico, interpreta Raimund Gregorius, um professor universitário... suí­ço. Ao salvar uma moça do suicídio em Berna, encontra no bolso do casaco dela um livro e uma passagem para Lisboa e decide ir atrás de seu autor. Lá, Gregorius depara com mistérios sobre o escritor Amadeu de Prado (Jack Huston), morto em 1974, ano da Revolução dos Cravos. Ele era um médico na ditadura de Salazar, envolveu-se com militantes e se apaixonou pela namorada (a francesa Mélanie Laurent) do melhor amigo (o alemão August Diehl). Um drama passional pedia uma realização de alta voltagem política e romântica. No entanto, o estilo gélido de condução fica ainda mais comprometido por um elenco multinacional que não acrescenta veracidade aos personagens. Direção: Bille August (Night Train to Lisbon, Alemanha/Suí­ça/Portugal, 2013, 111min). 14 anos. Belas Artes 3.

› ESTREIA

Tarzan — A Evolução da Lenda

Mais uma versão em desenho animado do personagem conhecido como o Rei da Selva. Na trama da produção alemã, um bebê é criado por gorilas e, ao crescer, torna-se um homem arredio aos humanos. Em seu destino, porém, está enfrentar a empresa que pertenceu a seus pais. Direção: Reinhard Klooss (Tarzan, Alemanha, 2013, 94min). Dublado: Del Rey 6, Pampulha Mall 3, Shopping Cidade 5, Via Shopping 3. Dublado, em 3D: Big Shopping 5, Itaú Power 5, BH Shopping 1, DiamondMall 5, Minas Shopping 1, Paragem 1, Pátio Savassi 4, Shopping Cidade 5, Shopping Estação 4, Shopping Norte 2, Via Shopping 3.

› EM CARTAZ

✪✪✪ Álbum de Família

No drama, extraído da peça de Tracy Letts (Killer Joe), a magistral Meryl Streep (indicada ao Oscar de melhor atriz) interpreta Violet, a matriarca de um clã com três filhas. Constantemente dopada por causa do vício em medicamentos, Violet, uma mulher amarga e sem papas na língua, tem câncer de boca e um marido alcoólatra (Sam Shepard). Após contratar uma empregada para ajudá-la, ele desaparece. Barbara (Julia Roberts, no páreo para o Oscar de atriz coadjuvante), Karen (Juliette Lewis) e Ivy (Julianne Nicholson) se juntam para resolver o problema. Cada uma delas possui, igualmente, crises pessoais. Quem mais se destaca é Barbara, cujo marido (Ewan McGregor) a trocou por uma mulher mais jovem. Ela ainda tem uma entojada filha vegetariana (papel de Abigail Breslin). O diretor não alça voo muito alto tornando a adaptação um (bom) teatro filmado. O que realmente conta são as estupendas atuações do elenco, que inclui Chris Cooper, Dermot Mulroney e Benedict Cumberbatch. Direção: John Wells (August: Osage County, EUA, 2013, 121min). 14 anos. Estreou em 27/12/2013. Pátio Savassi 7, Ponteio 1.

✪✪✪ Ajuste de Contas

Quem teve a ideia de juntar Robert De Niro e Sylvester Stallone num ringue merece um troféu. A premissa já é uma piada e vem dos filmes estrelados por eles: Stallone ficou famoso pelo premiado Rocky, um Lutador (1976), e Robert De Niro ganhou o Oscar por Touro Indomável (1980), no papel real do boxeador Jake La Motta. Nesta comédia dramática, ambos são sessentões cujos destinos foram opostos depois de abandonarem a carreira, em meados da década de 80. Billy "The Kid" McDonnen (De Niro) se autopromoveu e virou um bem-sucedido empresário. Henry "Razor" Sharp só conseguiu ser funcionário de uma siderúrgica. O filho do ex-promotor das lutas deles (papel de Kevin Hart) faz a proposta para reuni-los trinta anos após a aposentadoria. Contudo, há imensas rusgas entre Kid e Razor por causa de um rabo de saia encorpado na (ainda) deusa Kim Basinger. Com farpas engenhosas e melosos problemas familiares, o roteiro tira a melhor graça da troça feita com o MMA. Direção: Peter Segal (Grudge Match, EUA, 2013, 113min). 12 anos. Estreou em 10/1/2014. Dublado: Pampulha Mall 4, Shopping Cidade 1, Via Shopping 2 e 5. Legendado: BH Shopping 9, Pátio Savassi 6, Shopping Estação BH 2.

Até que a Sorte Nos Separe 2

O sucesso da comédia anterior deu origem a uma sequência com quase o mesmo elenco. Leandro Hassum mantém-se no posto de protagonista, mas Camila Morgado substitui Danielle Winits. Eles formam o novo casal. Na trama, Tino (Hassum) perdeu toda a fortuna que ganhou na loteria e passa por dificuldades financeiras. Mas tudo tende a mudar quando descobre que um tio deixou uma herança para ele. O comediante Jerry Lewis faz uma participação. Direção: Roberto Santucci (Brasil, 2013, 100min). 12 anos. Estreou em 27/12/2013. Betim Shopping 3, Big Shopping 2, Itaú Power 1 e 2, BH Shopping 4 e 7, Boulevard 4, Del Rey 1 e 7, DiamondMall 2, Minas Shopping 3 e 5, Pampulha Mall 2, Paragem 4, Pátio Savassi 2, Shopping Cidade 7, Shopping Estação 5, Shopping Norte 5, Via Shopping 1.

Atividade Paranormal — Marcados pelo Mal

Espécie de derivado da franquia de terror, iniciada em 2007. O protagonista é Jesse (o estreante Andrew Jacobs), adolescente do subúrbio de Los Angeles que acorda com um esquisito sinal em seu corpo e começa a ser perseguido por forças estranhas. Direção: Christopher Landon (Paranormal Activity: The Marked Ones, EUA, 2014, 84 min). 16 anos.Dublado: Betim Shopping 1, Big Shopping 3, Minas Shopping 2, Pampulha Mall 4, Shopping Cidade 2, Shopping Estação BH 3, Shopping Norte 4, Via Shopping 3. Legendado: Itaú Power 3, BH Shopping 6, Boulevard 5, Del Rey 5, DiamondMall 3, Paragem 2, Pátio Savassi 1, Shopping Estação BH 4.

✪✪✪ Blue Jasmine

Cate Blanchett, em atua­ção formidável, recompensada com o Globo de Ouro e indicada ao Oscar de melhor atriz, interpreta a Jasmine do título, uma mulher que se casou com um investidor rico de Nova York (papel de Alec Baldwin) e levava um dia a dia de compras em lojas de grife. Quando a comédia dramática se inicia, Jasmine está chegando a São Francisco para passar uma longa temporada na casa da irmã, Ginger, papel de Sally Haw­kins, que concorre a melhor atriz coadjuvante. O mundo da socialite desabou. Para explicar como Jasmine perdeu tudo, Allen recorre a flashbacks em seu roteiro original, também na briga para o Oscar. Na abordagem dos relacionamentos conjugais, a trama trata da traição de variadas formas e, seja no riso nervoso, seja no drama pessoal, Allen continua afiado. Direção: Woody Allen (Blue Jasmine, EUA, 2013, 98min). 12 anos. Estreou em 15/11/2013. Belas Artes 2.

✪✪✪✪ Capitão Phillips

Em abril de 2009, o comandante americano Richard Phillips (Tom Hanks) é incumbido de levar um navio de contêineres do porto de Omã ao Quênia. Ele lidera a tripulação com ordens rígidas e fica apreensivo quando percebe que piratas estão vindo em direção ao cargueiro. Embora seus homens sejam ágeis, quatro criminosos somalis conseguem invadir a embarcação e, armados, fazem Phillips e seus subordinados reféns. Nas mãos de um quarteto sem nada a perder, o protagonista tenta driblar a expe­riên­cia do líder, Muse (Barkhad Abdi), para ganhar tempo e proteger seus tripulantes. Um dos mais certeiros diretores da atualidade, o inglês Paul Green­grass (de Voo United 93 e O Ultimato Bourne) tem pleno domínio técnico em seu sufocante registro de uma história real encenada com ares documentais. A tensão do drama só aumenta conforme a trama avança. No Oscar 2014, conquistou indicações a melhor filme, ator coadjuvante (para o somali Barkhad Abdi), roteiro adaptado, montagem, edição e mixagem de som. Direção: Paul Greengrass (Captain Phillips, EUA, 2013, 134min). 14 anos. Estreou em 8/11/2013. DiamondMall 4.

✪✪ Cidade Cinza

Realizado em 2008, quando a gestão Kassab apagou "por engano" um imenso painel na confluência da Avenida 23 de Maio com a Ligação Leste-­Oeste, o documentário tem qualidades. Entre elas, mostrar o trabalho dos grafiteiros Otávio e Gustavo Pandolfo (a dupla osgemeos), Nina, Nunca, Zefix e Finok. Além disso, flagrou agentes do então prefeito tingindo de cinza alea­toriamente alguns muros da cidade. Abre-se, também, uma discussão oportuna: o que diferencia a pichação do grafite, e isso seria uma forma de arte urbana? Em segundo plano, esse assunto é, infelizmente, pouco explorado, sobretudo por não se ouvir a voz das ruas. Direção: Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo (Brasil, 2012, 80min). Livre. Estreou em 10/01/2014. Belas Artes 3.

✪✪✪ Confissões de Adolescente

Sucesso na TV na década de 90, a série foi transformada num longa-metragem que atinge seu público-alvo usando uma linguagem cativante. Embora haja uns tropeços no início, sobretudo por causa de diálogos vulgares, a comédia dramática ganha prumo quando os romances entram em cena. Trata-se aqui das desventuras e paixões de irmãs que, a pedido do pai (Cassio Gabus Mendes), serão obrigadas a mudar de apartamento para enxugar as despesas. A primogênita, Tina (Sophia Abrahão), é a única a ter uma vida independente e um namorado cuca-fresca (Hugo Bonemer). Enquanto Bianca (Bella Camero) sempre fala às escondidas com seu pretendente, Alice (Malu Rodrigues) quer perder a virgindade. A caçula, Karina (Clara Tiezzi), anda à procura do primeiro beijo. Na linha dos primórdios da novelinha Malhação, o enredo trata de temas como sexo, gravidez e homossexualidade. Pode parecer, à primeira vista, um resumo de estereótipos da adolescência, mas, encaminhada com graça, a trama reflete um período de incertezas em situações críveis. Direção: Daniel Filho e Cris D'Amato (Brasil, 2014, 96min). 12 anos. Estreou em 10/1/2014. Big Shopping 4, Itaú Power 4, BH Shopping 7 e 10, Boulevard 1, Del Rey 4, DiamondMall 3, Minas Shopping 4, Pampulha Mall 1, Paragem 5, Pátio Savassi 8, Ponteio 3, Shopping Cidade 6, Shopping Estação 6, Shopping Norte 3, Via Shopping 5.

De Repente Pai

Na comédia, David Wozniak (Vince Vaughn) descobre algo alarmante. Vinte anos atrás, ele fez doações para uma clínica de fertilização e, agora, ficou sabendo que foi pai de 533 filhos. Direção: Ken Scott (Delivery Man, EUA, 2013, 105min). 12 anos. Estreou em 10/1/2014. Dublado: Itaú Power 5, Boulevard 6, Shopping Cidade 6. Legendado: BH Shopping 2, Del Rey 7, Paragem 4, Ponteio 2.

✪ Eu Não Faço a Menor Ideia do que Eu Tô Fazendo com a Minha Vida

Apenas o Fim revelou, em 2008, o talento do diretor Matheus Souza em abordar com simpatia os relacionamentos na juventude. Cinco anos depois, a frustração marca presença nessa comédia. Chega a ser cansativo suportar a crise de insegurança que se abate sobre Clara (Clarice Falcão). Ela está no primeiro ano da faculdade de medicina e, por não saber ao certo se é isso o que quer da vida, falta às aulas. Ao conhecer Guilherme (Rodrigo Pandolfo), gerente da casa de boliche do pai, a jovem se abre para novas perspectivas. O rapaz a ajuda a escolher outras profissões. Enquanto isso, Clara passa a se consultar com seus tios, interpretados por, entre outros, Alexandre Nero, Daniel Filho e Gregório Duvivier. O realizador-roteirista perdeu o timing do humor e enrolou-se em diálogos enfadonhos, prejudicados ainda mais pela atua­ção insossa da protagonista. Direção: Matheus Souza (Brasil, 2012, 90min). 10 anos. Estreou em 20/12/2013. Cine CentoeQuatro.

✪✪✪ Frozen — Uma Aventura Congelante

Indicado ao Oscar de melhor animação e canção (Let it Go), o novo e gracioso trabalho do estúdio Disney enfoca a trajetória de duas princesas. Elza, a primogênita, possui o dom de transformar em gelo tudo o que toca. Ao ser coroada, tem seu poder revelado para o povo do reino nórdico de Arendelle. Assustados, os habitantes pensam se tratar de bruxaria. Elza escapa de lá e refugia-se nas montanhas nevadas. Espevitada e destemida, sua irmã, Anna, precipita-se atrás dela e deixa o trono aos cuidados de seu noivo. A cantoria, por vezes excessiva, e a aventura romântica à moda antiga remetem aos clássicos do estúdio do Mickey. Contudo, a técnica mantém o padrão de qualidade atual espalhando cores para fascinar a criançada. O boneco de gelo é dublado na medida certa por Fábio Porchat. Direção: Chris Buck, Jennifer Lee (Frozen, EUA, 2013, 102min). Livre. Estreou em 3/1/2014. Dublado: Betim Shopping 1, Big Shopping 4, Itaú Power 1, BH Shopping 9, Boulevard 4, Del Rey 4, DiamondMall 4, Minas Shopping 5, Pampulha Mall 1, Paragem 1, Pátio Savassi 2, Shopping Cidade 1 e 5, Shopping Norte 3, Via Shopping 4. Dublado, em 3D: Big Shopping 5, Itaú Power 5, BH Shopping 2, Boulevard 6, Del Rey 1, DiamondMall 6, Minas Shopping 1, Paragem 1, Pátio Savassi 3, Ponteio 3, Shopping Cidade 5, Shopping Estação BH 3, Shopping Norte 2, Via Shopping 4.

✪✪✪ O Hobbit — A Desolação de Smaug

Quem achou arrastado o primeiro capítulo da trilogia, lançado um ano atrás, pode dar uma chance a Peter Jackson. O diretor neozelandês recuperou quase tudo o que os três longas-metragens da série O Senhor dos Anéis tinham de bom: ritmo ágil, fantasia ilimitada, efeitos visuais de primeira e uma narrativa envolvente. Apesar de longo, o segundo episódio inspirado em O Hobbit, livro de J.R.R. Tolkien, contém qualidades que fazem o tempo passar rapidinho. No Oscar 2014, está na disputa de melhor efeitos visuais, edição e mixagem de som. O realizador dá continuidade à saga do rei Thorin (Richard Armitage), que quer recuperar o reino de Erebor, tomado pelo dragão Smaug. Para isso, conta com a ajuda do hobbit Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) e de um grupo de anões. Na aventura até lá, eles enfrentam situações de perigo. Direção: Peter Jackson (The Hobbit: the Desolation of Smaug, EUA/Nova Zelândia, 2013, 161min). 12 anos. Estreou em 13/12/2013. Legendado, em 3D: Pátio Savassi 3.

Jardim Atlântico

No musical, um casal se envolve em um triângulo amoroso com um de seus melhores amigos. Estreou em 17/01/2014. Direção: Jura Capela (Brasil, 2012, 83min). 16 anos. DiamondMall 4.

✪✪✪ A Vida Secreta de Walter Mitty

Ben Stiller, na pele do protagonista, Walter Mitty, trabalha no departamento de negativos da revista Life, em Nova York. Leva uma vida burocrática e, à procura de uma namorada, sente-se atraído pela colega Cheryl (Kristen Wiig). Em constantes devaneios, imagina-se um herói do cotidiano. Mas a fantasia vai virar realidade quando Mitty perde uma imagem e decide ir atrás do fotógrafo aventureiro Sean O'Connell (Sean Penn). Acompanhar as mudanças do personagem traz um misto de alegria e esperança por mostrar que uma pessoa comum consegue fazer a diferença no mundo. Direção: Ben Stiller (The Secret Life of Walter Mitty, EUA, 2013, 114min). 10 anos. Estreou em 20/12/2013. Dublado: Shopping Cidade 8. Legendado: Boulevard 2, Pátio Savassi 6.

Cotações | Péssimo ← | Fraco ✪ | Regular ✪✪ | Bom ✪✪✪ | Muito bom ✪✪✪✪ | Excelente ✪✪✪✪✪

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE