Exposições

Série de esculturas de Rodin será exposta em Brumadinho

Nove peças do artista francês estarão na Casa da Cultura Carmita Passos

Por: Isabella Grossi - Atualizado em

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Brumadinho
(Foto: Redação VejaBH)

O Pensador: a obra integra mostra em Brumadinho

O nome de Auguste Rodin (1840-1917) andou na boca do povo por causa da estreia, em outubro, do longa Camille Claudel, 1915, do diretor francês Bruno Dumont. A trama concentra-se naquele ano, quando a amante do artista - e também escultora - estava internada num hospício. Mais interessada na personalidade frágil da protagonista, a fita não escancara a arte de Rodin. Considerado o precursor da escultura moderna, o francês tem em seu currículo obras famosíssimas. Entre elas, O Pensador. A réplica, adquirida no Museu Rodin e autenticada pelo Louvre, chega com outras oito peças à mostra em Brumadinho. Livre.

Casa da Cultura Carmita Passos. Praça Doutor Belford, 47, Centro, Brumadinho, ☎ 3571-3906. Segunda a sexta, 8h às 17h; sábado, 9h às 17h. Grátis. Até dia 19.

Obra-prima: a primeira versão de O Pensador era parte de um pórtico, chamado As Portas do Inferno - uma visão do escultor do livro A Divina Comédia, de Dante Alighieri (1265-1321). Foi batizada de O Poeta. Os fundidores de bronze é que renomearam a obra, ao notar sua semelhança com Il Pensiero, a escultura que Michelangelo (1475-1564) fez de Lorenzo de Medici (1449-1492)

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE