Teatro

Festival Estudantil de Teatro - FETO reúne dezenove espetáculos durante onze dias de programação

Companhias de treze estados brasileiros, com linguagens e temas bastante variados, se apresentam em BH

Por: Isabella Grossi - Atualizado em

Helô Sales
(Foto: Redação VejaBH)

Bruno Martins e Flávio Gonçalves: Um Lugar Para Ficar em Pé

Desde que foi criado, em 1999, o Festival Estudantil de Teatro — FETO manteve-se engajado em uma única causa: colocar a cultura e a educação em uma conversa afinada para fomentar o teatro produzido nas escolas, universidades e cursos livres e técnicos. Doze edições depois — e com um programa muito mais apurado —, pode-se dizer que todo o empenho está sendo recompensado. Para este ano, estão programadas apresentações de dezenove espetáculos, dois deles de grupos convidados e o restante selecionado entre as mais de 125 inscrições analisadas pela curadoria. As companhias vêm de treze estados brasileiros, com linguagens e temas bastante variados. "Temos uma diversidade muito grande de trabalhos", festeja Bárbara Bof, uma das idealizadoras e coordenadora do festival. "Uma verdadeira mostra do que tem sido produzido Brasil afora."

O repertório inclui adaptações de Shakespeare, Cora Coralina, Bertolt Brecht e Samuel Beckett. É o caso da peça Um Lugar para Ficar em Pé, montada pela primeira turma de Teatro do ICA/UFC, de Fortaleza (CE). É uma colagem feita a partir das últimas peças curtas de Beckett e de fragmentos de outros trabalhos do autor irlandês. Entre eles, Esperando Godot, publicado em 1952. Durante os onze dias de programação, o festival ocupará os principais teatros da cidade com espetáculos, oficinas gratuitas e debates. A abertura, marcada para quinta (11), fica a cargo dos cariocas da Troupp Pas D'Argent. Em Holoclownsto, os atores da trupe convidada contam a história de seis clowns prisioneiros que se conhecem no vagão de um trem e transformam o horror da guerra numa poética jornada.

Festival Estudantil de Teatro — FETO. De quinta (11) ao dia 21, em vários locais. R$ 6,00, com exceção dos espetáculos apresentados na Funarte, cuja entrada é gratuita. Clique aqui para conferir a programação completa do Festival Estudantil de Teatro — FETO

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE