Exposições

Mostra Gênesis reúne 245 fotografias de Sebastião Salgado

Imagens em preto e branco foram clicadas ao longo de oito anos em andanças pelo mundo

Por: Raíssa Pena - Atualizado em

Reprodução
(Foto: Redação VejaBH)

Um elefante do Parque Nacional de Kafue, na Zâmbia, e uma iguana-marinha de Galápagos, no Equador: beleza formal que impressiona

Avaliação ✪✪✪✪

Ele mora em Paris e já viajou o mundo inteiro, mas garante que o paraíso fica mesmo em Aimorés, sua cidade natal, no interior de Minas Gerais. Lá, o fotógrafo Sebastião Salgado mantém desde 1998 o Instituto Terra, dedicado ao desenvolvimento sustentável do Vale do Rio Doce. Considerado um dos ícones da fotografia nacional, o mineiro ilustre exibe no Palácio das Artes a mostra Genesis, aberta em 2013, em Londres. As 245 imagens em grande formato foram clicadas durante oito anos de andanças por florestas, aldeias, montanhas, rios, regiões geladas e desérticas. Há retratos sensíveis de comunidades como a dos índios uaurás, em Mato Grosso, e registros impressionantes de animais selvagens. Em preto e branco e com primor formal, as imagens são gráficas, impactantes e merecem vários minutos de apreciação. A mostra não decepciona e faz jus ao burburinho que o fotógrafo causou em passagem por Beagá na última semana.

Palácio das Artes - Galeria Alberto da Veiga Guignard e Espaço Mari'Stella Tristão. Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, ☎ 3263-7400. → Terça a sábado, 9h30 às 21h; domingo, 16h às 21h. Grátis. Até 24 de agosto.

Cotações | Péssimo ← | Fraco ✪ | Regular ✪✪ | Bom ✪✪✪ | Muito bom ✪✪✪✪ | Excelente ✪✪✪✪✪

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE