Exposições

Sesc Palladium homenageia dona Izabel, ícone do artesanato do Jequitinhonha

Mostra em BH conta com as bonecas de barro que impressionam pelos detalhes

Por: Raíssa Pena - Atualizado em

Fábio Bellote
(Foto: Redação VejaBH)

A linguagem marcante da artesã: bonecas conhecidas internacionalmente

Diferentemente da arte que ocupa importantes galerias e museus, o artesanato costuma habitar um espaço periférico no circuito dos grandes centros urbanos. No entanto, mesmo partindo de concepções e técnicas distintas, artistas e artesãos criam com base no repertório pessoal e nas características culturais de seu local de origem. Em Minas Gerais, por exemplo, o artesanato do Vale do Jequitinhonha é produto de exportação e material de exposições. A partir de quinta (13), uma das maiores representantes dessa linguagem popular, a ceramista Izabel Mendes da Cunha, a dona Izabel, ganha mostra na galeria de arte do Sesc Palladium.

Intitulada Dona Izabel e Outros Contemporâneos, a exposição traz cinco das famosas bonequinhas de barro da artista e doze obras de outros seis autores convidados. Nascida em 1924, no município de Itinga, no Vale do Jequitinhonha, dona Izabel retratou com traços inconfundíveis as bonecas que nunca teve quando criança. Algumas das características mais marcantes de suas personagens são a tridimensionalidade dos olhos e a atenção aos detalhes do figurino, como os brincos, confeccionados separadamente do corpo. Completam a homenagem obras dos mineiros Yara Tupynambá, Erli Fantini, Bruno Amarante, Juliana Capibaribe, Lucas Dupin e Adel Souki, produzidas especialmente para a mostra. A discussão sobre arte erudita e arte popular continua em pauta até o fim da exposição, em fevereiro do ano que vem, quando o Sesc lançará um documentário inédito sobre dona Izabel.

Dona Izabel e Outros Contemporâneos. Sesc Palladium — Galeria de Arte GTO. Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro, ☎ 3214-5350 → Terça a domingo, 9h às 21h. Grátis. Até 24 de fevereiro de 2013. A partir de quinta (13).

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE