Shows

Radicada no Rio, sambista mineira Janaína Moreno se apresenta no Granfinos

Cantora chega a BH para lançar seu primeiro disco, Festeira

Por: Rafael Rocha - Atualizado em

Berg Silva
(Foto: Redação VejaBH)

Na Lapa carioca: a sambista mineira tem feito shows com sucesso no bairro

Tem uma mineirinha causando em terras cariocas, quem diria, cantando o bom e velho samba. Especialmente no circuito da Lapa, onde ela se apresentou todas as sextas-feiras de agosto e setembro. Janaína Moreno vem conquistando seu espaço em doses homeopáticas. Foi no Rio que ganhou o concurso Novos Bambas do Velho Samba, em 2009. E por lá acabou ficando. Intérprete e compositora, já cantou ao lado de Alcione e de Teresa Cristina. Para lançar Festeira, seu primeiro disco, optou pelo crowdfunding, uma forma atual do que antes era chamado "passar o chapéu", só que via internet. Conseguiu apenas parte dos 72 000 reais necessários para o projeto ganhar vida, mas mantém a data de lançamento para o primeiro semestre do ano que vem.

Ainda em início de carreira, ela já mostra que é certeira na escolha de parcerias. A produção do álbum e do show Favela Cabaré Jazz Band é de Luiz Brasil, experimentado instrumentista baiano que já trabalhou com Gal Costa, Caetano Veloso, Cássia Eller e tantos outros. Para sua banda, Janaína também chamou nomes experientes: Nelson Freitas (piano e acordeão), Nema Antunes (baixo), Daniel Santana (guitarra), João Bani (percussão) e Rodrigo Serra (bateria). As participações musicais no show são igualmente talentosas, a exemplo do percussionista Sérgio Pererê, do violonista Thiago Delegado e do cantor Marcelo Veronez. Suas apresentações têm sido marcadas por forte presença de palco (ela também é atriz) e por um samba com sonoridades africanas. No sábado (13), toda essa turma se apresenta no Granfinos em noite dedicada às mais vastas manifestações da música brasileira, passando por sambas consagrados (Linha de Passe, de João Bosco), resvalando no brega (Elimar Santos e Odair José) e chegando a nomes atuais, como o paraense Felipe Cordeiro.

Janaína Moreno. 18 anos. Granfinos (850 pessoas). Avenida Brasil, 326, Santa Efigênia, ☎ 3241-1482. Sábado (13), 22h. R$ 20,00 a R$ 30,00. www.granfinos.com.br.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE