Especial

Stella, neta do compositor Dorival Caymmi, lança livro com histórias do avô na segunda (19), na Livraria Mineiriana

'O que É que a Baiana Tem? Dorival Caymmi na Era do Rádio' traz curiosidades sobre a trajetória do músico

Por: Luis Cunha - Atualizado em

Beti Niemeyer
(Foto: Redação VejaBH)

Stella Caymmi: pesquisa para o doutorado se tornou livro sobre a trajetória musical do compositor

As mais de setenta entrevistas com Dorival Caymmi para a tese de doutorado de Stella Caymmi, neta do compositor, acabaram se transformando no livro O que É que a Baiana Tem? Dorival Caymmi na Era do Rádio. Ao contrário do que se possa imaginar, as confidências entre avô e neta não ficaram ligadas apenas ao período de ouro do rádio, entre as décadas de 30 e 50, ou limitadas à origem de um dos mais célebres temas da música brasileira. Stella também se atinou para o ciúme que sua avó, Stella Maris, tinha do cantor e violonista. Curiosidades sobre a trajetória de Caymmi na música popular estão condensadas em 294 páginas e os lançamentos do título pelo país marcam o centenário de nascimento do artista, que será completado em 2014.

Livraria Mineiriana. Rua Paraíba, 1419, Savassi, ☎ 3223-8092. Segunda (19), 19h. Grátis.

Especiais: programação para os dias 17 a 23 de agosto

Artes nas Gerais

Mais de cinquenta expositores se unem para apresentar as novidades no ramo da arte e do artesanato. Além das mostras, a feira conta com a venda de máquinas, ferramentas e matérias-primas. Também haverá cursos gratuitos e exposição de pinturas, ilustrações e esculturas.

Minascentro. Avenida Augusto de Lima, 785, Centro, ☎ 3217-7900. Quarta (21) a sábado (24), das 13h às 20h. R$ 10,00. www.wrsaopaulo.com.br.

Feira de Troca de Livros

Obras de Clarice Lispector, Machado de Assis e de outros grandes nomes da literatura se tornam moeda de escambo. Os participantes da feira levam novelas e romances em bom estado de conservação para doar ou trocar exemplares com outros leitores. Ao final do evento, os livros que não forem barganhados serão doados para a biblioteca comunitária do Projeto Querubins.

Praça Juscelino Kubitschek. Avenida Bandeirantes, s/nº, Sion. Neste domingo (18), 10h. Grátis.

Lançamento de Livro

A psicóloga e artista Nanna de Castro selecionou textos de seu blog (www.senhoritasafo.blogspot.com.br) e os formatou como crônicas. O resultado da compilação é o livro Só as Magras e Jovens São Felizes. Ao longo das páginas, Nanna aborda os conflitos e desejos das mulheres na faixa dos 40 anos. A obra também debate os arquétipos que envolvem o universo feminino: das mocinhas de contos de fada às feministas.

Livraria Paulinas. Avenida Afonso Pena, 2142, Funcionários, ☎ 3269-3700. Quarta (21), 19h. Grátis.

Morar Mais por Menos

Ambientes sofisticados, soluções criativas e boa relação custo-benefício se destacam na sétima edição da mostra de decoração. Como já é de costume, o evento reúne arquitetos, designers e paisagistas comprometidos com o meio ambiente e cheios de ideias para economizar no embelezamento da casa.

Rua Engenheiro Bady Salum, 315, Mangabeiras, ☎ 3261-6584. Até 29 de setembro. Quarta a sexta, 16h às 22h. Sábado e feriados, 13h às 22h. Domingo, 13h às 19h. R$ 35,00. www.morarmais.com.br.

Oficina de Serigrafia

A antiga técnica de estamparia é o tema da oficina que ocorrerá no centro da cidade. Durante o minicurso, os participantes serão apresentados às noções básicas da serigrafia e trabalharão com stencil e desenho direto na tela com bastão pastel oleoso. Todas as atividades estarão contextualizadas na obra da artista carioca Beatriz Milhazes.

Sesc Palladium. Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro, ☎ 3214-5350. Sexta (23) e sábado (24), 15h. Grátis.

Sempre um Papo

Nesta edição, o projeto recebe Joca Reiners Terron. O autor nascido em Cuiabá lançará o livro A Tristeza Extraordinária do Leopardo-das-Neves e discutirá o processo de feitura da narrativa. Na obra, Terron cria uma trama de suspense e terror, na trilha de escritores como H.P. Lovecraft, Edgar Allan Poe e Richard Matheson.Sala Juvenal Dias - Palácio das Artes. Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, ☎ 3236-7400. Segunda (19), 19h30. Grátis. www.sempreumpapo.com.br.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE