Gastronomia

7ª edição do Festival Cachaça Gourmet vai até sexta (21)

Por: Jennifer Detlinger - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Já em sua sétima edição, o festival reúne bares e restaurantes de Belo Horizonte que destacam em seu cardápio uma receita exclusiva, na qual a cachaça vira protagonista. Assim, até a próxima sexta (21), o público poderá experimentar pratos como a costela marinada na cachaça Mexerica do Morro, acompanhada de chips de mandioca com chutney de abacaxi e pimenta dedo-de-moça na Choperia Santa Tereza ou, ainda, a carne de sol desfiada flambada na cachaça Famosinha de Minas, que é preparada pelo Krug Beer. 

O desfecho do evento está marcado para este domingo, dia 23, no Mercado Distrital do Cruzeiro, onde haverá uma festa com pontos de venda de comidinhas, degustação de cervejas artesanais, programações musicais e (muita) cachaça. Os ingressos estão à venda no site e nos endereços participantes desta sétima edição. Confira abaixo a lista completa de estabelecimentos e os pratos servidos: 

Amarelim do Prado: linguiça recheada de pimenta biquinho, salteada na cachaça Coluninha com molho de agrião e purê de mandioca.

Ambrozini: costelinha na cachaça Salinas empanada com castanha de caju, acompanhada de musseline de mandioca e molho de queijo. 

Babete: risoto de queijo de minas curado mais cachaça da Babete e açafrão.

Carlão Rei do Churasco: medalhão de lombo e alcatra, servidos com molho de cachaça Digníssima e farofa. 

Choperia Santa Tereza: costela marinada na cachaça Mexerica do Morro, acompanhada de chips de mandioca com chutney de abacaxi e pimenta dedo-de-moça.

Clube Mineiro da Cachaça: pernil flambado na cachaça Januária com angu de fubá mais ora-pro-nóbis salteado no azeite e parmesão gratinado.

Degusts: filé à parmigiana ao molho de cachaça Vale Verde, escoltado por arroz e salada. 

Doce Sabor: pernil temperado na chachaça Lembrança do Norte, escoltado por arroz, salpicão e feijão-tropeiro com torresmo.

Dona Lucinha: tutu com cachaça da casa e costelinha ao molho de rapadura, guarnecida de arroz e salada de agrião. 

Espetaria do Mercado: picanha de leitão e linguiça servidas ao molho de cachaça Santa Dose, gengibre e limão.

Espeto do Manoel: costela desossada flambada na cachaça Maria Andante, com mandioca cozida na manteiga de garrafa.

Formoso Cozinha Natural: nhoque de ricota e espinafre ao molho de cachaça Famosinha de Minas, cogumelo-de-paris e tomate.

Gabiroba Botequim: lascas de costela defumada com alho negro e cebola roxa, flambadas na cachaça Decisão.

Jardim de Minas: costela ao shoyu e gengibre mais cachaça Aurea Custódia, guarnecida de mandioca cozida com provolone e manteiga de garrafa.

Krug Beer: carne de sol desfiada flambada na cachaça Famosinha de Minas, puxada na manteiga mais cebola, guarnecida de polenta frita e geleia de pimenta com manga. 

Marmoretto: linguiça e torresmo na panelinha, servida com batata baroa, crocante de cebola-roxa e molho de manga, limão-siciliano e cachaça Capetinha.

Matusalém: pescada amarela e siri catado flambado na cachaça Acuruy mais purê de inhame. 

O Sentido do Gosto: capeletti de costela com geleia de cachaça Cutuca Cuia ao molho bechamel. 

Patuscada: costela suína ao poivre vert flambada na cachaça Marejada do Grotão, escoltada por batata rústica.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE