Exposição

Mostra no Museu Histórico Abílio Barreto conta a história do esporte em Belo Horizonte

Troféus, camisas, bandeiras, fotografias, vídeos e até álbuns de figurinhas estão no acervo da exposição

Por: Raíssa Pena - Atualizado em

Acervo Museu Histórico Abílio Barreto
(Foto: Redação VejaBH)

Memória: cartão-postal com imagem do Mineirão na década de 60

Esta é para os apaixonados pelo universo do futebol. O Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) inaugurou na última sexta (31) a mostra Belo Horizonte F.C. — Trajetórias do Futebol na Capital Mineira. Foram garimpados troféus, camisas, bandeiras, fotografias, vídeos e até álbuns de figurinhas que ajudam a contar a história do esporte na cidade. As peças vieram de colecionadores particulares, arquivos de times profissionais e amadores e dos acervos do MHAB e de outras instituições.

Para além da eterna rixa entre Atlético e Cruzeiro, o objetivo da exposição é mostrar como o futebol influenciou a história e a identidade de Belo Horizonte. São abordados desde os primórdios na capital, no início do século XX, até o desenvolvimento da imprensa esportiva e a atual reforma do Mineirão. Segundo a curadora, Letícia Dias Schirm, o objeto mais antigo é uma fotografia de 1904 do Sport Club, primero clube da cidade. Também estão entre as peças expostas o primeiro jornal esportivo da capital, Football, e um cartão-postal que mostra os arredores do Mineirão na década de 60. É a mesma imagem utilizada na capa do DVD Skank — Multishow ao Vivo no Mineirão, que registrou o show da banda mineira em 2010. A mostra está montada no andar térreo do edifício-sede e lá permanecerá por um ano.

Belo Horizonte F.C. — Trajetórias do Futebol na Capital Mineira. Museu Histórico Abílio Barreto. Avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim, ☎ 3342-1268 → Terça, sexta, sábado e domingo, 10h às 17h; quarta e quinta, 10h às 21h. Grátis. Até 30 de agosto de 2013.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE