Exposições

Casa Fiat de Cultura inaugura mostra de design de carros no Brasil

Projetos automobilísticos, instalações e vídeos provocam a discussão sobre o controverso limite entre arte e desenho industrial

Por: Raíssa Pena - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação VejaBH)

Derrapagem, de Regina Silveira: vinil adesivo para representar marcas de pneus nas paredes

Depois do Palácio das Artes, a Casa Fiat de Cultura é o segundo espaço a abrigar uma mostra da IV Bienal Brasileira de Design. Na última sexta (28), foi inaugurada a Design de Carros no Brasil — Rupturas e Inovações. Estão expostas obras de quatro importantes artistas brasileiros: Regina Silveira, Cao Guimarães, Cris Bierrenbach e Máximo Soalheiro. Projetos automobilísticos, instalações e vídeos provocam a discussão sobre o controverso limite entre arte e design. Apesar de trabalharem com criação visual, como artistas tradicionais, os designers se baseiam em critérios mais objetivos, como funcionalidade, inovação tecnológica, responsabilidade social e sustentabilidade. A mostra traça ainda uma linha do tempo do design automobilístico no Brasil a partir de profissionais e produtos de destaque.

Desde os anos 70, a artista visual gaúcha Regina Silveira questiona os modelos de percepção e de representação visual em seu trabalho. Um exemplo de sua busca por subversão formal é a instalação Derrapagem, na qual usa vinil adesivo para estampar um emaranhado de marcas de pneus nas paredes. Já o videoartista mineiro Cao Guimarães participa com o curta Memória, que se passa no interior de um automóvel em uma estrada na Grécia. Também integra a exposição uma seleção de carros desenvolvidos pelo Fiat Design Center Latam, localizado em Betim, o primeiro centro de design da Fiat fora da Itália.

Design de Carros no Brasil — Rupturas e Inovações. Casa Fiat de Cultura. Rua Jornalista Djalma Andrade, 1250, Belvedere, ☎ 3289-8900 → Terça a sexta, 10h às 21h; sábado, domingo e feriados, 14h às 21h. Grátis. Até 31 de outubro.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE