Exposições

Urbanização de áreas periféricas é retratada por mostra de Pedro David

Olhar sensível do fotógrafo registra paisagens com identidade ainda em construção

Por: Raíssa Pena - Atualizado em

Pedro David
(Foto: Redação VejaBH)

Mangueira: objetos inusitados em meio à natureza mostram a urbanização da região do Jardim Canadá, em Nova Lima

Avaliação ✪✪✪

Um dos grandes galpões industriais do Jardim Canadá abriga um dos espaços de artes plásticas que mais têm movimentado o segmento na cidade. Até 23 de dezembro, a galeria Lemos de Sá exibe a série O Jardim, do jovem e premiado fotógrafo mineiro Pedro David. O trabalho rendeu ao artista o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2010/11 e o Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2012.

Os registros vêm sendo feitos desde 2009 nos arredores do bairro e do condomínio Vale do Sol, em Nova Lima. Inspirado no conto Do Rigor na Ciência, do argentino Jorge Luis Borges (1899-1986), Pedro se interessou pelas mudanças de uma paisagem cuja identidade ainda está em construção. Um território metade natureza e metade cidade. Em processo de intensa ocupação residencial e industrial, os cenários naturais da região hoje se misturam a elementos urbanos. Nas composições do fotógrafo, fica evidente a relação entre a paisagem e um objeto central que parece não pertencer ao conjunto. Mangueiras, blocos de concreto, vigas, lonas e tapumes aparecem em posição de destaque na cena, contrastando com a vegetação. Cada elemento urbano representa a expansão da cidade para fora dos limites já estabelecidos e os vestígios da presença humana. Parte da série integrou a grande exposição coletiva Segue-se Ver o que Quisesse, que ocupou todas as galerias do Palácio das Artes em maio deste ano. Desta vez, estarão expostas e à venda quinze fotografias em grandes formatos. Preços sob consulta.

Pedro David. Lemos de Sá Galeria de Arte. Avenida Canadá, 147, Jardim Canadá, Nova Lima ☎ 3261-3993 → Segunda a sexta, 10h às 18h; sábado, 11h às 14h. Até 23 de dezembro.

Cotações | Péssimo ← | Fraco ✪ | Regular ✪✪ | Bom ✪✪✪ | Muito bom ✪✪✪✪ | Excelente ✪✪✪✪✪

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE