Exposições

Mário Alex Rosa mostra visão poética de objetos comuns na Galeria de Arte Copasa

Luvas, talheres e cadeados são algumas das peças que compõem a obra do artista visual mineiro

Por: Raíssa Pena - Atualizado em

Copasa
(Foto: Redação VejaBH)

Guarda-letras: como um oratório, a caixa branca abriga o guarda-chuva

Avaliação ✪✪

Foi Marcel Duchamp (1887-1968) quem começou esta história. Em 1917, o artista francês se inscreveu em um concurso de arte nos Estados Unidos apresentando como obra um urinol branco que chamou de A Fonte. O objeto foi rejeitado pelo júri, mas o ousado gesto tornou famoso o nome de Duchamp. Ele acabara de instituir um tipo de arte chamada ready-made. O termo em inglês serve para identificar o uso artístico de objetos do cotidiano ou que "já estão prontos". Gerações se inspiraram na provocação do francês e levaram bicicletas, livros, palitos de picolé e toda sorte de bugiganga da vida comum para as galerias de arte.

A poética de dar novos sentidos a elementos ordinários se repete na mostra Meus Utensílios, em cartaz na Galeria de Arte Copasa. O artista visual mineiro Mário Alex Rosa apresenta 35 objetos, entre luvas, talheres e cadeados. Há um esforço em reeducar ou, pelo menos, redirecionar o olhar do espectador. Para ele, uma colher pode ter outro sentido além da função de apanhar o alimento, por exemplo. Como poeta, mestre e doutor em literatura brasileira pela USP, Mário tem relação estreita com o texto. Minúsculos caracteres em letraset (antigo tipo de decalque em formato de letras), letrinhas feitas de macarrão e palavras recortadas de revistas acompanham todos os trabalhos. O artista reconhece que o resultado parece simples e quase pueril. "Mas a ideia é exatamente esta: mostrar de forma lúdica que as coisas podem ter o significado que a gente quiser", explica.

Mário Alex Rosa. Galeria de Arte Copasa. Rua Mar de Espanha, 525, Santo Antônio, ☎ 3250-1506. Todos os dias, 8h às 19h. Grátis. Até 6 de janeiro de 2013.

Cotações | Péssimo ← | Fraco ✪ | Regular ✪✪ | Bom ✪✪✪ | Muito bom ✪✪✪✪ | Excelente ✪✪✪✪✪

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE