Exposições

Em mostra no Oi Futuro, até tela de Van Gogh fica ainda mais bonita

Festival Internacional de Linguagem Eletrônica permite interação com as obras

Por: Raíssa Pena - Atualizado em

Thales Leite
(Foto: Redação VejaBH)

O aplicativo Starry Night: o visitante dá movimento à obra de Van Gogh

Avaliação ✪✪✪

Muitos museus enchem suas salas de traquitanas tecnológicas para atrair visitantes, mas raramente esses recursos enriquecem o contato com as obras. Felizmente, o caso deste festival é diferente. Instalada na galeria de arte do Oi Futuro, a mostra traz uma seleção dos aplicativos apresentados em São Paulo no mês passado. Entre os escolhidos estão o japonês Arart e o grego Starry Night. No primeiro, o espectador posiciona o tablet em frente a reproduções de obras como a Monalisa, de Leonardo da Vinci, e Moça com Brinco de Pérola, de Johannes Vermeer, para ver animações dos quadros. A atração mais interessante, no entanto, é o Starry Night, que potencializa as pinceladas de Vincent van Gogh. Criado por Petros Vrellis, ele permite ao usuário dar movimento e alterar formas da tela homônima do mestre.

Oi Futuro - Galeria de Artes Visuais. Avenida Afonso Pena, 4001, Mangabeiras, ☎ 3229-3131. → Terça a sábado, 11h às 21h; domingo, 11h às 19h. Grátis. Até 13 de outubro.

Faça você mesmo: caso você tenha um, leve o seu iPad para a exposição e peça ajuda aos monitores para usar o aplicativo Arart - criado para o sistema iOS - direto do aparelho

Cotações | Péssimo ← | Fraco ✪ | Regular ✪✪ | Bom ✪✪✪ | Muito bom ✪✪✪✪ | Excelente ✪✪✪✪✪

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE