Gastronomia

Festival de Tiradentes exaltará, em sua 15ª edição, a culinária regional

Evento irá contar com a presença de chefes renomados, como o espanhol Jordi Roca

Por: João Renato Faria - Atualizado em

Ligia Skowronski
(Foto: Redação VejaBH)

Amazônia sofisticada: o cozinheiro Thiago Castanho apresentará cardápio com ingredientes do Pará

A histórica Tiradentes, a 200 quilômetros de Belo Horizonte, vai se transformar na capital nacional da boa mesa a partir da próxima sexta (24). Por dez dias, a pequena cidade de arquitetura colonial sediará festins realizados por quinze renomados chefs do Brasil e do exterior na 15ª edição do Festival Cultura e Gastronomia. A valorização da culinária regional, que destaca ingredientes locais e está em alta nos melhores restaurantes do planeta, será o tema central do evento, que deverá levar 36 000 turistas para lá.

Uma das estrelas será o chef paraense Thiago Castanho, que, no comando dos restaurantes Remanso do Peixe e Remanso do Bosque, de Belém, se destacou pela sofisticação dos pratos feitos com produtos típicos da Amazônia. Em terras mineiras, ele preparará um jantar em parceria com Alberto Landgraf, do paulistano Epice. Ivo Faria, do Vecchio Sogno, no Santo Agostinho, e Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca, no Rio de Janeiro, serão outras atrações no disputado intercâmbio gastronômico. O jantar mais concorrido, porém, será o comandado pelo espanhol Jordi Roca, do El Celler de Can Roca, eleito o segundo melhor do mundo em 2011 e 2012 pela revista inglesa Restaurant. A lista de compras enviada por Roca sugere sabores surpreendentes. Nela constam itens pouco comuns como a goma xantana, mais usada na indústria de cosméticos. "O que queremos é trazer coisas novas para Minas e apresentar nossa co­­mida para fora", re­­sume o organizador do festival, Rodrigo Ferraz. Os jantares serão realizados em duas pousadas, a Brisa da Serra e a Villa Paolucci. Cada lugar à mesa custará entre 340 e 450 reais, com direito ao menu completo, incluindo bebidas.

Festival Cultura e Gastronomia em Tiradentes. De sexta (24) a 2 de setembro. Programação completa em abr.io/tiradentes. Informações, ☎ 3029-1688

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE