Teatro

Trinta anos esta noite

Por: Isabella Grossi - Atualizado em

1982

Wanda Fernandes, Teuda Bara, Antonio Edson, Eduardo Moreira e Fernando Linares criam o Grupo Galpão. No mesmo ano, apresentam E a Noiva Não Quer Casar.

1986

Estreia A Comédia da Esposa Muda, de Paulinho Polika, e Triunfo - Um Delírio Barroco, de Carmen Paternostro.

1987

O grupo participa dos primeiros festivais internacionais no Brasil. Estreia a peça Foi por Amor, com direção de Antonio Edson.

1988

Início da parceria com o diretor Eid Ribeiro, que leva aos palcos Corra Enquanto É Tempo.

1989

Durante uma viagem de três meses pela Europa, a trupe se encontra com o polonês Jerzy Grotowski, um dos ícones do teatro contemporâneo. No mesmo ano, é comprada a sede na Rua Pitangui, no Horto.

1992

O Galpão apresenta Romeu e Julieta, do diretor Gabriel Villela. A peça é um divisor de águas na trajetória da companhia. 1994A atriz Wanda Fernandes morre em um acidente automobilístico. A Rua da Amargura, de Gabriel Villela, ganha os palcos.

1998

É criado o espaço cultural Galpão Cine Horto e são realizadas longas turnês ao exterior.

2000

Primeira apresentação no Globo Theatre, em Londres. A adaptação é aclamada pela crítica inglesa.

2005

Estreia de Um Homem É um Homem, o segundo espetáculo assinado pelo ator e diretor Paulo José. O primeiro foi O Inspetor Geral, em 2003.

2008

Filmagem de Moscou, do cineasta Eduardo Coutinho. Os atores passam três semanas ensaiando As Três Irmãs exclusivamente para o longa-metragem.

2011

Imersão na obra do autor russo Tchecov e estreia de Tio Vânia — Aos que Vierem Depois de Nós, dirigida por Yara de Novaes, e Eclipse, por Jurij Alschitz.

Fonte: VEJA BELO HORIZONTE