Veja BH recomenda

O melhor da semana: 16 de setembro

- Atualizado em

Segunda, 16 de setembro ✪✪✪✪ Elles: Mulheres Artistas na Coleção do Centro Pompidou

A grande mostra de inauguração do Centro Cultural Banco do Brasil não decepciona. Pinturas, fotografias, esculturas e vídeos de 120 grandes mulheres do século XX foram reunidos no 3º e 2º andares do edifício. Uma das peças mais comentadas é o autorretrato The Frame, de Frida Kahlo (1907-1954). Não se desaponte com as dimensões modestas (28,5 por 20,7 centímetros), pois a obra carrega a responsabilidade de ser a única representante da mexicana no acervo do Centro Georges Pompidou. Na mesma sala está a também imperdível série de pinturas geométricas de Sonia Delaunay (1885-1979). Vale a pena percorrer com calma todos os salões da mostra, interagir com as instalações e assistir às obras audiovisuais, que também foram montadas em ambientes caprichados. Para além das discussões de gênero, essa é uma excelente oportunidade para ver de perto o trabalho de ícones da arte mundial e entender como essas mulheres transformaram os rumos da arte com sensibilidade, humor e pensamento crítico.

Centro Cultural Banco do Brasil. Praça da Liberdade, 450, Funcionários, ☎ 3431-9400. Quarta a segunda, 9h às 21h (fecha às terças). Grátis. Até 21 de outubro.

› ÚLTIMA SEMANA ✪✪✪ Leonora Weissmann

Filha dos pintores Selma Weissmann e Manoel Serpa (1945-2009) e sobrinha-neta do consagrado escultor Franz Weissmann (1911-2005), Leonora teve contato com as artes visuais logo cedo. Com sensibilidade e domínio técnico, ela registra anônimos, familiares e, muitas vezes, a si mesma em composições hiper-realistas. Outra característica marcante de seus quadros é o tratamento geometrizado e quase abstrato dado às paisagens de fundo. Em sua nova individual, Adentro Floresta Afora, ela vai exibir dezoito pinturas e uma instalação. A exposição traz obras que mesclam tintas acrílicas e vinílicas sobre tela e colagens em tecido.

Galeria de Arte do Espaço Cultural da Cemig. Avenida Barbacena, 1200, Santo Agostinho. Todos os dias, 8h às 19h. Até quinta (19).

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE