Crianças

A Cia. Canguru apresenta o premiado espetáculo Mania de Explicação

Em cartaz no Teatro Izabela Hendrix, peça para a criançada gira em torno de uma menina na idade dos porquês

Por: Raíssa Pena - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

Teatro de bonecos e cinema de animação: linguagem lúdica para explicar palavras complicadas

É fácil dar uma espiada no Google para responder a uma criança o que é uma cianobactéria. Difícil mesmo é explicar à garotada o significado de palavras como "angústia", "vergonha" e "solidão". A escritora carioca Adriana Falcão concluiu essa tarefa com maestria no livro infantil Mania de Explicação, lançado em 2001. A autora é conhecida ainda por colaborações em séries de sucesso na televisão como A Grande Família e O Auto da Compadecida. A obra que inspirou a peça teve duas indicações ao Prêmio Jabuti em 2001 e ganhou o Prêmio Ofélia Fontes, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. A elogiada adaptação para o teatro, feita pela Cia. Canguru, volta ao cartaz na cidade em única apresentação, no domingo (25).

O enredo gira em torno da curiosidade de uma menina-filósofa, que tenta entender o significado das coisas e sentimentos que a cercam. Termos sisudos ganham descrições lúdicas e sensíveis nas palavras de Adriana. "Agonia", por exemplo, "é quando o maestro de você se perde completamente". Na montagem são exploradas as técnicas do teatro de bonecos, do cinema de animação e da projeção de sombras. A direção, cuidadosa, é de Rodolfo Vaz, ator do celebrado Grupo Galpão.

Mania de Explicação (50 min). Rec. a partir de 2 anos. Teatro Izabela Hendrix (382 lugares). Rua da Bahia, 2020, Lourdes, ☎ 3244-7219. → Domingo (25), 16h. R$ 10,00. Bilheteria: abre uma hora antes do início do espetáculo.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE