Gastronomia

Evento na capital promete fazer o maior feijão-­tropeiro do mundo

O objetivo do encontro, no próximo sábado (18), é cravar a capital mineira no “Guinness”, o livro dos recordes

Por: Rafaela Matias

tropeiro
(Foto: Mauro Holanda)

 

Além de ser um ícone da gastronomia mineira, o feijão-tropeiro poderá ganhar notoriedade mundial no próximo sábado (18), a partir das 12h. Uma ação realizada na Praça Duque de Caxias, no Santa Tereza, se propõe a preparar o maior ­tropeiro do mundo e cravar a capital mineira no Guinness, o livro dos recordes.

A equipe, composta por cinquenta cozinheiros vai utilizar 1,5 tonelada de feijão, 1 tonelada de carne, 500 quilos de farinha e 800 quilos de outros ingredientes, como ovos e cebolas. Ao todo, serão aproximadamente 3 toneladas da receita, preparada diante do público durante o circuito Gastronomia na Praça. De acordo com a Conecte Inovação, empresa responsável pela iniciativa, o intuito é servir cerca de 5 000 pessoas com generosas porções individuais de 500 gramas, vendidas a R$15,00.

O evento terá um espaço de convivência onde ficarão dispostos quiosques de cachaças artesanais, quitandas de doces típicos e caseiros, uma tenda de temperos especiais e um espaço infantil com brinquedos e oficinas gastronômicas. Shows de MPB, samba de raiz e maracatu também vão animar a festa.

Os interessados podem retirar os ingressos antecipadamente na Praça Duque de Caxias ou na Faculdade Promove (Rua dos Goitacazes, 1762, Barro Preto), mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível. Cada pessoa terá direito a, no máximo, dois ingressos. Informações pelo site www.gastronomianapraca.com.br.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE