Exposições

Museu Inimá de Paula reúne obras de grandes nomes das artes visuais brasileiras em mostra

Exposição Do Moderno ao Contemporâneo tem trabalhos de Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Amilcar de Castro e Vik Muniz

Por: Raíssa Pena - Atualizado em

Nidin Sanches/Odin
(Foto: Redação VejaBH)

Ogivas, de Alfredo Volpi, e Mulata na Varanda com Pássaros, de Di Cavalcanti (ao lado): mestres brasileiros reunidos

Avaliação ✪✪✪

Em um prédio histórico do hipercentro da cidade é possível encontrar obras de Burle Marx, Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Frans Krajcberg reunidas em um mesmo salão. O Museu Inimá de Paula, localizado na esquina das ruas da Bahia e Guajajaras, apresenta a mostra Do Moderno ao Contemporâneo na Coleção Mineira. Para celebrar seus cinco anos de funcionamento, a instituição exibe gratuitamente uma boa seleção de grandes nomes das artes visuais brasileiras. Pertencente a colecionadores particulares mineiros, a maioria das obras é desconhecida do público. Estão expostas esculturas de Amilcar de Castro, Bruno Giorgi e Alfredo Ceschiatti, além de telas de Di Cavalcanti, Volpi, Manabu Mabe, Siron Franco, Antonio Dias, Cláudio Tozzi, Rubens Gerchman e Iberê Camargo. Também marcam presença artistas contemporâneos como o celebrado Vik Muniz, a jovem pintora Mariana Palma e os valorizados Beatriz Milhazes, José Bento e Tunga. Obras do mestre polonês Frans Krajcberg, no entanto, tiveram sua imponência prejudicada pela montagem. Duas de suas famosas esculturas em madeira pintadas de vermelho foram afixadas contra uma parede do mesmo tom. Um fundo contrastante certamente faria mais jus à exuberância das raízes retorcidas. A curadoria é de Guiomar Lobato.

Museu Inimá de Paula. Rua da Bahia, 1201, Centro, ☎ 3213 4320. → Terça, quarta, sexta e sábado, 10h às 19h; quinta, 12h às 20h; domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 5 de maio.

Por que visitar: a mostra é uma oportunidade de apreciar gratuitamente e de perto obras de nomes essenciais das artes visuais no Brasil

No andar de cima: aproveite a ida para subir ao mezanino do museu, que guarda uma mostra permanente de telas do mestre mineiro Inimá de Paula.

Cotações | Péssimo ← | Fraco ✪ | Regular ✪✪ | Bom ✪✪✪ | Muito bom ✪✪✪✪ | Excelente ✪✪✪✪✪

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE