Shows

Sesc Palladium recebe músicos consagrados no Festival Internacional de Acordeon

Instrumentistas brasileiros e estrangeiros apresentam a versatilidade do instrumento de sexta (3) a domingo (5)

Por: Isabella Grossi - Atualizado em

Cláudia Benitez
(Foto: Redação VejaBH)

Célio Balona homenageia o argentino Astor Piazzolla: no sábado (4)

Ainda restam dúvidas sobre a procedência do acordeão. Alguns afirmam que o instrumento é de origem russa, ou alemã. Já outros atribuem o mérito da criação a um eslavo. O berço, convenhamos, pouco importa. Admirada nos quatro cantos do mundo, a sanfona emociona com melodias suaves ou harmonias vibrantes, em arranjos que vão do popular ao erudito. Pela primeira vez na capital, o evento homenageia o músico e compositor Dominguinhos, que há poucos dias deixou o CTI onde esteve internado por causa de uma infecção respiratória e arritmia cardíaca. De sexta (3) a domingo (5), passam pelo palco do Sesc Palladium acordeonistas festejados nacional e internacionalmente. Entre eles, os brasileiros Chico Chagas Acordeon Trio, Toninho Ferragutti & Bebê Kramer e Renato Borghetti Duo, o russo Miroslav Lelyukh e Vince Abbracciante Duo, da Itália. No sábado (4), o show é dedicado ao músico e compositor argentino Astor Piazzolla. As atrações são Célio Balona Quinteto (Brasil), LiberTango (Argentina/Brasil) e Free Tango com o duo Olivier Manoury & Sergio Gruz (França/Argentina).

Grande Teatro - Sesc Palladium (1 321 lugares). Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro, ☎ 3214-5350. → Sexta (3) a domingo (5), em diferentes horários. R$ 30,00. Bilheteria: 9h/21h (ter. a dom.). Cc: M e V. Cd: M e V. IC. Confira os detalhes no site www.sescmg.com.br.

Curiosidade: o acordeão executa qualquer estilo musical. Tchaikovsky (1840-1893), por exemplo, foi um dos muitos compositores a trabalhar peças para o instrumento

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE