Exposições

Duo musical O Grivo apresenta quatro curiosas instalações na Galeria Oi Futuro

Máquinas e engenhocas sonoras unem o lirismo e precisão

Por: Raíssa Pena - Atualizado em

Pedro Motta
(Foto: Redação VejaBH)

Conta-gotas, um dos destaques da mostra: pingos de água ativam captadores que emitem sons e timbres diferentes

Avaliação ✪✪✪

Frágeis engenhocas de madeira atreladas a computadores podem produzir sons delicados e imprevisíveis. Foi o que descobriu o duo de músicos O Grivo. A dupla de belo-horizontinos Marcos Moreira e Nelson Soares realizou os primeiros concertos instrumentais nos anos 90. Moreira conta que, ao longo das apresentações, os dois perceberam a necessidade de preencher o espaço com novos elementos musicais como gravadores, radiolas e outros mecanismos que produzissem camadas extras de som. Em 2008, eles foram convidados para propor instalações para a 28ª Bienal de São Paulo e, em 2009, para o Museu de Arte da Pampulha. Desde então já exibiram suas máquinas sonoras em exposições dentro e fora do país.

Até 31 de março, a Galeria de Artes Visuais do Oi Futuro abriga a mostra inédita Artefatos do Som. Em quatro instalações e um vídeo, os artistas conjugam o lirismo do som com a precisão mecânica. A instalação que abre a exposição, Conta-gotas, merece ser apreciada com atenção. Gotas d'água que caem de tubos suspensos ativam captadores de som quando tocam a superfície. Ruídos de timbres diferentes são emitidos quando os pingos tocam as placas de papel, madeira, metal ou a própria água. Em uma sala menor está a Máquina de Arco. As cordas de um antigo violão, garimpado por Moreira no México, são ativadas por um mecanismo que produz um som contínuo. Textos do escritor e arquiteto mineiro Maurício Meirelles, narrados pelo próprio, ajudam a criar a atmosfera de mistério e delicadeza em que o espectador é imerso.

Artefatos do Som. Galeria de Artes Visuais do Oi Futuro. Avenida Afonso Pena, 4001, Mangabeiras, ☎ 3229-3131 → Terça a sábado, 11h às 21h; domingo, 11h às 19h. Grátis. Até 31 de março.

Cotações | Péssimo ← | Fraco ✪ | Regular ✪✪ | Bom ✪✪✪ | Muito bom ✪✪✪✪ | Excelente ✪✪✪✪✪

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE